Magic Paula conversa com crianças do projeto Ímpar do Amanhã, do Ivoturucaia
Conecte-se conosco

Jundiaí

Magic Paula conversa com crianças do projeto Ímpar do Amanhã, do Ivoturucaia

Ela falou sobre amizade, carreira e sonhos: “Eu comecei assim, como vocês”

Publicado

em

Voluntários, alunos e a ex-jogado da seleção, Magic Paula. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

As crianças do projeto Ímpar do Amanhã, do bairro Ivoturucaia, tiveram uma manhã muito especial. A medalhista olímpica, Magic Paula, veio à cidade, diretamente para o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, falar sobre sua carreira, sobre o esporte e sobre sonhos.

Paula se mudou para Jundiaí aos 14 anos. Chegou na cidade com a avó e as irmãs para conseguir se dedicar ao basquete. “Eu tenho muitas lembranças de Jundiaí. Lembro que passava o dia na escola, voltava para casa, trabalhava duas horas na secretaria do colégio e ia para a quadra. Ali ficava até à noite”.

Um jogo, em particular, marcou essa época. Jundiaí e Catanduva. Paula e Hortência adolescentes. Jogos Abertos do Interior e uma das maiores rivalidades do basquete nas quadras de Araçatuba.

“Precisávamos de 19 pontos para levar a final. Ganhamos com 21 pontos de diferença. Foi surreal”, relembra.

Lições deixadas pela ex-seleção serão guardadas pelas crianças. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

Bate-papo

Paula assinou bolas de basquete e dezenas de camisetas, mas a lembrança mais especial do encontro será, com certeza, as lições passadas pela grande mestre.

A ex-seleção falou sobre a importância da amizade e, aos pais, aconselhou sobre algo essencial para o desenvolvimento esportivo: o apoio da família. Paula também não economizou palavras para contar sobre o seu início no esporte.

“Falei ao meu pai que queria uma cesta de basquete em casa e ele disse ‘Vai jogar no clube!’. Naquele dia, eu encontrei uma acento de vaso sanitário no lixo de uma casa. Peguei, levei pra casa, prendi na parede. Quando meus pais chegaram em casa, à noite, estava eu, o acento pregado na parede e uma porção de velas para iluminar o espaço”, brinca.

As crianças tiveram a oportunidade de compartilhar os seus sonhos com a jogadora. Ser jogador profissional de basquete, pediatra, veterinária ou visitar a avó no Mato Grosso, não importa qual fosse, ela deixou um conselho: “Não deixem de sonhar”.

Os pequenos também puderam fazer perguntas. Um deles, já no final do evento, questionou Paula como é ser campeã do mundo. Aos risos, ela respondeu: “Ah, é uma delícia!”

Ímpar do Amanhã

A pequena Carol Cândido, de 12 anos, faz parte do projeto há pouco mais de um ano. No final do bate-papo, ela estava com uma única certeza. “Um dia vou ser igual ela”, disse convicta. “A mensagem que eu levo da conversa com a Paula é que um dia a gente ganha, um dia a gente perde, mas não podemos desistir”.

A mãe, Maxsiane Cândido, fala orgulhosa sobre a filha. “Ela mudou radicalmente. Está mais alegre, mais comunicativa. Só pensa em basquete. Esse projeto foi uma das melhores coisas que aconteceu”.

Vaneide da Silva, tia do pequeno Gabriel, também reconhece a importância do Ímpar do Amanhã na vida das crianças do bairro. “O esporte é para salvar vidas. E você tendo a disciplina do esporte é a melhor coisa da vida”.

Basquete nacional

Magic Paula, embora não esteja mais envolvida com o basquete profissional, também é idealizadora de um projeto, o Instituto Passe de Mágica, que ensina a modalidade a crianças, com foco no desenvolvimento humano.

Para ela, sem o trabalho estrutural, de base, é difícil transformar a realidade atual do basquete feminino profissional, que enfrenta dificuldade em se destacar em campeonatos internacionais. “É preciso um planejamento a longo prazo, preparar uma nova seleção agora para competir daqui a 8, 12 anos. O problema é que a entidade máxima do esporte tem uma dívida de 40 milhões, e sem dinheiro, não dá para planejar”, defende.

Jundiaí

Jundiaí abre 450 vagas para oficinas gratuitas na Pracinha da Cultura no Vista Alegre

Há vagas para oficinas Ballet, Capoeira, Forró Pé de Serra, Hip Hop, Jiu Jitsu, Muay Thai, Violão, Teatro e mais. Podem participar crianças, jovens e adultos.

Publicado

em

Por

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Interessados em participar poderão se inscrever em até três oficinas desde que não haja coincidência de horário. Saiba mais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Cultura de Jundiaí abriu 450 vagas para mais de 15 oficinas gratuitas para a população na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo Ceu das Artes). Há vagas para pessoas de diversas faixas etárias – desde crianças até adultos. As aulas têm duração de oito meses (maio a dezembro) e acontecem em dias diferentes da semana. De acordo com a Cultura, há…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí recebe encontro estadual de secretários de finanças

Publicado

em

Por

Paço Municipal e parte dos serviços públicos municipais não terão atendimentos nesta segunda-feira (15)
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), em parceria com a Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP), promove, na terça-feira (30), o 27º Encontro de Servidores e Dirigentes de Finanças, no auditório da Universidade Anchieta. O evento está previsto para começar às 9h e terá palestras e debates sobre temas atuais na…

Continuar lendo

Jundiaí

Talento de Jundiaí: Ninah Sampaio brilha em primeiro clipe autoral

A jovem cantora de 18 anos lançou recentemente sua primeira música autoral “Minha Bad”, e agora é a vez do videoclipe

Publicado

em

A jovem cantora em sua participação no programa America's Got Talent. Foto: Arquivo Pessoal

A trajetória de uma estrela nem sempre segue um caminho previsível. Para Ninah Sampaio, jovem cantora de apenas 18 anos, sua carreira no mundo da música começou de certa forma tarde, mas seu talento e determinação a levaram a conquistar grandes feitos em pouco tempo, e hoje ela está lançando seu primeiro clipe de uma música autoral. Natural de Jundiaí,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí confirma mais duas mortes por dengue

Os óbitos foram de uma mulher de 58 anos e um homem de 80 anos, ambos com comorbidades. Saiba mais.

Publicado

em

Por

mosquito da dengue
Neste momento, a cidade ainda aguarda resultado de quatro mortes suspeitas pela doença (Foto: Canva)

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Jundiaí confirmou mais duas mortes por dengue no município. Agora, a cidade tem o total de cinco óbitos causados pela doença neste ano. As últimas vítimas registradas são: Mulher de 58 anos, com comorbidades, residente na Vila Helena. O óbito foi registrado no dia 30 de março. Homem de 80 anos, com comorbidades, residente…

Continuar lendo

Jundiaí

Maxi Shopping Jundiaí recebe nova edição da Feira de Adoção de Animais neste sábado (27)

O evento terá cães e gatos adultos, castrados, vermifugados, vacinados e microchipados, além de filhotes. Confira.

Publicado

em

Por

O Maxi Shopping fica na Av. Antônio Frederico Ozanam, nº 6000, em Jundiaí (Foto: Divulgação/Focinho Feliz)

Neste sábado (27), das 11h às 15h, o Maxi Shopping Jundiaí recebe mais uma edição da Feira de Adoção de Animais, do Instituto Focinho Feliz. A feira terá cães e gatos adultos – castrados, vermifugados, vacinados e microchipados – e filhotes esperando por uma família. Como adotar um pet na Feira de Adoção? Para adotar é necessário levar RG, CPF e comprovante…

Continuar lendo
Publicidade