Pela saúde infantil, Jundiaí foca no atendimento completo
Conecte-se conosco

Jundiaí

Pela saúde infantil, Jundiaí foca no atendimento completo

“Saber que Jundiaí está empenhada em cuidar da infância é muito importante para nós, família”, comentou uma das munícipes.

Publicado

em

Atualizado há

A atenção à infância de Jundiaí inclui atendimentos e ações, pensadas e projetadas a partir de indicadores (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para alcançar a idade adulta com saúde, os cuidados devem acontecer ao longo da vida. Em Jundiaí, Cidade das Crianças, o Direito à Saúde (um dos eixos estabelecidos pelos Programas Mundial Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e Urban95) tem atenção desde o início da gestação, com cuidados com as futuras mamães, seguindo pela puericultura e infâncias.

A atenção e o cuidado alcançaram os receituários e a ambiência dos equipamentos de saúde, desenhados para acolher os pequenos. Este será um dos temas apresentados no Encontro Brasileiro Cidade das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias. O evento, realizado pela Prefeitura de Jundiaí, acontece entre os dias 18 a 24 de março.

Receituário infantil

Juliana dos Anjos Oliveira (37), foi até a Clínica da Família Vila Hortolândia, levar o filho, Rafael dos Anjos Oliveira Lopes (5) para uma consulta de rotina. Apesar de estar com todos os indicadores em dia, o pequeno levou para casa uma receita especial. Nas prescrições, brincadeiras, leituras em família e brincadeiras ao ar livre.

“Esta foi a primeira vez que recebemos o receituário infantil. Fiquei impressionada. É muito interessante a proposta de incluir brincadeiras e atividades em família para o pleno desenvolvimento das crianças. Adoramos e vamos colocar em prática”, contou a mãe. “Saber que Jundiaí está empenhada em cuidar da infância é muito importante para nós, família, pois sabemos que estamos cuidando de toda a sociedade. Estamos amando todas as novidades e espaços oferecidos pela Prefeitura”, explicou Juliana. A mãe ainda afirmou que ampliou as oportunidades de contato com a natureza para o filho.

O pequeno adorou a receita exclusiva e associou imediatamente as ilustrações aos desenhos dos ambientes Pé de Infância. Esses desenhos existem no serviço de Saúde, no terminal de ônibus e na escola em que estuda, a EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas, que carinhosamente chama de ‘escola arco-íris’.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Políticas públicas

“Pensar numa cidade boa para todos, é essencialmente, desenvolver políticas públicas para a infância. Em Jundiaí, o investimento em Saúde representa um quarto de todo o orçamento municipal, e é aplicado para a oferta de serviços de qualidade ao cidadão, desde o início de sua vida”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, a atenção à infância inclui atendimentos e ações, pensadas e projetadas a partir de indicadores. “No Observatório Jundiaí dispomos de mais de 100 indicadores infantis da cidade, desde a mortalidade infantil, vacinação, até internações. Com base nos dados e com desenvolvimento integrado entre as plataformas, implementamos nos ambientes que já tínhamos para as crianças nos equipamentos de Saúde, os desenhos do Pé de Infância. Além de apresentar o receituário infantil, que desde o ano passado faz sucesso entre profissionais, famílias e crianças”, comenta o gestor.

Além disso, Texera lembra que o Hospital Universitário (HU), referência pública para o atendimento materno-infantil, realiza cerca de 300 partos por mês. Lá, os pacientes recebem toda a assistência, humanização de serviço certificado pelo programa ” Rede Cegonha” e acreditação da Organização Nacional de Acreditação ( ONA) – Nível 2. Essas ações garantem a qualidade no cuidado das crianças e mamães.

Esses dados serão apresentados no Encontro Brasileiro Cidade das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, nos dias 19 e 23, em painéis e fóruns. Os painéis contarão com a participação de personalidades de renome internacional. Estarão presentes Francesco Tonucci (Frato), Fundador da Rede Mundial de Cidades das Crianças; Lorena Morachimo, Coordenadora da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças; Dr. Daniel Becker, pediatra; e Thaís Sanches, da Fundação Bernard van Leer.

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo

Jundiaí

Semana Equestre de Jundiaí celebra cultura e tradição

A programação terá eventos, palestras e atividades para amantes de cavalos. Confira.

Publicado

em

Semana Equestre de Jundiaí
Criado por meio da lei municipal 8.925/2018, a Semana Equestre conta com o apoio da Prefeitura de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A quinta edição da Semana Equestre de Jundiaí, que começou no dia 8 de maio, traz diversos eventos, palestras e atividades para amantes de cavalos. O evento, que vai até o dia 19 de maio, quer valorizar, difundir e preservar a cultura equestre, além de fomentar a economia do agronegócio e da pecuária na cidade. Criado por meio da lei…

Continuar lendo

Jundiaí

Igreja Batista Manancial celebra seu primeiro aniversário e traz o cantor gospel Robinson Monteiro

Comemoração inclui três cultos especiais nos dias 19, 23 e 25. Acompanhe a programação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Igreja Batista Manancial, uma comunidade vibrante e comprometida com a fé cristã, está se preparando para celebrar seu primeiro aniversário com três cultos especiais nos dias 19 (às 9h30 e às 18h30), com o pastor Paulo Ricardo de Oliveira, presidente da Manancial; 23 (às 19h30), com o pastor Pedro Santana e o cantor gospel, Robinson Monteiro; e 25 (às…

Continuar lendo
Publicidade