No Dia do Turismo, Jundiaí recebe o 1º Encontro Mulheres do Turismo Paulista
Conecte-se conosco

Jundiaí

No Dia do Turismo, Jundiaí recebe o 1º Encontro Mulheres do Turismo Paulista

O objetivo da data é ressaltar a importância dessa atividade em seus mais diferenciados aspectos sociais, culturais e econômicos

Publicado

em

Atualizado há

Encontro controu com a presença de gestoras de turismo, secretárias, diretoras, técnicas em turismo e turismólogas
Encontro controu com a presença de gestoras de turismo, secretárias, diretoras, técnicas em turismo e turismólogas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27 de setembro, aconteceu na última terça-feira (27), em Jundiaí, o primeiro encontro Mulheres do Turismo Paulista. O evento contou com a participação da primeira-dama do Estado de São Paulo, Luciana Garcia, além de primeiras-damas dos Municípios de Interesse Turístico e das Estâncias Paulistas, gestoras de turismo, secretárias, diretoras, técnicas em turismo e turismólogas da Região Metropolitana de Jundiaí e demais cidades do estado.

Jundiaí foi representado pelo prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, e pela diretora de Turismo, Marcela Moro, em evento realizado na Adega Beraldo Di Cale, que faz parte da Rota da Uva, no bairro do Caxambu. “Jundiaí é um município que se destaca pelo seu turismo e uma referência no setor. E nada melhor do que este encontro de mulheres para falar de uma área em que elas são tão atuantes e que valoriza tanto o seu trabalho”, discursou o prefeito.

Aos convidados, foi servido um café com produtos típicos da cultura jundiaiense, como o crustoli e o suco de uva, e a proprietária da Adega, Ariana Sgarioni, contou um pouco sobre a história de sua família e de como a Beraldo di Cale se tornou o que é hoje.

Luciana Garcia discursa no lotado 1º Encontro Mulheres do Turismo Paulista
Luciana Garcia discursa no lotado 1º Encontro Mulheres do Turismo Paulista (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No local, também estiveram presentes expositoras de produtos rurais locais, desenvolvidos e comandados por mulheres empreendedoras. “As mulheres têm de estar em todos os lugares e o turismo é uma área que dá muito espaço para nós. Nós mulheres ocupamos 54% dos cargos no turismo no mundo, e o incentivo não é apenas nos cargos técnicos, mas também em tudo o que envolve o empreendedorismo e como uma fonte de trabalho e renda para as mulheres”, afirma a primeira-dama do estado, Luciana Garcia.

O evento foi prestigiado ainda pelo secretário de turismo e viagens do estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, e pelo gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, além dos prefeitos de Morungaba, Nazaré Paulista e São Simão. “É uma honra comemorar o Dia do Turismo com um encontro de municípios de grande interesse turístico no estado de São Paulo. A vinda da primeira-dama é fruto de um trabalho consolidado no setor”, afirma o gestor.

A diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, anunciou também a criação do Fórum das Mulheres do Turismo Paulista, para a troca de experiências e discussão do futuro do turismo em todo o estado de São Paulo. “Jundiaí tem 80 empreendimentos de Turismo Rural, 60% deles comandados por mulheres, e somos imbatíveis nesse quesito. Todas as mulheres que quiserem colaborar estão convidadas”, afirma a diretora.

Dia do Turismo

O Dia Mundial do Turismo é celebrado todo dia 27 de setembro desde 1980. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em comemoração ao aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, e tem como principal objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade.

Luciana Garcia foi homenageada pelo prefeito Luiz Fernando e a primeira-dama Vanessa Machado
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O objetivo da data é ressaltar a importância dessa atividade em seus mais diferenciados aspectos sociais, culturais e econômicos. Mais recentemente, discute-se também o papel das atividades turísticas na promoção do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, todos os anos, a OMT leva atenção a um tema específico, com o intuito de explorar as diversas facetas do turismo e a sua relevância no mundo atual.

Jundiaí

Semana do Brincar em Jundiaí: a importância da brincadeira na infância

Evento mundial acontece entre 25 de maio a 2 de junho, e busca sensibilizar adultos para a importância do brincar livre

Publicado

em

Criança brincando em uma corda pendurada em árvore durante atividade ao ar livre em escola, destacando diversão e natureza.
Semana Mundial do Brincar será realizada entre os dias 25 de maio e 2 de junho. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em Jundiaí, o fortalecimento do brincar como um direito infantil essencial para o desenvolvimento pleno fica evidente em iniciativas como o Desemparedamento das Escolas, o Projeto Brincar Livre e Ruas de Brincar. Essas ações visam garantir às crianças a oportunidade de brincar diariamente. A fim de disseminar esse conceito entre a população, a Semana Mundial do Brincar está programada para…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Serviço de Abordagem Social atendeu 563 pessoas em situação de rua em 2024

Ampliação do serviço e reforço na rede de apoio garantem acolhimento e acompanhamento 24 horas por dia. Saiba mais.

Publicado

em

Veículos do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) de Jundiaí estacionados para atender pessoas em situação de rua.
O Centro Pop fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) de Jundiaí intensificou suas ações, e já atendeu 563 pessoas em situação de rua em 2024. Desde 2023, o serviço passa por uma ampliação significativa, com a implementação de três equipes que operam 24 horas por dia em toda a cidade. As equipes do SEAS têm educadores sociais treinados para identificar e abordar…

Continuar lendo

Jundiaí

Uva Niagara de Jundiaí: mutações raras marcam safra histórica

Entre os próximos dias, o produtor Anderson Tomasetto espera colher até nove mutações da fruta, incluindo a rara Uva Niagara Rosada Steck e a aguardada Uva Niagara sem semente.

Publicado

em

O produtor do Sítio Traviú se dedica à preservação da história da uva em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um marco na produção e na história da uva em Jundiaí está prestes a ser colhido: a primeira safra da Uva Niagara sem semente. Entre os próximos dias e o início do verão, o produtor Anderson Tomasetto, do Sítio Traviú, espera colher até nove mutações da Uva Niagara. De acordo com ele, inclui-se a rara Uva Niagara Rosada Steck e…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeito de Jundiaí recebe a visita do cônsul-geral de Portugal

A comitiva portuguesa visitou o Espaço Jundiaí Empreendedora e o Teatro Polytheama. Confira.

Publicado

em

O encontro serviu para fortalecer as relações empresariais e culturais entre Jundiaí e Portugal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (21), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu a visita do Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva, e do Diretor Brasil da Agência de Investimento e Comércio Externo de Portugal, Francisco Saião Costa. O objetivo do encontro foi fortalecer as relações empresariais e culturais entre Jundiaí e Portugal. Além da reunião no Paço Municipal,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí está entre as primeiras cidades paulistas com melhor indicador de alfabetização

De acordo com o IBGE, Jundiaí contabiliza 97,98% da população com 15 anos ou mais alfabetizada.

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Um índice do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), coloca Jundiaí entre as cidades com o menor índice de analfabetismo. O fato considera municípios com porte semelhante (418 mil a 700 mil habitantes). De acordo com a apresentação do IBGE pela Pnad Contínua 2023, 97,98% da população de Jundiaí com 15 anos ou mais está alfabetizada. O percentual só…

Continuar lendo
Publicidade