Paratleta jundiaiense é destaque em competições de mountain bike
Conecte-se conosco

Jundiaí

Paratleta jundiaiense é destaque em competições de mountain bike

Inspirado pelo pai, Lucas Dafre Pupo (28) continua superando limites

Publicado

em

Atualizado há

Pai foi o grande mentor do esporte na vida de Lucas. Três dias depois de colocar a prótese, ele colocou o capacete e partiu para as estradas de terra. (Foto: Lucas Dafre Pupo/Arquivo pessoal)

Coragem e amor marcam a história do jundiaiense Lucas Dafre Pupo no esporte. Hoje, aos 28 anos, ele é paratleta amador de mountain bike e tem se destacado em provas por todo o Brasil, a última, realizada em Mariana (MG), Lucas pedalou por mais 100 km e conseguiu a quarta melhor classificação.

Seria clichê dizer que essa paixão pelos pedais é antiga, mas nem sempre foi assim.

Durante a adolescência, não muito diferente dos amigos da sua idade, Lucas tinha o futebol como primeiro amor. A bike ficava guardada para um passeio ou outro, mas nada que despertasse a atenção.

“Em 2013, aos 21 anos de idade, eu sofri um acidente de carro. Lutei muito para não perder as minhas pernas, passei por 15 cirurgias, consegui recuperar uma, mas por causa da outra, precisaria usar a muleta para o resto da vida”, relembra Lucas.

Coragem

A muleta seria uma opção permanente para que ele conseguisse ter mobilidade. Mas ele se recusou. “Eu optei por amputar a perna e tentar me adaptar com a prótese”, explica.

Quase dois anos depois do acidente, ele enfrentou mais uma cirurgia, desta vez para amputar a perna.

Amor

“Eu coloquei a prótese e depois de três dias, meu pai me chamou para pedalar. Ele foi o primeiro a me apresentar a bicicleta depois da minha cirurgia e tudo isso foi muito marcante para mim. Lembro como se fosse hoje, pois era um dia antes do aniversário dele”.

No ano seguinte, Lucas competiu sua primeira prova de mountain bike. “Eu fui muito guiado, quando pedalava em grupo, nunca fui deixado para trás”, fala Lucas explicando de onde surgiu o amor pelo esporte.

E o amor gerou frutos.

Nos últimos 13, 14 e 15 de setembro, Lucas disputou uma das principais competições da modalidade no Brasil, a “Iron Biker” em Mariana (MG). O jovem paratleta pedalou por mais 100 km em dois dias de prova e cravou 5 horas e 42 minutos, na quarta classificação.

Buscando por patrocínio, ele espera superar ainda mais os seus limites no próximo ano. “Estou me preparando para encarar a “Brasil Ride”, uma das provas mais extensas da modalidade no mundo. São sete dias e aproximadamente 600 km de prova. É uma competição bem cara, por isso estou procurando por alguma parceria”, ressalta Lucas.

Outra felicidade que Lucas ostenta tem nome e sobrenome. O pequeno Eduardo, de um ano e três meses, é o seu primeiro filho e, mesmo tão novo, já acompanha o pai nos passeios de bicicleta. “Eu coloco ele na cadeirinha da bike e vamos pedalar juntos no Parque da Cidade”, brinca Lucas.

Eduardo representa uma segunda dose de amor na vida de Lucas. “Assim como meu pai me apresentou a bicicleta, eu quero apresentar ao meu filho”. São lições do esporte e também de vida, que passam de geração em geração.

 

Lucas e seu filho Eduardo, de um ano e três meses, em Jundiaí. (Foto: Lucas Dafre Pupo/Arquivo pessoal)

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade