Intercâmbio da Faculdade de Medicina de Jundiaí garante novas experiências na área da saúde
Conecte-se conosco

Jundiaí

Intercâmbio da Faculdade de Medicina de Jundiaí garante novas experiências na área da saúde

Mais de 100 estudantes já participaram do programa organizado pelos alunos de medicina

Publicado

em

Atualizado há

Aluna do 5° ano de medicina, Thamires Pazetti e equipe em Havana, Cuba (Foto: Divulgação FMJ)

Desde 2013, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) conta com a Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV), setor composto pelos alunos, que são responsáveis por trazer intercambistas à faculdade e, desde 2015, levar alunos da FMJ para o exterior.

No total, 102 estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência em outro país. Destes, 39 alunos da FMJ viajaram e 63 estudantes estrangeiros foram recebidos na cidade. “Uma experiência no exterior muda tudo, muda a forma de pensar de agir deste estudante. Incentivamos essa prática na faculdade”, explica o diretor da FMJ, Prof. Dr. Evaldo Marchi e acrescenta que há ainda transformação na carreira e contribuição na formação acadêmica dos estudantes.

A aluna do 3° ano Julia Brigagão de Carvalho Sugai é a atual presidente da CLEV e conta que, por meio do intercambio, os futuros médicos podem expandir os conhecimentos e aumentar a experiência na área da saúde. ”É a chance que o estudante tem de conhecer diferentes sistemas públicos de saúde”, afirma Julia.

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, ressalta que a experiência garante internacionalizar a cidade, “os estudantes que vão para fora, apresentam Jundiaí para o mundo. Nossa Faculdade de Medicina oferece aos estudantes a oportunidade de trazer um pensamento inovador e uma experiência importantíssima”, completa.

Os países que receberam os estudantes da FMJ são Rússia, Grécia, Polônia, França, Portugal, Chile, México, Indonésia, Turquia, Sérvia, Finlândia, França, República Tcheca, Bósnia e Herzegovina, Eslováquia, Letônia e Argentina. Na FMJ, foram recebidos alunos dos seguintes países: Holanda, Polônia, Rússia, Irã, Dinamarca, peru, Itália, Turquia, Equador, Bolívia, Egito, Tunísia, Egito, Gana, Kwait, Espanha, Marrocos, Bulgária, república Tcheca, Grécia, Romênia, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Chile, Reino Unido, Egito, Polônia, Índia e Sérvia.

O Programa de Intercâmbio é uma realização da IFMSA (International Federetion of Medical Student’s Associations) através DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina), que são responsáveis pela organização do estágio e seleção dos alunos brasileiros.

Processo seletivo

Para ter oportunidade de vivenciar estágio na área da saúde fora do Brasil, os estudantes devem preencher requisitos publicados em edital e arcar com alguns custos. A partir da seleção e de acordo com a pontuação, o candidato escolhe o local que deseja ir. “Existem critérios de pontuação bem rigorosos, são necessárias muitas atividades extraclasse no currículo para conseguir a classificação adequada” garante a presidente da CLEV.

Os intercambistas têm a possibilidade de realizar pesquisa científica ou experimentar a rotina de hospitais, por até um mês. Em função da pandemia, as atividades do intercâmbio estão suspensas.

Depoimento

Aluna do 5° ano, Thamires Pazetti, conheceu Cuba em 2018 e a Bósnia Herzegovina em 2019, pelo programa da FMJ. Ela compartilha que em cada lugar, houve uma adaptação diferente ao sistema de saúde. “Foram realidades contrastantes onde os profissionais buscam fazer o melhor que podem com as ferramentas que estão à disposição.”

Thamires no hospital em Sarajevo, na Bósnia (Foto: Divulgação FMJ)

Em Cuba, ela visitou universidades, clínicas de bairro e hospitais de alta complexidade e densidade tecnológica “durante aquele mês em Cuba, notei a importância da atenção primária e integral na prevenção de doenças e desaceleração do processo de adoecimento”. Já em Bósnia, “vivenciei a rotina do hospital de Sarajevo, a observação da intensidade no uso de tecnologias e técnicas para o diagnóstico e tratamento de doenças coronarianas e vasculares com riqueza de recursos”, relata a aluna.

Thamires Pazetti compartilha ainda que todas as vivências deram bagagem para melhorar o desempenho na atuação como futura médica, no Brasil. “O intercâmbio me permitiu vivenciar todas essas experiências, aplicá-las na realidade brasileira, com as nossas ferramentas e no nosso ambiente de trabalho. Me fez mais humana.  Meu maior objetivo é cuidar das pessoas”, finaliza Thamires.

Jundiaí

ACE Jundiaí marca presença na 9ª Feira Internacional de Logística

Evento acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h, no Parque da Uva

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí confirmou sua participação na 9ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil LOG, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h. O evento, que ocorrerá no Parque da Uva, tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 15 milhões em transações e parcerias, em um ambiente…

Continuar lendo

Jundiaí

Protetora quer trazer animais do Rio Grande do Sul para adoção em Jundiaí

Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, Ale foi até o estado sulista para “colocar a mão na massa”.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Alessandra Prandi é Policial Civil e protetora animal muito conhecida de Jundiaí. Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, essa semana, Ale seguiu uma missão até o estado sulista para “colocar a mão na massa”. Ao Tribuna de Jundiaí, a protetora relatou como está a situação nas cidades que…

Continuar lendo

Jundiaí

Avanços em obras em Jundiaí são monitorados em encontro de gestores

Foram debatidos também os próximos passos dos projetos em curso

Publicado

em

Encontros acontecem mensalmente na Sala de Situação do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, ocorreu mais uma Reunião de Monitoramento, na qual gestores municipais e técnicos se reuniram para discutir o andamento das principais obras e programar as próximas entregas para a população. Sob a liderança dos gestores Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Jones Martins (Governo e Finanças), acompanhados pelo gestor adjunto de Governo, João Anhesini, e…

Continuar lendo

Jundiaí

Daiso Japan inaugura loja no Maxi Shopping Jundiaí

A inauguração terá degustação de tradicional sopa japonesa, Meet and Greet com cosplayers, brindes exclusivos e mais. Confira.

Publicado

em

Foto: Divulgação/Maxi Shopping Jundiaí

A Daiso Japan, rede japonesa de varejo conhecida por seus produtos criativos e preços acessíveis, inaugurará sua nova loja no Maxi Shopping Jundiaí. A inauguração acontecerá nesta sexta-feira (24), a partir das 10h. A nova loja no Maxi Shopping Jundiaí tem uma área de 334m², facilita o acesso dos clientes e proporciona uma experiência mais completa e agradável. A loja…

Continuar lendo

Jundiaí

Valorização: banco de talentos do Hospital São Vicente já promoveu mais de 250 colaboradores

Somente neste ano, 57 profissionais foram promovido em diversas áreas do HSV

Publicado

em

Profissionais do HSV comemoram início das novas atividades na Instituição. Foto: Hospital São Vicente

Desde 2023, o Banco de Talentos do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) tem sido uma ferramenta importante para a valorização e ascensão dos colaboradores. Com mais de 250 promoções realizadas em diferentes áreas, o programa evidencia o compromisso da instituição com o desenvolvimento profissional de sua equipe. Um exemplo é o de Cláudia Lúcia Alves Barbosa, colaboradora…

Continuar lendo