Movimento no Centro cai 42,8% em agosto, na comparação com fase laranja
Conecte-se conosco

Jundiaí

Movimento no Centro cai 42,8% em agosto, na comparação com fase laranja

O levantamento foi feito com a ajuda das 14 câmeras de monitoramento da GMJ instaladas no Centro

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí está na fase amarela do Plano São Paulo. (Foto: Divulgação/PMJ)
Jundiaí está na fase amarela do Plano São Paulo. (Foto: Divulgação/PMJ)

Dados da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), divulgados pela Prefeitura de Jundiaí,  mostram que a região central da cidade, que concentra muitas lojas e agências bancárias, teve movimento de pessoas 42,8% menor nos primeiros 13 dias de agosto, em relação ao mesmo período de junho. O levantamento foi feito com a ajuda das 14 câmeras de monitoramento da GMJ instaladas no Centro.

Em média, 1.050 pessoas circularam por hora pela região nos 13 dias iniciais de junho, período em que Jundiaí estava na fase laranja do Plano São Paulo e quando ocorreu a data comemorativa do Dia dos Namorados, contra 600 em agosto, com a cidade na fase amarela desde o dia 7 e com o Dia dos Pais.

A comparação somente da primeira semana dos dois meses indica um fluxo de indivíduos ainda menor nas ruas durante a pandemia do novo coronavírus. O movimento médio em agosto (350 por hora) foi 61% menor do que em junho (900 por hora).

Datas comemorativas

De acordo com o subinspetor Cláudio Da Matta, responsável pelo programa Centro Seguro, as pessoas se aglomeravam principalmente na abertura e no fechamento das lojas. “O fator preponderante deste acúmulo em junho foi o Dia dos Namorados, uma data importante para o faturamento do comércio”, destacou.

Da Matta ressaltou que, em agosto, os frequentadores no Centro permanecem durante todo o expediente das lojas, não havendo mais aglomerações nem pela manhã nem no final da tarde. “Mesmo com o Dia dos Pais no dia 8, essa quantidade de pessoas se manteve estável e sem picos”, completou.

Fase Amarela

Com Jundiaí na fase amarela do Plano São Paulo, a GM orienta as pessoas para que mantenham o distanciamento social, usem máscaras de forma correta (cobrindo o nariz e a boca) e sigam com os hábitos de higiene, como lavar constantemente as mãos com álcool em gel e água e sabão.

Segundo a Prefeitura de Jundiaí, desde o início da pandemia, a Guarda Municipal faz um trabalho preventivo e educativo, com guardas a pé e com viaturas orientando as pessoas. “A GM e a Prefeitura também realizaram a fiscalização do comércio e ações voltadas à conscientização em feiras livres, terminais de ônibus e na Serra do Japi. Pelos autofalantes das viaturas, são passadas mensagens de orientação aos munícipes para ficarem atentos.”

A Região Central de Jundiaí conta com a cobertura do Programa Centro Seguro. A base móvel da GM fica na praça Governador Pedro de Toledo – a praça da Matriz – e oferece à segurança dos munícipes sete câmeras de monitoramento. Diariamente, 12 guardas, um subinspetor e um inspetor fazem as rondas pelo Centro, a pé ou com viaturas.

Jundiaí

Hospital São Vicente alerta para golpe e reforça que não solicita pagamentos por telefone

O HSV reforça que todos os serviços são gratuitos pelo SUS e orienta a não realizar depósitos solicitados por supostos representantes.

Publicado

em

Entrada do Novo Hospital São Vicente, em Jundiaí, com estátua de São Vicente de Paulo em destaque e placa ao fundo.
Foto: Divulgação/Hospital São Vicente

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) reforça o alerta sobre golpes que utilizam o nome da instituição para enganar pacientes e seus familiares. O HSV esclarece que atende gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não cobra por nenhum procedimento, exame ou cirurgia. Além disso, o Hospital São Vicente não solicita pagamentos por telefone relacionados a…

Continuar lendo

Jundiaí

Confira o ‘abre-fecha’ de Jundiaí no feriado de Corpus Christi

A prefeitura de Jundiaí divulgou a programação especial e alterações em serviços públicos durante o feriado prolongado.

Publicado

em

Mulher em calçada e ônibus municipal de Jundiaí na rua
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O feriado de Corpus Christi se aproxima e a Prefeitura de Jundiaí divulgou a programação especial e as alterações em serviços públicos durante o período. Confira tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo o feriadão na cidade: Os setores administrativos em geral não terão expediente na quinta (30), retomando o atendimento normal na segunda-feira (03), logo no…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Dia do Desafio tem atividades o dia todo no Bolão nesta quarta (29)

A programação do Dia do Desafio de Jundiaí terá caminhada, aula de ritmos e atletismo com infláveis. Saiba mais.

Publicado

em

Pessoas caminhando durante o Dia do Desafio em Jundiaí
Foto: Divulgação/Procon Jundiaí

O Dia do Desafio celebra sua 30ª edição nesta quarta-feira, 29 de maio, reunindo mais de 3.500 organizações públicas e privadas em 14 países. De acordo com a iniciativa global, idealizada pela Tafisa (The Association For International Sport for All), o objetivo é incentivar a prática regular de exercícios físicos e combater o sedentarismo. Além disso, o Dia do Desafio…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: mais de 160 pessoas participam de capacitação em desengasgo e ressuscitação de crianças

A iniciativa, coordenada pela Liga de Medicina de Emergência da FMJ, teve como objetivo ensinar práticas para que os participantes possam agir em situações de emergência.

Publicado

em

Grupo de participantes em frente à tenda da CCR AutoBAn após capacitação em desengasgo de crianças em Jundiaí.
Quarenta alunos da FMJ foram previamente capacitados para repassar as técnicas de desengasgo e RCP aos participantes (Foto: Faculdade de Medicina de Jundiaí)

No último sábado, 25 de maio, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), em parceria com a CCR AutoBAn, o SAMU Jundiaí e o Mundo das Crianças, realizou uma ação educativa para capacitar pais e cuidadores em técnicas de desengasgo e reanimação cardiopulmonar (RCP) em crianças. A iniciativa, coordenada pela Liga de Medicina de Emergência da FMJ, teve como objetivo…

Continuar lendo

Jundiaí

Em Jundiaí, fórum define estratégias para maior participação da juventude na gestão pública

O encontro promovido pelo Governo do Estado de São Paulo reuniu representantes de 15 cidades da região Macro Metropolitana Paulista para um debate sobre o futuro da juventude.

Publicado

em

Palestrante conduz Fórum Regional de Juventude em Jundiaí, abordando políticas públicas e cidadania para jovens.
O objetivo do Fórum Regional da Juventude era discutir a ampliação da participação dos jovens na gestão de políticas públicas nos municípios (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na última segunda-feira (27), Jundiaí recebeu o Fórum Regional da Juventude, um encontro promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e da Coordenadoria de Política para a Juventude (CPJ), com o apoio da Assessoria de Políticas para a Juventude da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). Assim, o evento…

Continuar lendo
Publicidade