Jundiaí faz pedido ao Butantan, Fiocruz e Pfizer por 50 mil doses da vacina
Connect with us

Saúde

Jundiaí faz pedido ao Butantan, Fiocruz e Pfizer por 50 mil doses da vacina

Prefeitura envia ofícios para os institutos e para laboratório: vacinas serão destinadas para grupos prioritários da cidade

Published

on

Atualizado há

Vacinação em Jundiaí. (Foto: Divulgação)
Jundiaí já aplicou 19.069 doses da vacina contra Covid-19. (Foto: Divulgação)

Um dia após a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para que estados e municípios possam adquirir vacinas contra a Covid-19, a Prefeitura de Jundiaí providenciou o envio de ofícios para os institutos Butantan e Fiocruz, além do laboratório Pfizer, com manifestação de interesse na compra de 50 mil doses de vacinas para atender a grupos prioritários da cidade. Todas as vacinas de interesse do município estão aprovadas pela Anvisa.

Nos documentos, o governo municipal apura junto às instituições os precedentes relativos à compra dos imunizantes, como prazos para entregas, quantidades e valores de cada dose. “Estamos em busca de todas as frentes possíveis para acelerar o processo de vacinação em Jundiaí. Sabemos que não é uma tarefa simples porque exige critérios e condições impostas pelos fornecedores, mas não podemos ficar inertes diante da situação de urgência”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

O público prioritário em Jundiaí, com profissionais da Saúde e pessoas com 60 anos ou mais, somaria cerca de 92 mil pessoas. De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, a cidade estima a necessidade de 50 mil doses de vacinas, considerando que a cidade já vem recebendo entregas pelo Governo do Estado, e a aquisição proporcionaria mais celeridade à vacinação.

“Assim que as respostas aos nossos questionamentos forem recebidas, será avaliada a condição em relação ao tempo para a entrega, já que a vacinação é o principal caminho para conter a circulação do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19. ” explica. A aquisição será realizada no caso da não entrega pelo Ministério da Saúde no comprometimento estabelecido com o país.

Números da Covid-19 em Jundiaí

Jundiaí mantém, desde o início da pandemia, painel de monitoramento sobre o novo coronavírus, com dados sobre os casos, locais, sintomas e orientações sobre os serviços para onde buscar atendimento. Na mesma página está disponível o ‘Vacinômetro’, com informações sobre o balanço das aplicações nos públicos prioritários determinados pelo Plano Estadual de Imunização (PEI).

De acordo com os dados atualizados nesta quarta-feira (24), a cidade já aplicou 19.069 doses, sendo 6.545 em primeira dose para profissionais da saúde, 3.636 em segunda dose, 1.006 para idosos em instituições de longa permanência e pessoas com deficiências institucionalizadas, além de 4.458 para idosos com 85 anos ou mais e 1.613 para profissionais de Pronto Socorro, Atendimentos.

Com informações da assessoria de imprensa.

Bem-estar

Como escolher o melhor colchão: dicas essenciais para garantir sua saúde e conforto

Confira nossas dicas para acertar na escolha e garantir noites de sono reparadoras e saúde a longo prazo.

Published

on

Como escolher o melhor colchão
Foto: Canva

Um bom colchão é fundamental para a qualidade do sono e para a saúde do corpo. Escolher o modelo ideal pode parecer uma tarefa complicada diante das inúmeras opções disponíveis no mercado. Entretanto, compreender as características e os materiais dos colchões pode fazer toda a diferença. Confira nossas dicas para acertar na escolha e garantir noites de sono reparadoras e…

Continue Reading

Saúde

Vacina brasileira contra o câncer de próstata começa a ser testada nos EUA

Pesquisa levou 25 anos para ser desenvolvida e testes clínicos começaram a ser feitos na última semana.

Published

on

Vacina contra o câncer de próstata.
Testes clínicos estão sendo feitos pela FDA (Foto: Canva)

O tratamento do câncer de próstata pode ter um salto revolucionário graças a uma vacina desenvolvida no Brasil pelo médico gaúcho Fernando Kreutz, que começou a ser testada nos Estados Unidos. A fase de testes clínicos está sob supervisão da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA).  O processo terapêutico da vacina envolve fragmentos do tumor do próprio…

Continue Reading

Bem-estar

Mudanças bruscas de temperatura: como minimizar o impacto na saúde

Durante períodos de transição climática, infecções respiratórias podem se espalhar mais rapidamente. Veja como se prevenir.

Published

on

Mudanças bruscas de temperatura como minimizar o impacto na saúde
Foto: Canva

Com a chegada de uma época do ano em que as temperaturas variam drasticamente entre os dias, muitos acabam sofrendo com os efeitos dessas mudanças bruscas no organismo. Oscilações térmicas podem desencadear problemas respiratórios, enfraquecer o sistema imunológico e agravar doenças crônicas. Mas é possível minimizar esses impactos com algumas medidas simples e eficazes. Por que as mudanças de temperatura…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content