Fios Encantados completa um ano nesta quarta-feira (24)
Conecte-se conosco

Jundiaí

Fios Encantados completa um ano nesta quarta-feira (24)

Projeto já doou mais de 3,5 mil toucas e perucas para crianças e adolescentes com câncer

Publicado

em

Projeto jundiaiense é especializado em toucas e perucas de lãs para crianças e adolescentes com câncer (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)

O projeto Fios Encantados de Jundiaí completa amanhã, 24 de abril, um ano de existência. Tudo começou em uma das salas da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Rami, em Jundiaí (SP), onde a corretora Mara Gisele apresentou sua proposta de confeccionar toucas e perucas de lã de personagens para crianças e adolescentes com câncer.

O grupo de mulheres se expandiu e hoje são mais de 3,5 mil toucas e perucas doadas a pacientes atendidos em Jundiaí, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, São Paulo, Ribeirão Preto, Bauru, Jaú, Botucatu, Pederneiras, Brodowski, no Estado de São Paulo, e Belo Horizonte, em Minas Gerais. Além de pessoas que recebem o acessório pelos Correios.

Os Fios Encantados que ganhou destaque em rede nacional após a participação de Mara no quadro ‘The Wall’, no programa ‘Caldeirão do Huck’, na Rede Globo. Assim, as redes sociais da associação beneficente ganharam mais de 15 mil seguidores. “O principal é que nunca perdemos nossa essência, nossa missão, que é colocar muito amor em tudo que fazemos”, diz a presidente da associação.

Para Mara nada teria se concretizado se não fosse a participação ativa e o empenho de cada voluntário que fez e faz parte da realização deste sonho. “Todos os dias alguém surge com alguma novidade para que as peças fiquem mais bonitas e práticas. Atualmente, os Fios Encantados é mais do que fazer toucas, é levar amor para todas pessoas, com um abraço e palavra de carinho”, afirma.

Mara durante a entrega das toucas (Foto: Reprodução/ Divulgação Fios Encantados)

Além de ajudar crianças e adolescentes com câncer e idosos, o grupo também ajuda famílias carentes, com doações de alimentos, roupas, produtos de higienes e outras atenções especiais. “O segredo é não fechar os olhos para quem está precisando”, diz Mara. Assim, os familiares dos pacientes também recebem atendimento e ações sociais são realizadas para ajudar o máximo de pessoas, como foi o caso do cadastro de doadores de medula óssea em Jundiaí.

Presidente da associação em uma das visitas ao asilo (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)

Doações e oficinas

Os Fios Encantados recebem doações de lãs, recursos financeiros, tampas plásticas e de alimentos da população jundiaiense. “Temos imensa gratidão a todas pessoas que se sensibilizaram e nos ajudaram. Nossa ideia é um dia ter nossa própria sede e ampliar nossa demanda”, comenta a presidente da associação.

No entanto, Mara oferece oficinas nas salas de catequese da Paróquia da Via Arens, em Jundiaí, que cedeu o espaço para as aulas durante todas as quartas-feiras.

Próximos passos

Atualmente, o projeto jundiaiense se tornou uma Associação Beneficente sem fins lucrativos, que busca seu reconhecimento como uma Organização Não Governamental (ONG).

Neste semestre, a associação deve visitar Porto Alegre e Curitiba, no Sul, e Rio de Janeiro, para levar toucas e perucas de lãs para pacientes em tratamento contra o câncer.

Para mais informações sobre doações, oficinas e pontos de arrecadação de doações, acesse o site oficial da associação, ou a página do Facebook, e Instagram. Telefone para contato: (11) 94930-0615.

Jundiaí

Agosto Dourado em Jundiaí: Brincar ao ar livre estimula o desenvolvimento infantil

Pisar descalço na terra, na água e nos mais variados ambientes é o convite que a Prefeitura de Jundiaí faz aos pais, aos cuidadores e aos avós.

Publicado

em

criança-brincando-ao-ar-livre-jundiaí-agosto-dourado
O Agosto Dourado é dedicado à primeira infância. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

A Prefeitura de Jundiaí, Cidade das Crianças, em celebração ao Agosto Dourado, convida as famílias e cuidadores a promover, ao menos uma vez por semana, um momento de brincadeiras com as crianças em espaços abertos. O Agosto Dourado é dedicado à primeira infância e promove atividades nas escolas, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Referência e Assistência Social…

Continuar lendo

Jundiaí

Confira o Abre e Fecha da Prefeitura para o feriado do Dia da Padroeira

A prestação de serviço à população terá alteração em algumas áreas de ações da Prefeitura

Publicado

em

Paço Municipal e parte dos serviços públicos municipais não terão atendimentos nesta segunda-feira (15)
Paço Municipal e parte dos serviços públicos municipais não terão atendimentos nesta segunda-feira (15). (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na próxima segunda-feira (15), alguns equipamentos e serviços públicos municipais poderão ter seus horários de funcionamento alterados, por conta do feriado local do Dia da Padroeira de Jundiaí. Confira abaixo os detalhes do funcionamento: Paço MunicipalO Paço permanece fechado entre na segunda (15), reabrindo na terça-feira (16), às 8h. SaúdeAs Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas…

Continuar lendo

Jundiaí

Programa de Intercâmbio é sucesso na EMEB Armanda

O Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural Brasil – Estados Unidos visa promover aprendizagens e a troca de experiências.

Publicado

em

estudantes-do-5°-ano-A-assitindo-o-vídeo-enviado-de-Doral
O Programa é um sucesso. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

O Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural Brasil - Estados Unidos é sucesso para as crianças da EMEB Professora Armanda Santina Polenti, no bairro Jundiaí Mirim. A turma do 5° ano A, através de vídeos, mantém contato com a escola Downtown Doral Charter Elementary School de Doral, na Flórida. O objetivo do programa é proporcionar aprendizagens e troca de experiências,…

Continuar lendo

Jundiaí

Educação no trânsito: UGTM realiza palestra no Sesc Jundiaí

Também realizaram um treinamento prático sobre pontos cegos.

Publicado

em

Treinamento prático sobre educação no trânsito (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) realizou, na quarta-feira (10), mais uma da série de palestras sobre educação no trânsito. A aula é ministrada pelo agente de trânsito Vagner Quintiliano. Desta vez, a ação aconteceu no auditório do SESC Jundiaí, voltada para os funcionários. Além disso, também realizaram um treinamento prático explicando o que são os pontos…

Continuar lendo

Jundiaí

Pesquisa aponta que produtos de beleza ganham destaque como presente para os pais

A pesquisa ouviu 427 pessoas no Centro e em bairros da cidade, nos dias 29 e 30 de julho e 1 e 2 de agosto, e 3 a cada dez entrevistados pretendem comprar presentes na data

Publicado

em

Produtos de beleza Masculino
Entre os que demonstraram intenção de compra, 30,65% responderam que pretendem presentear com roupas. (Foto: Canva)

As roupas ainda lideram as opções de presentes para os pais, mas pesquisa realizada pelo Instituto de Dados da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí aponta para o crescimento do setor de beleza e saúde para a data em relação a 2021. A pesquisa ouviu 427 pessoas no Centro e em bairros da cidade, nos dias 29 e 30 de…

Continuar lendo
Publicidade