Jundiaí anuncia decreto com alterações tributárias e ajuste fiscal na administração
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí anuncia decreto com alterações tributárias e ajuste fiscal na administração

Medidas de médio e longo prazo têm como foco a restauração da capacidade de crescimento sustentável da cidade e o fortalecimento da economia

Publicado

em

Foto de Jundiaí
Jundiaí anuncia decreto com alterações tributárias e ajuste fiscal na administração (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

Para fazer frente aos gastos elevados e inesperados decorrentes da pandemia do coronavírus e também oferecer um respiro ao contribuinte, mantendo a economia em funcionamento, a Prefeitura de Jundiaí publicou na Imprensa Oficial desta sexta (17) o Decreto nº 21.971/20 e a Instrução Normativa Conjunta nº 01/20, das unidades de Governo e Finanças (UGGF) e da Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP).

O Decreto consolida as alterações tributárias já anunciadas por meio da UGGF, como a prorrogação de prazo de pagamento do ISSQN fixo, taxa dos feirantes e prorrogação dos prazos de validade dos alvarás. Já a Instrução Normativa prevê cortes de despesas do orçamento do município, tendo como objetivo manter o equilíbrio das contas públicas.

Entre as determinações da instrução normativa, estão medidas emergenciais para redução de 20% das contas de consumo da administração (água, energia, combustível, impressão), vedação de horas extras (exceção das áreas de Saúde, Assistência e Segurança), do pagamento de férias-prêmio e uma análise minuciosa de quaisquer compras de materiais de estoque da Prefeitura. Novas despesas serão analisadas pela UGGF, após avaliação de necessidade e oportunidade. As obras iniciadas não serão paralisadas.

Assegurando as medidas já presentes nos decretos anteriores, o Decreto 21.971/20 (https://imprensaoficial.jundiai.sp.gov.br/edicao-4724/) permite ao contribuinte organizar sua vida financeira, segundo o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi.

Já a instrução normativa prevê cortes de despesas, entre outras ações. “Com isso iremos adequar o tamanho do orçamento à capacidade real de arrecadação, que será reduzida drasticamente devido à pandemia, que afetou a economia como um todo”, explica o gestor. “Esta é uma medida prudencial, fundamental para garantir a saúde financeira do município e a continuidade da prestação de serviços essenciais ao cidadão”. A gestora da UGAGP, Simone Zanotello, assegura que as medidas baixadas agem como um antídoto para evitar a deterioração dos serviços.

O novo Decreto também mantém a Força -Tarefa criada pelo Decreto Municipal nº 28.946, 30 de março de 2020, para enfrentamento dos impactos econômicos gerados pela COVID -19, com a finalidade de elaborar plano de ação com medidas de mitigação, recuperação e fortalecimento da economia local. As medidas, de caráter emergencial já foram adotadas e estão consolidadas neste Decreto de número 28.971/20. Agora, serão desenvolvidas as medidas de médio e longo prazo, tendo como foco a restauração da capacidade de crescimento sustentável da cidade e o fortalecimento da economia.

Medidas consolidadas no Decreto nº 28.971

  • Prorrogação do prazo de pagamento das parcelas do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN Fixo Semestral;
  • Todos os prazos de validade das licenças de funcionamento (alvarás) emitidas pela municipalidade, que venceram a partir de 1º de março, serão prorrogadas até 31 de julho de 2020;
  • Prorrogação das datas de vencimento dos tributos vencidos até 31 de julho: (transferidos para segundo semestre, sem multa e sem juros). Os tributos incluem o ISS Semestral (imposto fixo anual emitido para mais de 6 mil profissionais autônomos, como motoristas, costureiras, manicure, cabeleireira, médicos, dentistas, etc.); taxa de alvará (anual, emitida para 30 mil empresas de todos os portes) e outras taxas, como da Vigilância Sanitária (VISA), publicidade e taxa dos feirantes.
  • Também foram suspensos os prazos dos processos de cobranças de dívida ativa, dos protestos e das execuções fiscais, com exceção daquelas que estão com prazo de prescrição neste período.
  • Prorrogação do ISS cobrado no Simples Nacional, beneficiando cerca de 40 mil micro e pequenas empresas que serão beneficiadas, em alinhamento com a deliberação do Conselho Gestor do Simples Nacional (CGSN).

O ISS mensal pago com base na receita auferida pela prestação de serviço e o IPTU não serão suspensos, pois são fontes importantes de financiamento das políticas de Saúde e Educação, além da manutenção dos serviços públicos essenciais para conservação da cidade.

Jundiaí

Saúde Ambiental de Jundiaí identifica morcego positivo para raiva

O animal foi encontrado no interior de uma residência no bairro Ivoturucaia, e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local.

Publicado

em

Jundiaí identifica morcego positivo para raiva, foto mostra o animal sendo manuseado com pinças em laboratório.
Confira as orientações das autoridades (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí identificou, nesta sexta-feira (24), um morcego positivo para a raiva no bairro Ivoturucaia. O animal, um insetívoro, estava vivo no interior de uma residência e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local. Felizmente, os felinos já estavam vacinados contra a doença e não houve nenhum caso…

Continuar lendo

Jundiaí

Investimentos no Porto de Santos irão gerar empregos e desenvolvimento para Jundiaí

O Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU) passará a ser um REDEX – Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação, facilitando as exportações das empresas da região.

Publicado

em

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Porto de Santos, o maior da América Latina e um dos principais do mundo, terá um aporte de R$ 10,6 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos - e este plano impactará o Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU). O plano prevê doze projetos estratégicos que visam aumentar a capacidade e a eficiência do porto, além de reduzir o impacto ambiental…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí terá final de semana chuvoso e com mínima de 15°C

Domingo será o dia mais frio, com mínima de 15°C e máxima de 19°C. Confira a previsão do tempo

Publicado

em

Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Neste final de semana, a cidade de Jundiaí registrará dias mais gelados, após uma mudança brusca de temperatura. De acordo com a previsão do tempo do Climatempo, domingo será o dia mais frio, com mínima de 15°C e máxima de 19°C. Esse clima com mais cara de inverno deve prosseguir até a próxima semana. Confira a previsão do tempo para…

Continuar lendo

Jundiaí

Hospital São Vicente implementa plataforma para recrutamento e seleção

A nova ferramenta traz agilidade, eficiência e qualidade para cada etapa do recrutamento de novos colaboradores. Conheça.

Publicado

em

Pessoa acessa a plataforma de recrutamento do Hospital São Vicente pelo celular, visualizando vagas de emprego disponíveis.
Foto: Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) anunciou a implementação da plataforma ATS, um sistema de rastreamento de candidatos que visa otimizar o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores. A plataforma já está disponível no site da instituição, na seção "Trabalhe Conosco". De acordo com Paulo Prado, responsável pelo Departamento de Gestão de Pessoas, a nova ferramenta transforma…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: veja onde buscar atendimento para sintomas de dengue neste sábado (25)

Pessoas de todas as regiões podem procurar os dois equipamentos de saúde. Confira os locais e quais os principais sintomas da doença.

Publicado

em

Profissional de saúde em UBS de Jundiaí coleta sangue de paciente para diagnóstico da dengue.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí abrirá duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no sábado (25) para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de dengue. A ação visa facilitar o acesso à assistência médica e agilizar o diagnóstico e tratamento da doença, que está em situação de emergência no município. A Nova UBS Jardim do…

Continuar lendo