Jundiaí e sua participação na Revolução Constitucionalista de 1932
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí e sua participação na Revolução Constitucionalista de 1932

Importante no movimento, vários soldados de Jundiaí participaram da revolução

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí e sua participação na Revolução Constitucionalista de 1932
Soldados de Jundiaí antes de partir para São Paulo para integrar a luta armada (Foto: Acervo Professor Maurício Ferreira)

Neste dia 9 de Julho é feriado em alusão ao dia em que se iniciou a Revolução Constitucionalista de 1932. Há 82 anos, paulistas pegaram em armas para lutar contra Getúlio Vargas, que havia tomado o poder em 1930 e acabado com a chamada política do ‘Café com Leite’.

Vargas tomou o poder na chamada Revolução de 1930, apoiado pelos paulistas. No entanto, ao não convocar novas eleições e apresentar caráter ditador, a elite paulista, apoiada pelo povo, decidiu se rebelar.

“Os que lutaram na revolução de 32 pregavam uma constituinte para que os poderes do presidente fosse limitados”, conta Samuel Vidilli, cientista social.

Em Jundiaí não foi diferente: jundiaienses também foram marchar contra a ditadura de Getúlio Vargas, endossando o movimento estadual pautado pelo ideal democrático e constitucional.

“Formou-se um batalhão de jundiaienses e um dos líderes daqui era o médico Antenor Soares Gandra. Houve também um jundiaiense que morreu durante o período de luta, o soldado Jorge Zolner, que hoje dá nome a uma rua em Jundiaí”, continua Samuel.

O início da revolução foi no dia 9 de julho e as lutas duraram três meses. Em Jundiaí, os soldados partiram no dia 17 de julho, após despedida na região do Largo São Bento – hoje Praça Tibúrcio Estevan de Siqueira -, acompanhados por uma multidão. De lá, eles marcharam em direção à Estação Ferroviária. No dia 23 de julho, mais um grupo de jundiaienses fez o mesmo trajeto.

A cena inspirou um dos trechos do Hino de Jundiaí, composto naquele mesmo ano por Haidée Dumangin Mojola: “Terra gentil, altruísta, de ti me orgulho, pois és bem Paulista! Teus filhos com devoção marcham pr’a luta como heróis, cheios de fé em tua oração“. diz o trecho.

“Jundiaí foi uma cidade muito importante no movimento, ainda mais por ser base da ferrovia Santos x Jundiaí. E um trecho do nosso hino ilustra esse momento da cidade”, reitera Samuel.

O conflito terminou em 2 de outubro, com mais de 900 soldados mortos. São Paulo, esperando a adesão de outros estados, acabou sozinho no conflito e foi cercado por todos eles, lutando com praticamente todo o Brasil.

O número de mortes pode ter sido maior, no entanto: bombardeios por aviões do governo eram comuns e um deles atingiu Jundiaí, em 16 de setembro daquele ano. Ninguém ficou ferido.

Em homenagem ao movimento, uma das avenidas mais importantes da nossa cidade, a 9 de Julho, conta com a estátua de um soldado constitucionalista. Em São Paulo, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no Ibirapuera, também presta homenagem aos estudantes e soldados mortos durante o movimento.

Estátua de soldado constitucionalista na Avenida Nove de Julho, em Jundiaí (Foto: Jundiaqui)

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia do Trabalho: confira o ‘Abre e Fecha’ dos serviços municipais de Jundiaí

Confira como será o funcionamento da Saúde, Transporte, Lazer e mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os serviços e equipamentos públicos da Prefeitura de Jundiaí poderão ter horários de funcionamento alterados na quarta-feira, 1º de maio, feriado nacional do Dia do Trabalho. Confira os detalhes e horários de funcionamento no período: Os setores administrativos em geral não terão expediente na quarta (1º), retomando o atendimento normal na quinta-feira (02). Paço Municipal; Unidades de Gestão externas; Complexo…

Continuar lendo

Jundiaí

Projeto Ludoteca estimula o desenvolvimento infantil através do brincar

Direcionado às crianças de três anos da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas ao programa Escola novadora

Publicado

em

Por

Na Emeb Professor Owen Zílio, atividade da semana com a turma do G3 foi com a história dos “Três Porquinhos e o Lobo Mau”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O projeto Ludoteca, direcionado às crianças de três anos (G3) da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas às aprendizagens das crianças pelo eixo da qualidade de ensino do programa Escola Inovadora. Com foco na promoção de experiências lúdicas, o projeto visa promover diversas atividades de acolhimento, centradas na Arte e na Cultura, tais como músicas,…

Continuar lendo
Publicidade