Jundiaí é a segunda cidade do Brasil em ranking de Desenvolvimento Sustentável
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí é a segunda cidade do Brasil em ranking de Desenvolvimento Sustentável

A pesquisa foi realizada entre as 5.570 cidades brasileiras

Published

on

Atualizado há

Vista aérea de Jundiaí
Parque da Represa DAE. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Divulgado nesta sexta-feira (08), o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br), traz Jundiaí na segunda colocação do ranking das cidades brasileiras em desempenho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A pesquisa foi realizada entre as 5.570 cidades brasileiras.

Segundo o índice, Jundiaí está com 65,4 pontos (do total de 100), ficando atrás apenas de São Caetano do Sul (65,62). Os destaques jundiaienses foram nos ODS Energia Limpa e Renovável, Indústria, Inovação e Infraestrutura, além de Vida na Água. Pelo portal, é possível a comparação entre cidades, estados, regiões, e até mesmo biomas diferentes, quanto ao nível de desenvolvimento sustentável.

Para o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, o destaque em um ranking que analisou cidades de todo o Brasil mostra que o planejamento definido pela administração municipal alcança os objetivos esperados. “Jundiaí cresce e se desenvolve econômica e socialmente, mantendo a sustentabilidade e respeitando o meio ambiente. Os principais destaques desta edição estão nos indicadores positivos apurados, em razão dos investimentos realizados em saneamento básico, infraestrutura, meio ambiente e inovação para o mercado”, observa Luiz Fernando.

A ferramenta, que coloca o Brasil como o primeiro país do mundo a avaliar os avanços e os retrocessos da Agenda 2030 da ONU, é fruto de uma parceria entre o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), entidade que estimula a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras, e a SDSN (UN Sustainable Development Solution Network), uma iniciativa que nasceu dentro da própria ONU para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e global.

O lançamento acontece na primeira edição do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, que prossegue até o dia 10, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera. A pesquisa avaliou os 17 ODS de todos os municípios brasileiros, com a identificação de resultados e desafios na busca pela melhoria das condições de vida das pessoas.

Dados e transparência

Da análise individual dos municípios surge um ranking que vai permitir a comparação entre cidades, estados, regiões, e até mesmo biomas diferentes, quanto ao nível de desenvolvimento sustentável. O mapa interativo poderá ser acessado gratuitamente em um portal web, mas o IDSC-Br terá seu lançamento oficial durante a abertura do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, que acontece entre os dias 8 e 10 de julho de 2022, na Bienal do Ibirapuera, em paralelo à Virada ODS.

O indicador é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, e conta com apoio do Projeto Citinova, do Ministério de Ciência e Tecnologia, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF na sigla em inglês).

O IDSC-BR é uma ferramenta para conscientizar a sociedade e orientar a ação política municipal, estadual e federal, contribuindo para uma visão integrada dos desafios da cidade e a identificação de temas prioritários para ações e investimentos.

Para que o munícipe tenha acesso aos dados relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), a Prefeitura de Jundiaí lançou recentemente a nova versão do Observatório Jundiaí, ferramenta de transparência com 300 indicadores que revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, como dados de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, entre outros. O trabalho foi desenvolvido pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças. Inclusive, o munícipe poderá acessar os ODS no portal do Observatório em breve.

Jundiaí

Alunos de Jundiaí apresentam projetos inovadores em feira de ciências

Estudantes aplicaram o aprendizado em projetos práticos que encantaram a comunidade escolar e promoveram reflexões sobre o meio ambiente.

Published

on

Alunos da rede pública de jundiaí.
Alunos da EMEB da Flórida Mestag, no Mato Dentro, mostram projetos inovadores em feira de ciências (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Os alunos da EMEB Flórida Mestag, localizada no bairro Mato Dentro, em Jundiaí (SP) deram um show de criatividade e compromisso com o meio ambiente durante a Feira de Ciências, realizada no sábado (30), no Parque Urbano Mato Dentro. A iniciativa, que envolveu professores, direção, familiares e amigos, foi o ponto alto de meses de pesquisa e aprendizado voltados para inovação…

Continue Reading

Jundiaí

Programa Ludicidadania nas escolas: Jundiaí celebra conclusão de nova turma no bairro Almerinda Chaves

Iniciativa da Guarda Municipal de Jundiaí promove cidadania e transforma a vida de estudantes.

Published

on

Programa Ludicidadania
240 alunos de sete classes dos 4º anos da EMEB Ivo de Bona se formaram no programa (Foto: Divulgação)

Com cerca de 240 alunos do 4º ano, a EMEB Ivo de Bona, localizada no Parque Almerinda Chaves, em Jundiaí, foi palco de uma celebração emocionante do Programa Ludicidadania neste sábado (30). A iniciativa é promovida pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) em parceria com a Unidade de Gestão de Educação. O evento reuniu estudantes, familiares e amigos em uma quadra lotada para celebrar o aprendizado…

Continue Reading

Jundiaí

Sustentabilidade em foco: DAE Jundiaí implementará usina fotovoltaica na sede

A obra, com investimento de R$ 14 milhões, começa em dezembro e tem previsão de conclusão em dez meses.

Published

on

Estacionamento da DAE Jundiaí.
Obras no atual estacionamento de funcionários começam em dezembro (Foto: DAE Jundiaí)

A DAE Jundiaí dá mais um passo em direção à sustentabilidade com a implantação de uma usina fotovoltaica na sede administrativa, localizada na Vila Hortolândia. O projeto, que terá início em dezembro, visa gerar energia para as unidades de baixa tensão e proporcionar cobertura completa ao estacionamento dos funcionários. Com um investimento de R$ 14 milhões, a obra tem previsão…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content