Queimadas: no período de estiagem, bombeiros de Jundiaí atendem mais de 600 ocorrências
Connect with us

Jundiaí

Queimadas: no período de estiagem, bombeiros de Jundiaí atendem mais de 600 ocorrências

Conscientização é a principal arma para combater os focos de incêndio em toda a cidade

Published

on

Atualizado há

Bombeiros Jundiaí
Equipamentos usados pelos bombeiros para combate a incêndios: sempre prontos (Foto: Tribuna de Jundiaí)

O período que compreende os meses de junho a novembro para o Corpo de Bombeiros é de atenção máxima. Devido à estiagem, os focos de incêndio em terrenos baldios e áreas verdes se proliferam e podem causas riscos à população. Somente em Jundiaí, segundo o 19º Grupamento de Bombeiros, mais de 600 ocorrências relacionadas à queimadas foram atendidas ano passado.

Para evitar este tipo de problema e minimizar os prejuízos ao meio ambiente e às pessoas, os bombeiros de Jundiaí buscam orientar sobre ações que não devem ser tomadas, como atirar bitucas de cigarro às margens de rodovias ou soltar fogos de artifício próximo às áreas verdes.

“Noventa e nove por cento dos casos de incêndio nestas circunstâncias são ocasionadas pela ação humana. São fogueiras, balões, fogos de artifício, bitucas de cigarro e até perder o controle da situação após atear fogo propositalmente, para limpar uma área, por exemplo”, comentou o tenente Flávio Medrado de Souza.

Queimadas são o principal problema nesta época do ano, em toda a cidade (Foto: PMJ)

Crime

Além de todas as ocorrências em que são acionados para salvamento pelo telefone 193, os bombeiros precisam se deslocar no período de estiagem para atendimento das ocorrências de incêndio. “Empregamos homens e equipamentos nestas ocorrências, que muitas vezes poderiam ser evitadas. No caso dos balões, por exemplo, a cada três que caem nos mais variados locais, dois deles estão sempre com a tocha acesa. Essa é uma das principais causas de incêndio em matas, inclusive”.

Medrado lembrou que tanto a soltura de balões quanto atear fogo em áreas verdes ou terrenos baldios é crime e pode render penas de reclusão de até quatro anos – dependendo da gravidade da situação. “Os bombeiros atuam 365 dias por ano, 24 horas por dia em qualquer momento que a pessoa se sentir insegura. Mas é fundamental que as pessoas se conscientizem e nos ajudem neste período sem chuvas”.

Para a população e os animais silvestres, o risco é ainda maior. “A fumaça causada pelas queimadas é prejudicial ao organismo, pois causa problemas respiratórios. O fogo empobrece o solo e os animais também sofrem, pois podem morrer ou ser afugentados para a área urbana”.

Confira no site do Corpo de Bombeiros mais informações e dicas sobre como prevenir incêndios.

Jundiaí

Procon Móvel estará na Festa da Uva para atender os consumidores

Published

on

Unidade do Procon Móvel na Festa da Uva em Jundiaí, equipada para atender consumidores com serviços e orientações ao ar livre.
O Procon Móvel oferece atendimento e orientações aos visitantes durante a Festa da Uva, promovendo a conscientização do consumidor. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos de Jundiaí começa nesta quinta-feira (23) e contará com uma programação gratuita durante os finais de semana até o dia 16 de fevereiro. O evento, realizado no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), oferecerá diversas atrações, incluindo a presença do Procon Móvel na Festa da Uva, que estará disponível para…

Continue Reading

Jundiaí

40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos começa esta semana com extensa programação cultural

Organizada pela Prefeitura, a festa promete atrair visitantes de todas as idades com uma combinação de intervenções artísticas e tradições locais.

Published

on

Festa da Uva
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos terá início nesta quinta-feira (23), trazendo uma rica programação cultural no Parque Comendador Antonio Carbonari, também conhecido como Parque da Uva, em Jundiaí. Organizada pela Prefeitura, a festa promete atrair visitantes de todas as idades com uma combinação de intervenções artísticas, shows musicais e tradições locais. Atrações musicais e palcos temáticos…

Continue Reading

Jundiaí

Grendacc leva sabor e solidariedade à Festa da Uva de Jundiaí

O pedaço custará apenas R$ 15 e a pizza inteira R$ 55. Confira!

Published

on

Pizza de burrata.
Grendacc participa da 40ª Festa da Uva com estande de pizza (Foto: Divulgação)

A 40ª edição da Festa da Uva de Jundiaí, que acontece até 16 de fevereiro no Parque da Uva, ganha um sabor ainda mais especial com a presença do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer). Em parceria com a Pizza Più, a instituição montou um estande repleto de delícias para todos os gostos, com 20% do lucro destinado…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo