Violência infantil: saiba quais são os tipos, consequências e como denunciar
Conecte-se conosco

Jundiaí

Violência infantil: saiba quais são os tipos, consequências e como denunciar

A violência infantil pode ser classificada em física, sexual, psicológica, negligência e Síndrome de Munchauser. Pediatra do Hospital Universitário explica cada uma delas e suas consequências para a vítima

Publicado

em

Atualizado há

Violência sexual. (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A violência que aflige crianças e adolescentes na realidade brasileira atual é de tal forma importante que mobiliza todos os setores da sociedade, já sendo reconhecida como relevante problema de saúde pública.

Podemos classificar a violência infantil em: violência física, sexual, psicológica, negligência e Síndrome de Munchauser como explica a pediatra do Hospital Universitário de Jundiaí, Dra. Mônica Franco.

“O abuso infantil é toda forma de violência, maus tratos, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial, sexual ou outro tipo de exploração que resulte em dano potencial à saúde, à sobrevivência, ao desenvolvimento ou à dignidade da criança. Pode acontecer em casa, nas escolas, em seu entorno e no ciberespaço”.

Pediatra do HU Dra. Mônica Franco. (Foto: Divulgação)

Pediatra do HU, Dra. Mônica Franco. (Foto: Divulgação)

 De acordo com a Dra. Mônica, a violência física implica no uso da força física de forma intencional com o objetivo de ferir, danificar ou destruir a vítima, deixando ou não marcas.

 A violência sexual caracteriza-se pelo uso da criança ou do adolescente em qualquer atividade de natureza erótica ou sexual para a gratificação sexual do adulto ou adolescente mais velho. Essa situação sempre desrespeita um dos envolvidos em seu direito de escolha que pode ser suprimido por coação, ascendência, sedução ou imaturidade.

 Discriminar, desrespeitar, rejeitar, depreciar, cobrar ou punir exageradamente uma criança ou adolescentes para atender às necessidades psíquicas dos adultos consiste em violência psicológica.

“É a forma mais difícil de ser conceituada e diagnosticada, pois muitas vezes resulta do despreparo dos pais para educar seus filhos valendo-se de formas culturalmente aprendidas do educar”, comenta a Dra Mônica.

 A negligência consiste por atos ou atitudes de omissão, de forma crônica do responsável pela criança ou do adolescente em prover as necessidades básicas para seu desenvolvimento como higiene, nutrição, vacinação, saúde, educação, proteção e afeto, apresentando-se em vários aspectos e níveis de gravidade.

“Nesse contexto, considera-se o abandono o seu grau máximo de expressão”, explicou a pediatra.

Já, a Síndrome de Munchauser que é o ato de se levar um paciente para cuidados médicos com base em sintomas e sinais inventados provocados por seus pais ou responsáveis, geralmente a mãe.

Consequências

Os principais sinais apresentados pelo jovem ou criança que sofre violência são: ansiedade, choros constantes sem aparente motivo, medo, pesadelos, tentativas de suicídio, marcas de violência no corpo, ataques de pânico, baixo rendimento escolar, sentimento de inferioridade.

Dra. Mônica reforça que lugar de criança é ser feliz e devem ser respeitadas. “Precisamos redobrar as atenções com relação aos nossos pequenos e procurar denunciar e resolver o problema o quanto antes”, completou.

Onde denunciar

Disque 100: canal do Governo federal que recebe denúncias de violação dos direitos humanos. Funciona 24h também em domingos e feriados, a denúncia pode ser anônima e a ligação é gratuita.

Conselho Tutelar: principal órgão de proteção a crianças de adolescentes. Contatos podem ser encontrados no site de cada prefeitura.

Polícia Militar: em casos de emergência, disque 190. Ligação gratuita e funciona 24h, bem como as delegacias.

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí e Siemens discutem a ampliação de parcerias na área da inovação

Reunidos no gabinete do prefeito, gestores e executivos discutiram também demandas específicas da empresa

Publicado

em

Por

Encontro com as empresas é uma rotina da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última quarta-feira (15), o prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu com executivos da Siemens Energy Brasil em seu gabinete. Durante o encontro, foram exploradas oportunidades de ampliação das colaborações na esfera da tecnologia e inovação. Além disso, foram discutidas demandas específicas da empresa que está localizada no município. "A aproximação com o setor privado é uma dinâmica adotada desde…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta para golpe de de óculos e exames de vista grátis

Descubra como se proteger de fraudes e onde buscar informações seguras sobre saúde ocular

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí alerta que circulam nas redes sociais fotos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com informações sobre a oferta de exames de vista e armações de óculos gratuitas. Isso é um golpe! São páginas que oferecem links, que uma vez clicados podem induzir a pessoa ao fornecimento de dados pessoais e contratação de serviços indevidamente. A orientação…

Continuar lendo

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta que informação de oferta de cursos gratuitos é falsa

A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada por aplicativos de mensagem. Todo curso da prefeitura é oferecido pelo Funss, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota, nesta quarta-feira (15), informando que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes a moradores da cidade. De acordo com a prefeitura, uma página no Instagram publicou a informação, que acabou compartilhada por aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Jundiaí esclarece que todo e qualquer…

Continuar lendo

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo
Publicidade