Fisioterapia do Hospital São Vicente recebe novos equipamentos para atender pacientes internados
Conecte-se conosco

Jundiaí

Fisioterapia do Hospital São Vicente recebe novos equipamentos para atender pacientes internados

São equipamentos para medir a fraqueza muscular e outro é para ganho de força muscular

Publicado

em

Atualizado há

Equipamentos para Fisioterapia
(Foto: Divulgação/ Hospital São Vicente)

A atualização do parque tecnológico nas unidades de saúde oferece aos profissionais além de mais segurança, suporte para atividades mais complexas e que exigem uma abordagem clínica mais detalhada. Os investimentos em capacitações e aparelhos no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) são frequentes e promovem a melhoria continua do serviço. Em mais uma ação de avanço organizacional, a equipe de fisioterapia recebeu dois novos equipamentos para assistência dos pacientes internados na instituição.

Um deles, o dinamômetro, é utilizado para avaliação de força muscular periférica. É uma forma de medir a fraqueza muscular adquirida durante a internação e dessa forma direcionar o tratamento que será proposto ao paciente. Após um período de exercícios, é possível ainda verificar os resultados para avaliação da equipe e definir se a conduta está surtindo efeito ou não. Já o Ortho Leg é utilizado para ganho de força muscular em membros superiores e membros inferiores. Ambos são equipamentos compactos e portáteis e podem ser utilizados em todos os setores do hospital.

O supervisor da equipe de fisioterapia da instituição, Daniel Gimenez, conta que as avaliações eram subjetivas antes dos recursos, com a adesão de técnicas terapêuticas manuais. “Existem escalas de avaliação, sendo essas subjetivas ou objetivas. Por meio do dinamômetro, por exemplo, transformamos um método subjetivo em objetivo, já que o equipamento permite uma avaliação mensurável e utiliza valores como indicadores de resultados. Esses equipamentos somam ao nosso arsenal de recursos já existentes como cicloêrgometros, aparelho estacionário, que permite rotações cíclicas e pode ser utilizado para realizar exercícios passivos, ativos e resistidos com os pacientes, andadores, faixas elásticas, halteres e caneleiras, além de eletroestimuladores, aparelho que produz pequenos choques elétricos para recuperação de lesões”.

O fisioterapeuta compartilha que até os pacientes ficam mais animados para o tratamento depois de utilizarem os recursos tecnológicos. Considerados lúdicos, os aparelhos provocam interesse e facilitam também a aceitação do tratamento por parte dos usuários em reabilitação. “Cada um se adapta de uma forma diferente aos estímulos e isso nos oferece uma possibilidade muito maior de atuação, uma gama maior de exercícios e propostas terapêuticas, com cuidado individualizado para cada paciente”.

Os benefícios das melhoria refletem diretamente na equipe. “Os profissionais se sentem reconhecidos e valorizados. A diretoria sempre entende as necessidades da nossa especialidade e sabe que nossos resultados são positivos. Nosso trabalho mantém a qualidade de vida do enfermo mesmo internado e interfere na taxa de permanência do hospital já que prevenimos complicações de pacientes mais fracos, mais dependentes. Trabalhar essa força ainda no contexto hospitalar é importante para recuperação desse paciente também no pós-alta. O objetivo é que ele retorne para suas atividades o mais reabilitado possível, com sua saúde restabelecida”, completa Daniel.

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo

Jundiaí

Representante da Fundação Van Leer elogia boas práticas de Jundiaí durante visita técnica

Victoria Chavez, especialista Urban95, incluiu a cidade em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país

Publicado

em

Por

Visita de Victoria (de camisa preta) pelo Município começou pela Emeb do Jardim Novo Horizonte. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (25), Jundiaí recebeu a visita de Victoria Chavez, especialista Urban95 global da Fundação Van Leer, parceira institucional do município na Rede Urban95. Após participar do Encontro dos Municípios brasileiros da rede, Victoria incluiu Jundiaí em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país, começando pela Emeb Professora Cleo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte. Victoria, que atua…

Continuar lendo
Publicidade