Empresas de Jundiaí concedem férias coletivas e destinam doação a funcionários da Saúde
Conecte-se conosco

Coronavírus

Empresas de Jundiaí concedem férias coletivas e destinam doação a funcionários da Saúde

Diante ao cenário incerto da economia e a dispensa de funcionários, ainda há tempo para solidariedade

Publicado

em

À esquerda, imagem aérea da unidade 6 da Astra; à direita, EPIs estão espalhados sobre mesa
Empresas se uniram e doaram centenas de equipamentos de proteção individual à Saúde de Jundiaí. (Foto: Divulgação)

Diante das incertezas do período, as empresas Astra, Japi e FA Oliva, todas de Jundiaí, se uniram para destinar equipamentos de proteção individual (EPIs) para as áreas de saúde. Estima-se que serão centenas de óculos, máscaras e protetores faciais destinados ao Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de de Jundiaí que, por sua vez, fará o repasse do material às áreas com mais urgência dos itens.

“Se todas as empresas em nosso país adotarem esta ação, conseguiremos ajudar muito. Depois que divulgamos a ação em nossas redes sociais, começamos a receber uma série de ligações de hospitais e empresas ligadas à saúde de várias cidades e estados; todos pedindo doações. A necessidade é enorme, precisamos de um grande movimento para conseguirmos ajudar”, destaca Manoel Fernandes Flores, diretor superintendente da Astra.

Férias coletivas

Os materiais doados seriam utilizados pelos colaboradores da empresa no trabalho do dia a dia. Com a chegada do coronavírus no Brasil e recomendações do Ministério da Saúde para o distanciamento social e quarentena, as empresas concederam férias e hoje, operam parcialmente.

Na Astra, por exemplo, empresa da construção civil, 70% dos colaboradores está em férias coletivas desde o dia 24 de março.

“As pessoas do grupo de risco não estão exercendo suas atividades desde o dia 19 de março. Elas foram as primeiras a deixarem a empresa”, informa João José Storarri, gerente de recursos humanos da Astra. A empresa está com um efetivo de 30 pessoas administrativas em home office; já o retorno às atividades normais está previsto para 13 de abril.

Alguns setores ainda operam presencialmente, como enfermaria, departamento pessoal, limpeza, portaria, áreas administrativas como financeiro e TI, além de alguns setores da produção e logística.

“Nós atuamos no Brasil todo e continuamos recebendo pedidos de clientes. Atender esta demanda é fundamental neste momento para que possamos suprir as necessidades do mercado e manter a empresa ativa”, destaca Joaquim Coelho, diretor comercial da Astra.

Alternativas

A Japi, também do ramo da construção civil, concedeu férias para todos os colaboradores com férias vencidas e suspendeu suas atividades, a princípio até o dia 03 de abril, mantendo os demais colaboradores em casa, utilizando o sistema de banco de horas. Atualmente, apenas uma pequena equipe encontra-se nas instalações da empresa para atender alguns pedidos urgentes de clientes. A outra parte, de áreas administrativas, está em home office desde o dia 23 de março.

Os colaboradores que estão trabalhando na fábrica seguem todas as medidas preventivas que a empresa vem adotando em suas dependências desde o dia 12 de março. “Para nós, é fundamental preservar a saúde dos nossos colaboradores e garantir que os clientes continuem sendo atendidos. Estamos à disposição para dar todo suporte necessário”, conta Diego Matos, gerente comercial da Japi.

Os plantões de venda e Central de Atendimento ao Cliente da construtora F A Oliva estão de portas fechadas. O atendimento, agora, é apenas online, pelo WhatsApp. Já a Urbitec, braço operacional, optou pelas férias coletivas na quarta-feira (25) com retorno programado para 13 de abril. As obras de empreendimentos que estavam em andamento foram interrompidas e uma parcela da empresa segue ativa através do home office.

A Finamax Crédito, Financiamento e Investimento está com suas lojas correspondentes fechadas desde 23 de março e mantém o atendimento através de seus canais digitais e Central de Atendimento. Os processos prioritários estão mantidos com parte da equipe em home office. Todos os demais colaboradores, especialmente os de grupo de risco, foram afastados de suas funções, a partir de 19 de março.

Cuidado com os colaboradores

Também atentos aos colaboradores que continuam na empresa, a Astra adotou uma série de medidas preventivas, como distribuição de álcool em gel em diversas áreas comuns das unidades da empresa; reforço na limpeza de banheiros, outros ambientes comuns e maçanetas; abertura de portas e janelas para melhor arejamento das áreas, evitando o uso de ar condicionado; distanciamento nas mesas dos refeitórios, para que os colaboradores possam se sentar longe uns dos outros; e campanhas de comunicação espalhadas em diversos pontos da empresa, inclusive bebedouros, banheiros e restaurantes.

“Também nos preocupamos em manter nossa enfermaria funcionando, com aumento do horário de atendimento dos médicos. Assim, nossos colaboradores, mesmo em férias, e seus dependentes podem usar este serviço médico antes de se direcionarem aos hospitais. Estamos recomendando a ida a hospitais somente em casos de emergência”, frisa Storarri. A Astra conta com três médicos, uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem em atuação neste momento.

Para reforçar o compartilhamento de informações sobre a doença, há também um portal de notícias, um guia da quarentena, além de outras formas de comunicação para manter os colaboradores atualizados com dicas e orientações da empresa nesta fase de pandemia de coronavírus.

De olho na economia

As quatro empresas também estabeleceram um comitê de crise em conjunto, formado por representantes do conselho, diretoria, recursos humanos, comunicação e consultores. O grupo vai discutir e elaborar ações para minimizar os impactos da pandemia nos negócios das empresas e, consequentemente, na rotina de seus colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes e comunidade jundiaiense.

“A maior preocupação das empresas é com a saúde das pessoas. Porém, elas não podem deixar de lado a economia. Os negócios sustentam não só as empresas – a mais antiga está no mercado há mais de 63 anos -, mas também todas as pessoas que dependem das suas operações. Portanto, os executivos estão empenhados em voltar ao trabalho o mais rápido possível, claro que tomando todas as medidas necessárias de distanciamento e higiene orientadas pelo Ministério da Saúde”, informa a assessoria de imprensa das empresas.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade