Jundiaí é a 8ª melhor cidade do Brasil para empreender
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí é a 8ª melhor cidade do Brasil para empreender

Jundiaí aparece como um dos melhores ambientes de negócios do país, que favorece o empreendedorismo, à frente de cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba

Publicado

em

Atualizado há

ICMS Jundiaí
Os dados são do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE). (Foto: Divulgação)

O município é novamente destaque no cenário nacional. Estudo realizado pela Endeavor e divulgado pela Revista Exame aponta Jundiaí como a 5ª cidade do Estado de São Paulo e a 8ª no ranking nacional mais qualificada para abrir um negócio. Jundiaí aparece como um dos melhores ambientes de negócios do país, que favorece o empreendedorismo, à frente de cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba.

Os dados são do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), um dos mais tradicionais levantamentos do ambiente de negócios no país, organizado pela Endeavor – organização de estímulo ao empreendedorismo presente em 18 países.

“Essa classificação consolida o trabalho realizado por Jundiaí, destacando mais uma vez os atributos do município que auxiliam na atração de investimentos produtivos. A solidez de uma cidade se traduz na procura dos empreendedores para a abertura de negócios, um ganho para a cidade, que resultará em aumento na oferta de empregos e renda para a população”, avalia o prefeito Luiz Fernando Machado.

O estudo avaliou 60 indicadores municipais, divididos em sete pilares vitais para o crescimento de um negócio como ambiente regulatório, qualidade da infraestrutura local, disponibilidade de crédito para expansão do negócio (como venture capital), tamanho do mercado disposto a consumir os produtos, nível de formação da mão de obra local, diversidade da estrutura de inovação (como centro de pesquisa em universidades ou empresas), cultura empreendedora, que mede o status de manter um negócio perante o resto da comunidade, entre outros.

Máquina pública simplificada

O levantamento divulgado neste ano traz dados sobre a evolução do ecossistema empreendedor do país e avalia, pela primeira vez, as 100 maiores cidades do país, ante as 32 cidades apresentadas nos estudos anteriores.

O apoio do poder público para ajudar empreendedores também foi levado em consideração. A Endeavor e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) atuam na agenda de desburocratização da máquina pública, com a ideia de simplificar processos.

Reduzir a burocracia para atrair novos investimentos é pauta permanente do governo em Jundiaí, que conta com ferramentas como o Balcão do Empreendedor para simplificar a vida do empresário. O sistema visa dar apoio ao empreendedor de maneira rápida e à distância, com facilidades que incluem desde o recebimento por e-mail de informações com o andamento do processo como também dos tributos relacionados à cada atividade, certidões e outros serviços.

“O empreendedorismo é um dos principais motores do desenvolvimento local. A ordem é simplificar a máquina pública e agilizar a abertura de novos negócios, para tornar o ambiente econômico cada vez mais amigável. Além de serviços digitais, que permite ao empreendedor resolver tudo à distância, a Prefeitura faz investimentos constantes para modernizar a infraestrutura da cidade e torná-la cada vez mais competitiva no cenário nacional e internacional”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

Somente em 2020, Jundiaí registrou a abertura de 2.991 MEIs (Microempreendedor Individual), contabilizando um total de 20 mil microempreendedores na cidade e saldo positivo de 200 empregos em tempos de pandemia.

Confira o ranking com as melhores cidades para abrir empresas no Brasil

1 – São Paulo (SP)

2 – Florianópolis (SC)

3 – Osasco (SP)

4 – Vitória (ES)

5 – Brasília (DF)

6 – São José dos Campos (SP)

7 – São Bernardo do Campo (SP)

8 – Jundiaí (SP)

9 – Porto Alegre (RS)

10 – Rio de Janeiro (RJ)

Com informações da assessoria de imprensa.

Jundiaí

Quadras esportivas do Mundo das Crianças, em Jundiaí, ganham novas cores

Quadras de tênis e de basquete 3×3 passaram por uma revitalização

Publicado

em

Por

Foto: DAE Jundiaí

Um toque de cor e energia acaba de chegar às quadras de tênis e de basquete 3×3 do Mundo das Crianças. Agora revitalizadas, as quadras exibem cores vivas, deixando o espaço ainda mais convidativo para os praticantes da modalidade. “As cores preta, vermelha, azul e amarela aplicadas nas quadras de basquete, e o verde e azul nas de tênis, adicionaram…

Continuar lendo

Jundiaí

Oficina no Espaço Jundiaí Empreendedora capacita empreendedores para atendimento de qualidade

“Atendimento Nota 10: Técnicas para Encantar e Fidelizar Clientes” foi o tema do encontro realizado em parceria com o Sebrae

Publicado

em

O EJE também está com inscrições abertas para a oficina voltada a empresárias, que visa transformar negócios e alcançar vendas prósperas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em parceria com o Sebrae, o Espaço Jundiaí Empreendedora promoveu na tarde desta segunda-feira (20) a oficina "Atendimento Nota 10: Técnicas para Encantar e Fidelizar Clientes". Entre os assuntos explorados na oficina estiveram técnicas de conquista, manutenção e fidelização de clientes através de estratégias de atendimento impecáveis. Durante o encontro, os empreendedores puderam aprender a criar interações, destacando-se no quesito…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí marca presença na 9ª Feira Internacional de Logística

Evento acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h, no Parque da Uva

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí confirmou sua participação na 9ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil LOG, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h. O evento, que ocorrerá no Parque da Uva, tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 15 milhões em transações e parcerias, em um ambiente…

Continuar lendo

Jundiaí

Protetora quer trazer animais do Rio Grande do Sul para adoção em Jundiaí

Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, Ale foi até o estado sulista para “colocar a mão na massa”.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Alessandra Prandi é Policial Civil e protetora animal muito conhecida de Jundiaí. Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, essa semana, Ale seguiu uma missão até o estado sulista para “colocar a mão na massa”. Ao Tribuna de Jundiaí, a protetora relatou como está a situação nas cidades que…

Continuar lendo

Jundiaí

Avanços em obras em Jundiaí são monitorados em encontro de gestores

Foram debatidos também os próximos passos dos projetos em curso

Publicado

em

Encontros acontecem mensalmente na Sala de Situação do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, ocorreu mais uma Reunião de Monitoramento, na qual gestores municipais e técnicos se reuniram para discutir o andamento das principais obras e programar as próximas entregas para a população. Sob a liderança dos gestores Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Jones Martins (Governo e Finanças), acompanhados pelo gestor adjunto de Governo, João Anhesini, e…

Continuar lendo
Publicidade