Hospital São Vicente realiza captação de fígado, rins e córneas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Hospital São Vicente realiza captação de fígado, rins e córneas

Na tarde de quinta (29), o hospital captou órgãos de uma paciente de 57 anos, após a autorização da família

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Hospital São Vicente

A doação de órgãos é um ato de coragem. Em meio à dor, as famílias encontram forças para ajudar o próximo, preservar a esperança de quem aguarda na fila para transplante e manter viva a memória do ente querido. Na tarde de quinta-feira (29), mais um exemplo de empatia e resiliência foi registrado no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), que, por meio da Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT), captou órgãos de uma paciente de 57 anos. Com a autorização da família, foram doados fígado, rins e córneas.

Responsável por todo o processo, desde o contato e suporte familiar até o acompanhamento do procedimento, a CIHT do HSV, referência para captação de órgãos em todo o Estado de São Paulo, é composta por profissionais da psicologia, serviço social, fisioterapeutas, equipe médica e de enfermagem, entre outros departamentos importantes para a efetivação da captação. O grupo também auxilia para que o órgão chegue em tempo hábil e em condições perfeitas para o transplante.

Apesar de divulgações frequentes e campanhas ativas, o procedimento ficou em evidência após o apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, ser submetido a um transplante de coração após um quadro grave de insuficiência cardíaca, em agosto do último ano. Na última segunda-feira (26), Faustão passou por um novo transplante, desta vez de rim, em razão do agravamento de uma doença renal crônica.

Casos de alcance nacional chamam atenção para o tema e colocam em pauta a importância do diálogo sobre o assunto. Vale ressaltar que, ainda que a pessoa manifeste em vida a sua vontade de ser doador, a decisão final é da família e, por isso, é preciso expor esse desejo. Conversar sobre o tema faz com que no momento delicado como o óbito, a decisão familiar se torne mais fácil com base na vontade do paciente.

Jundiaí

Semana do Brincar em Jundiaí: a importância da brincadeira na infância

Evento mundial acontece entre 25 de maio a 2 de junho, e busca sensibilizar adultos para a importância do brincar livre

Publicado

em

Criança brincando em uma corda pendurada em árvore durante atividade ao ar livre em escola, destacando diversão e natureza.
Semana Mundial do Brincar será realizada entre os dias 25 de maio e 2 de junho. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em Jundiaí, o fortalecimento do brincar como um direito infantil essencial para o desenvolvimento pleno fica evidente em iniciativas como o Desemparedamento das Escolas, o Projeto Brincar Livre e Ruas de Brincar. Essas ações visam garantir às crianças a oportunidade de brincar diariamente. A fim de disseminar esse conceito entre a população, a Semana Mundial do Brincar está programada para…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Serviço de Abordagem Social atendeu 563 pessoas em situação de rua em 2024

Ampliação do serviço e reforço na rede de apoio garantem acolhimento e acompanhamento 24 horas por dia. Saiba mais.

Publicado

em

Veículos do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) de Jundiaí estacionados para atender pessoas em situação de rua.
O Centro Pop fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) de Jundiaí intensificou suas ações, e já atendeu 563 pessoas em situação de rua em 2024. Desde 2023, o serviço passa por uma ampliação significativa, com a implementação de três equipes que operam 24 horas por dia em toda a cidade. As equipes do SEAS têm educadores sociais treinados para identificar e abordar…

Continuar lendo

Jundiaí

Uva Niagara de Jundiaí: mutações raras marcam safra histórica

Entre os próximos dias, o produtor Anderson Tomasetto espera colher até nove mutações da fruta, incluindo a rara Uva Niagara Rosada Steck e a aguardada Uva Niagara sem semente.

Publicado

em

O produtor do Sítio Traviú se dedica à preservação da história da uva em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um marco na produção e na história da uva em Jundiaí está prestes a ser colhido: a primeira safra da Uva Niagara sem semente. Entre os próximos dias e o início do verão, o produtor Anderson Tomasetto, do Sítio Traviú, espera colher até nove mutações da Uva Niagara. De acordo com ele, inclui-se a rara Uva Niagara Rosada Steck e…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeito de Jundiaí recebe a visita do cônsul-geral de Portugal

A comitiva portuguesa visitou o Espaço Jundiaí Empreendedora e o Teatro Polytheama. Confira.

Publicado

em

O encontro serviu para fortalecer as relações empresariais e culturais entre Jundiaí e Portugal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (21), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu a visita do Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva, e do Diretor Brasil da Agência de Investimento e Comércio Externo de Portugal, Francisco Saião Costa. O objetivo do encontro foi fortalecer as relações empresariais e culturais entre Jundiaí e Portugal. Além da reunião no Paço Municipal,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí está entre as primeiras cidades paulistas com melhor indicador de alfabetização

De acordo com o IBGE, Jundiaí contabiliza 97,98% da população com 15 anos ou mais alfabetizada.

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Um índice do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), coloca Jundiaí entre as cidades com o menor índice de analfabetismo. O fato considera municípios com porte semelhante (418 mil a 700 mil habitantes). De acordo com a apresentação do IBGE pela Pnad Contínua 2023, 97,98% da população de Jundiaí com 15 anos ou mais está alfabetizada. O percentual só…

Continuar lendo
Publicidade