Queimadas: no período de estiagem, bombeiros de Jundiaí atendem mais de 600 ocorrências
Conecte-se conosco

Jundiaí

Queimadas: no período de estiagem, bombeiros de Jundiaí atendem mais de 600 ocorrências

Conscientização é a principal arma para combater os focos de incêndio em toda a cidade

Publicado

em

Atualizado há

Bombeiros Jundiaí
Equipamentos usados pelos bombeiros para combate a incêndios: sempre prontos (Foto: Tribuna de Jundiaí)

O período que compreende os meses de junho a novembro para o Corpo de Bombeiros é de atenção máxima. Devido à estiagem, os focos de incêndio em terrenos baldios e áreas verdes se proliferam e podem causas riscos à população. Somente em Jundiaí, segundo o 19º Grupamento de Bombeiros, mais de 600 ocorrências relacionadas à queimadas foram atendidas ano passado.

Para evitar este tipo de problema e minimizar os prejuízos ao meio ambiente e às pessoas, os bombeiros de Jundiaí buscam orientar sobre ações que não devem ser tomadas, como atirar bitucas de cigarro às margens de rodovias ou soltar fogos de artifício próximo às áreas verdes.

“Noventa e nove por cento dos casos de incêndio nestas circunstâncias são ocasionadas pela ação humana. São fogueiras, balões, fogos de artifício, bitucas de cigarro e até perder o controle da situação após atear fogo propositalmente, para limpar uma área, por exemplo”, comentou o tenente Flávio Medrado de Souza.

Queimadas são o principal problema nesta época do ano, em toda a cidade (Foto: PMJ)

Crime

Além de todas as ocorrências em que são acionados para salvamento pelo telefone 193, os bombeiros precisam se deslocar no período de estiagem para atendimento das ocorrências de incêndio. “Empregamos homens e equipamentos nestas ocorrências, que muitas vezes poderiam ser evitadas. No caso dos balões, por exemplo, a cada três que caem nos mais variados locais, dois deles estão sempre com a tocha acesa. Essa é uma das principais causas de incêndio em matas, inclusive”.

Medrado lembrou que tanto a soltura de balões quanto atear fogo em áreas verdes ou terrenos baldios é crime e pode render penas de reclusão de até quatro anos – dependendo da gravidade da situação. “Os bombeiros atuam 365 dias por ano, 24 horas por dia em qualquer momento que a pessoa se sentir insegura. Mas é fundamental que as pessoas se conscientizem e nos ajudem neste período sem chuvas”.

Para a população e os animais silvestres, o risco é ainda maior. “A fumaça causada pelas queimadas é prejudicial ao organismo, pois causa problemas respiratórios. O fogo empobrece o solo e os animais também sofrem, pois podem morrer ou ser afugentados para a área urbana”.

Confira no site do Corpo de Bombeiros mais informações e dicas sobre como prevenir incêndios.

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo

Jundiaí

Representante da Fundação Van Leer elogia boas práticas de Jundiaí durante visita técnica

Victoria Chavez, especialista Urban95, incluiu a cidade em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país

Publicado

em

Por

Visita de Victoria (de camisa preta) pelo Município começou pela Emeb do Jardim Novo Horizonte. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (25), Jundiaí recebeu a visita de Victoria Chavez, especialista Urban95 global da Fundação Van Leer, parceira institucional do município na Rede Urban95. Após participar do Encontro dos Municípios brasileiros da rede, Victoria incluiu Jundiaí em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país, começando pela Emeb Professora Cleo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte. Victoria, que atua…

Continuar lendo
Publicidade