Sem renda, motorista de Jundiaí consegue reduzir parcelas de financiamento na Justiça
Conecte-se conosco

Jundiaí

Sem renda, motorista de Jundiaí consegue reduzir parcelas de financiamento na Justiça

No despacho, juiz da 6ª Vara Cível de Jundiaí usou o princípio da função social do contrato para decidir pela redução

Publicado

em

Atualizado há

Com a chegada da pandemia, a renda da motorista chegou a quase zero. - Foto: Arquivo Pessoal

Uma motorista de Jundiaí que faz transporte escolar conseguiu reduzir as parcelas de financiamento da van em 60%, após decisão liminar da Justiça. O contrato do financiamento foi assinado em 2019, e pago regularmente até os primeiros meses de 2020. Jucilene da Silva Dias alegou ter tido a renda reduzida drasticamente por conta da suspensão das aulas, ocasionada pela pandemia.

No despacho, o juiz de Direito Dirceu Brisolla Geraldini, da 6ª Vara Cível de Jundiaí, usou o princípio da função social do contrato entre a profissional e a financeira para decidir pela redução – que já deve ser praticada na cobrança deste mês.

De São Paulo, o advogado Tiago Moraes Gonçalves – responsável pela defesa da motorista jundiaiense – explicou ao Tribuna de Jundiaí, nesta quarta (24), que a cliente já havia tido uma decisão favorável em novembro do ano passado, quando o contrato foi suspenso por três meses (de novembro de 2020 a janeiro de 2021) também por decisão do magistrado.

De acordo com Gonçalves, Jucilene e o marido Milton adquiriram dois empréstimos para a aquisição das vans que usariam para trabalhar com transporte escolar na cidade. Essa é a única receita que a família tem para sobreviver e, com a chegada da pandemia, a renda da casa chegou a quase zero.

Sem acordo

Ele explicou que o banco resolveu oferecer para o casal, e também para outros clientes na mesma situação, a suspensão de três meses do contrato de empréstimo. Jucilene e Milton aceitaram o acordo e assim se fez.

No entanto, com o fim deste prazo, a pandemia não havia acabado e, dessa forma, as aulas presenciais na região continuavam suspensas. O advogado completa que, neste cenário, o banco ofereceu aos clientes uma nova suspensão de três meses e uma renegociação dos contratos, inclusive para Milton. No entanto, este acordo não chegou até Jucilene.

De acordo com a defesa, a motorista entrou em contato com o banco diversas vezes, questionando o motivo de não ter recebido a oferta para o veículo Renault, modelo Máster 2.3 DCI executive. Como não obteve resposta, ela resolveu entrar com uma ação na Justiça.

Segunda decisão

Após o fim do prazo de três meses de suspensão do contrato, obtido judicialmente, algumas escolas da região começaram a retomar parcialmente as aulas presenciais. Porém, nenhum dos clientes eventuais de Jucilene recontratou o serviço de transporte. Segundo o advogado da motorista, ela segue sem nenhuma fonte de renda oficial para pagar as contas e as parcelas do empréstimo do veículo.

Pela segunda vez, a jundiaiense argumentou na Justiça os problemas enfrentados e solicitou nova avaliação. O juiz Dirceu Brisolla Geraldini decidiu, então, que as parcelas do financiamento devem ser reduzidas imediatamente em 60% “até a retomada integral das atividades escolares no Município de Jundiaí”, concluiu o ofício do processo.

Ainda no despacho, o magistrado determinou que seja disponibilizado à motorista o boleto para pagamento, no valor estabelecido, cinco dias antes do vencimento. Caso isso não seja cumprido, a multa diária estipulada é de R$ 1 mil.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade