Jundiaí: Ônibus elétrico é testado no transporte coletivo
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí: Ônibus elétrico é testado no transporte coletivo

O objetivo é compreender os benefícios da eletrotecnologia no transporte de passageiros e o desempenho do veículo na topografia da cidade.

Publicado

em

Atualizado há

Ônibus elétrico
Ônibus elétrico entra em fase de teste por um mês em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O transporte coletivo de Jundiaí passa a contar com um ônibus elétrico em sua frota a partir desta quarta-feira (06), em período de teste, durante 30 dias. O objetivo é compreender os benefícios da eletrotecnologia no transporte de passageiros e o desempenho do veículo na topografia da cidade.

O ônibus é 100% elétrico e tem autonomia para 250 quilômetros. Não emite nenhum tipo de poluente no ar e não causa ruídos. E é servido por sistema de ar condicionado. O veículo foi cedido pela empresa BYD Brasil (localizada em Campinas), sem custo para o município, e apresentado para o prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado de gestores e técnicos do município, na manhã desta terça-feira (5), no Paço Municipal.

Plano de redução da emissão de carbono

O prefeito destacou que Jundiaí tem um plano de redução da emissão de carbono e a troca da matriz de combustível fóssil por energia limpa e renovável. Os ônibus elétricos estão previstos para serem incluídos na nova concessão do transporte público, que será aberta no ano que vem. “Será uma exigência para a empresa que for desenvolver o trabalho em nossa cidade que parcela dos ônibus sejam elétricos, pois é esse o caminho que a humanidade está trilhando: um futuro que pense no bem-estar comum com investimentos em sustentabilidade”, explicou Luiz Fernando. “Na Cidade Inteligente que Jundiaí está se tornando, a tecnologia tem de estar a favor do serviço público e, por extensão, melhorando a vida das pessoas.”

Benefícios do ônibus elétrico

Durante a apresentação do veículo, Luiz Fernando e sua equipe puderam experimentar e observar o desempenho do novo veículo, na prática. O consultor sênior de mobilidade elétrica da BYD Brasil, Sérgio Avelleda, esteve presente e explicou os benefícios do ônibus elétrico. “Uma vez que o veículo tem emissão zero de gases poluentes e zero ruído, o ganho para a saúde pública é enorme”, declarou. “Além disso, para o motorista ele é um veículo mais “suave”, totalmente automático.”

Gestores e prefeito Luiz Fernando Machado testaram o ônibus elétrico (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O motorista de Jundiaí treinado para guiá-lo, Eduardo Chrispim, confirma os benefícios. “É diferente, não tem mudança da marcha nem qualquer som de rotação, é mais leve e silencioso”, explica. “E também responde com potência.” O ônibus possui baterias de ferro fosfato de lítio, que são carregadas através de um carregador ligado à rede de elétrica de tensão entre 220 a 380V, na garagem da empresa. Acomoda 36 pessoas sentadas, com espaço para cadeira de rodas e 34 passageiros em pé.

“A tecnologia está presente no transporte coletivo da nossa cidade, voltada ao conforto, à segurança e agora à sustentabilidade”, informa o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

“No ano passado, colocamos em funcionamento 20 ônibus com ar-condicionado nas ruas de Jundiaí e consolidamos o sistema de pagamento com cartões de débito ou crédito por aproximação, no interior dos veículos”, declara. “Além disso, a tecnologia embarcada nos permitiu colocar quatro câmeras em cada ônibus, em toda a frota, dando mais segurança ao usuário. Estamos melhorando o servico a cada dia na cidade.”

Também estiveram presentes na apresentação do ônibus elétrico o vice-prefeito Gustavo Martinelli, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi e o gestor de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia.

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo

Jundiaí

HSV vai receber novos eletrocardiógrafos para agilizar informações e atendimento ao paciente

Saiba mais sobre o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” e o impacto das parcerias no atendimento do HSV

Publicado

em

Por

doação de eletrocardiógrafos para Hospital São Vicente em Jundiaí
Equipe do HSV junto aos representantes da BMC Engenharia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a função de evidenciar o funcionamento do coração, sete eletrocardiógrafos, com sistema moderno de transmissão de dados via wi-fi diretamente ao prontuário do paciente, serão doados pela empresa BMC Engenharia ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Os equipamentos, de última geração, agregam às ferramentas de inteligência artificial já utilizada pelo hospital para a identificação precoce de riscos de…

Continuar lendo

Jundiaí

Multinacional Henkel anuncia construção do maior centro de inovação em Jundiaí

O projeto, que começa em 2024, fortalecerá a economia de Jundiaí e promoverá o desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Por

Reunião entre prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado com o presidente da Henkel no Brasil, anunciando instalação do centro de inovação
O projeto inclui modernas instalações e um bosque nativo, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A multinacional alemã Henkel escolheu Jundiaí para sediar seu maior Centro de Inovação do mundo, um projeto grandioso que impulsionará o desenvolvimento da região e fortalecerá a parceria entre a empresa e o município. O novo centro, com previsão de início das obras no segundo trimestre de 2024 e conclusão até o final de 2025, será um ecossistema colaborativo dedicado…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí inicia campanha 80 Mil em Prêmios

Descubra como suas compras podem render grandes recompensas com a ACE Jundiaí este ano

Publicado

em

Por

Foto da fachada da ACE Jundiaí
(Foto: Divulgação/ACE Jundiaí)

Para celebrar o Dia das Mães, e outras datas importantes para o varejo ao longo de 2024, a Associação Comercial Empresarial (ACE) iniciará neste mês de maio a “Campanha 80 Mil em Prêmios”, que distribuirá cupons para as pessoas que consumirem em lojas associadas participantes. Assim como foi em 2023, o valor dos vales-compras é de R$ 500, R$ 1…

Continuar lendo
Publicidade