Na pandemia, o SAMU intensifica a limpeza das ambulâncias após atendimentos
Conecte-se conosco

Jundiaí

Na pandemia, o SAMU intensifica a limpeza das ambulâncias após atendimentos

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência explicam como funciona a desinfecção para garantir a segurança dos pacientes e atendentes.

Publicado

em

Ambulância SAMU Jundiaí
O Hospital São Vicente e a Prefeitura de Jundiaí disponibilizaram mais uma ambulância para o serviço (Foto: Reprodução/SAMU)

Uma das prioridades da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é a segurança e cuidados com os profissionais e os pacientes que utilizam as ambulâncias. Assim, as práticas de desinfecção e higienização rigorosa dos veículos foram intensificadas durante a pandemia.

Hoje o atendimento a pacientes com síndromes gripais, que podem indicar suspeita de Covid19, representam 40% dos acionamentos do serviço. Após cada remoção, começa o processo de desinfecção. O médico coordenador do SAMU, Mário Jorge Kodama, reforça que a rotina de limpeza foi ainda mais reforçada a partir de março de 2020.

“A higienização é feita assim que a ambulância retorna à Base. São higienizados e desinfectados todos os itens, como maca, equipamentos, mochilas, bancos, teto e chão. O produto usado é à base de quaternário de amônio de 4ª geração, além de ser pulverizado, deve ser friccionado em todas as superfícies”, explica.

A própria tripulação da ambulância é quem faz a higienização do veículo, que dura entre 25 e 30 minutos. Para que este tempo de limpeza não interfira no tempo de atendimento da população, o Hospital São Vicente e a Prefeitura de Jundiaí disponibilizaram mais uma ambulância para o SAMU.

“O Ministério da Saúde preconiza uma ambulância de Suporte Básico de Vida para cada 150 mil habitantes, em Jundiaí atualmente temos cinco, duas a mais que o recomendado”, explica o médico.

A equipe de atendimento a pessoas com sintomas gripais segue protocolo de paramentação, que estabelece o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), macacão e botas de canos longos, além de aventais impermeáveis, luvas, máscara de proteção, touca, óculos e face shield. A retirada dos EPIs só ocorre após a higienização da unidade móvel. “Os itens descartados são colocados em um local adequado, sendo recolhido por empresa especializada no cuidado de lixo infectante”, conclui o médico.

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo

Jundiaí

HSV vai receber novos eletrocardiógrafos para agilizar informações e atendimento ao paciente

Saiba mais sobre o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” e o impacto das parcerias no atendimento do HSV

Publicado

em

Por

doação de eletrocardiógrafos para Hospital São Vicente em Jundiaí
Equipe do HSV junto aos representantes da BMC Engenharia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a função de evidenciar o funcionamento do coração, sete eletrocardiógrafos, com sistema moderno de transmissão de dados via wi-fi diretamente ao prontuário do paciente, serão doados pela empresa BMC Engenharia ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Os equipamentos, de última geração, agregam às ferramentas de inteligência artificial já utilizada pelo hospital para a identificação precoce de riscos de…

Continuar lendo

Jundiaí

Multinacional Henkel anuncia construção do maior centro de inovação em Jundiaí

O projeto, que começa em 2024, fortalecerá a economia de Jundiaí e promoverá o desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Por

Reunião entre prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado com o presidente da Henkel no Brasil, anunciando instalação do centro de inovação
O projeto inclui modernas instalações e um bosque nativo, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A multinacional alemã Henkel escolheu Jundiaí para sediar seu maior Centro de Inovação do mundo, um projeto grandioso que impulsionará o desenvolvimento da região e fortalecerá a parceria entre a empresa e o município. O novo centro, com previsão de início das obras no segundo trimestre de 2024 e conclusão até o final de 2025, será um ecossistema colaborativo dedicado…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí inicia campanha 80 Mil em Prêmios

Descubra como suas compras podem render grandes recompensas com a ACE Jundiaí este ano

Publicado

em

Por

Foto da fachada da ACE Jundiaí
(Foto: Divulgação/ACE Jundiaí)

Para celebrar o Dia das Mães, e outras datas importantes para o varejo ao longo de 2024, a Associação Comercial Empresarial (ACE) iniciará neste mês de maio a “Campanha 80 Mil em Prêmios”, que distribuirá cupons para as pessoas que consumirem em lojas associadas participantes. Assim como foi em 2023, o valor dos vales-compras é de R$ 500, R$ 1…

Continuar lendo
Publicidade