Jundiaí é a 7ª melhor cidade do Brasil para se envelhecer
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí é a 7ª melhor cidade do Brasil para se envelhecer

O ranking mostra Jundiaí como um município com bom desempenho em economia, educação, trabalho e bem-estar para se envelhecer.

Publicado

em

Atualizado há

A cidade subiu da 16ª para a 7ª colocação em um ano no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

De acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, disponibilizado pelo Instituto de Longevidade, Jundiaí é a 7ª melhor cidade do Brasil para envelhecer. Para o estudo, a cidade tem bom desempenho em economia, educação, trabalho e bem-estar. De 2022 para 2023, Jundiaí subiu da 16ª para a 7ª colocação. Segundo a Prefeitura, o foco da gestão tem sido promover o bem-estar para os maiores de 60 anos, com atividades e investimentos nos aparelhos públicos.

“Esses dados de crescimento reforçam a nossa preocupação com a qualidade de vida e o amparo com os idosos. O nosso objetivo é torná-los atores em uma cidade cada vez mais acessível”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado. “Por isso, estamos reforçando as nossas políticas públicas de proteção e protagonismo para que tem mais de 60 anos. O ranking confirma o que sempre destacamos: uma cidade boa para as crianças é boa para todas as pessoas.”

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Shoji Tomita, de 86 anos, mora na cidade há dez anos e vê a qualidade de vida como a principal virtude de Jundiaí. “Aqui temos muito bem-estar e tranquilidade, então a cidade merece estar nessa colocação”. Atualmente, Jundiaí conta como políticas inovadoras a implantação da Patrulha Municipal da Pessoa Idosa, programa inédito no Brasil. Além disso, o Projeto “Vovô Bem-Vindo”, uma iniciativa de turismo para a Pessoa Idosa, está no Mapa da Diversidade do Estado de São Paulo.

Saúde, Bem-Estar e Cultura

Na área da Saúde e Bem-Estar, há programas exclusivamente direcionados à população idosa, como o Programa Esporte Maior, o Ambulatório de Geriatria e também as ações de prevenção voltadas à saúde do idoso. Já na Cultura, o Programa “E também por mim Jundiaí se fez grande”, promovido pelos Departamentos de Patrimônio Histórico e de Museus da Unidade de Gestão de Cultura e pela TVTEC Jundiaí que busca eternizar e resgatar as memórias de Jundiaí por meio de depoimentos em vídeos de importantes personalidades que fazem parte da História do Município.

“Além de todos os programas voltados para os idosos, temos a Assessoria de Políticas para o Idoso e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que são garantias do protagonismo e participação social do idoso diretamente nas políticas públicas”, disse a Assessora de Políticas para o Idoso, Alessandra Citelli. O órgão faz parte da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), sob o comando do gestor Gustavo Maryssael, com a finalidade de coordenar as ações e políticas de relações institucionais do Poder Executivo com o Poder Legislativo e Conselhos Municipais, movimentos sociais e demais entes e poderes da Federação.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desenvolvimento Social

Na área de Assistência e Desenvolvimento Social, os idosos têm disponíveis os CCIs (Centros de Convivência do Idoso), além das medidas de prevenção em violação de direitos e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em diversos bairros da cidade. Já para os idosos em situação de vulnerabilidade, a cidade conta com o Centro Dia para Pessoa Idosa e duas ILPI (Instituição de Longa Permanência). A Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) também administra o Condomínio dos Idosos, no Fazenda Grande, que está sendo reformado.

“Temos feito uma escuta ativa da população para construirmos políticas públicas assertivas e que atendam às necessidades dos idosos. Temos como prioridade melhorar a qualidade do serviço já existente e, posteriormente, seguir ampliando os programas para proporcionar mais qualidade de vida às pessoas idosas”, comenta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Selo Amigo do Idoso

Jundiaí também conta com o selo Pleno do Programa SP Amigo do Idoso, concedido pelo Governo Estadual aos municípios pela implantação de políticas públicas voltadas à defesa dos idoso. Dessa forma, Jundiaí integra o grupo de cidades escolhidas pelo Programa entre os 645 municípios paulistas. Atualmente, 18% da população jundiaiense é idosa, o que corresponde a cerca de 73 mil jundiaienses. De acordo com os indicadores oficiais sobre o envelhecimento populacional da Prefeitura de Jundiaí, a previsão é que a população idosa chegue a 82 mil em 2025.

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo

Jundiaí

HSV vai receber novos eletrocardiógrafos para agilizar informações e atendimento ao paciente

Saiba mais sobre o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” e o impacto das parcerias no atendimento do HSV

Publicado

em

Por

doação de eletrocardiógrafos para Hospital São Vicente em Jundiaí
Equipe do HSV junto aos representantes da BMC Engenharia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a função de evidenciar o funcionamento do coração, sete eletrocardiógrafos, com sistema moderno de transmissão de dados via wi-fi diretamente ao prontuário do paciente, serão doados pela empresa BMC Engenharia ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Os equipamentos, de última geração, agregam às ferramentas de inteligência artificial já utilizada pelo hospital para a identificação precoce de riscos de…

Continuar lendo

Jundiaí

Multinacional Henkel anuncia construção do maior centro de inovação em Jundiaí

O projeto, que começa em 2024, fortalecerá a economia de Jundiaí e promoverá o desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Por

Reunião entre prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado com o presidente da Henkel no Brasil, anunciando instalação do centro de inovação
O projeto inclui modernas instalações e um bosque nativo, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A multinacional alemã Henkel escolheu Jundiaí para sediar seu maior Centro de Inovação do mundo, um projeto grandioso que impulsionará o desenvolvimento da região e fortalecerá a parceria entre a empresa e o município. O novo centro, com previsão de início das obras no segundo trimestre de 2024 e conclusão até o final de 2025, será um ecossistema colaborativo dedicado…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí inicia campanha 80 Mil em Prêmios

Descubra como suas compras podem render grandes recompensas com a ACE Jundiaí este ano

Publicado

em

Por

Foto da fachada da ACE Jundiaí
(Foto: Divulgação/ACE Jundiaí)

Para celebrar o Dia das Mães, e outras datas importantes para o varejo ao longo de 2024, a Associação Comercial Empresarial (ACE) iniciará neste mês de maio a “Campanha 80 Mil em Prêmios”, que distribuirá cupons para as pessoas que consumirem em lojas associadas participantes. Assim como foi em 2023, o valor dos vales-compras é de R$ 500, R$ 1…

Continuar lendo
Publicidade