Connect with us

Jundiaí

Três crianças e um fusca bordô: a paixão nacional que atravessa gerações

No Dia Nacional do Fusca, a prova de que, mesmo depois de anos, o Volkswagen Sedan continua sendo tradição

Published

on

Atualizado há

Kleber e esposa, Susana, com Caetano no colo estão encostados no carro. Olívia no teto e Emanuel na janela.
Kleber fez uma sessão de fotos com seus filhos ao pé da Serra do Japi. (Foto: Arquivo pessoal)

Kleber Fernandes nasceu em 1982 – 47 anos depois do primeiro fusca ser lançado por Ferdinand Porsche. O Volkswagen já não era o mesmo do que aquele projetado no início da década de 30 em uma garagem na Alemanha, mas tinha os mesmos traços que conquistaram o Brasil e parte do mundo.

Quando Kleber tinha quatro anos, o veículo parou de ser fabricado no Brasil. Mas com a interferência do então presidente brasileiro Itamar Franco, em 1993, o carrinho popular voltou e permaneceu até 1996, quando, permanentemente, a Volks interrompeu a produção.

A indústria parou, é verdade – mas os milhões de carros comercializados continuaram rodando pelo país, até que em 2016 um deles saltou aos olhos do publicitário e fotógrafo jundiaiense.

“Eu e minha esposa sempre gostamos de carro antigo. E em uma busca na internet, encontrei um fusca bordô, ano 1970, em Sorocaba. Decidi que era hora de buscar meu sonho”, conta.

O desejo de Kleber e Susana Adoni Fernandes, sua esposa, que também tinha uma relação familiar com o fusca, era de pegar um veículo que precisasse de reparos e pouco a pouco, deixa-lo com a cara da família, e assim aconteceu.

Malbec, como era para ser chamado, seria o novo xodó de Kleber.

Susana e crianças encostados no carro

Susana e as crianças em sessão de fotos com o fusca. (Foto: Kleber Fernandes)

Gerações

Kleber só não contava que seus filhos iriam gostar tanto do novo agregado. O nome Malbec, cuidadosamente escolhido pelo publicitário, não pegou. Assim que a filha mais velha, Olívia, na época com dois anos, apelidou o carro de “puca”, não teve mais jeito.

“Ela o chamava de fusca, mas por conta da idade, ela não conseguia pronunciar. Então era puca”, brinca.

O amor da esposa pelo carro, que tinha uma paixão antiga despertada pelo fusca do avô e precisou ser vendido pela família, era grande. Mas o de Olivia, surpreendeu.

“Ela se sente muito à vontade no carro e sente como se fosse dela mesmo”, detalha Kleber.

O amor não só passou de geração para geração, como de irmão para irmão.

Depois de Olívia, hoje com 5 anos, vieram Emanuel, com 4, e o caçula, Caetano, com menos de um ano. Todos compartilham o sentimento pelo “puca”.

“Eles me pedem para dar uma volta. Os coloco no carro e saio dirigindo, nem que seja por cinco minutos no bairro. O fusca traz uma conexão só dele”, garante.

Nem futebol, nem Carnaval. Será o fusca paixão nacional?

Emanuel com braços abertos pela janela do fusca

Emanuel, assim como Olívia, compartilha o sentimento de amor pelo “puca”. (Foto: Kleber Fernandes)

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí reforça importância de doações de roupas de frio na Campanha ‘Aquecendo Vidas’

Com a chegada do frio, Campanha de Inverno 2025 intensifica apelo por roupas de inverno em bom estado para atender famílias em vulnerabilidade.

Published

on

Com as baixas temperaturas já registradas em Jundiaí, o Fundo Social de Solidariedade (Funss) intensifica a mobilização da população para reforçar as doações na Campanha de Inverno “Aquecendo Vidas”. Embora as arrecadações estejam ocorrendo em diversos pontos da cidade, a prioridade agora é clara: roupas, cobertores e calçados de inverno, limpos e em bom estado de uso. “Neste momento, precisamos…

Continue Reading

Jundiaí

Unace MEI: ACE Jundiaí lança grupo gratuito de networking para microempreendedores

Projeto da Associação Comercial visa impulsionar MEIs por meio de conexões estratégicas, mentorias e oportunidades de negócios.

Published

on

A Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE) deu início ao Unace MEI, um grupo de networking gratuito e exclusivo voltado a microempreendedores individuais. A iniciativa tem como principal objetivo criar um ambiente colaborativo de crescimento profissional e geração de novas oportunidades de negócios para MEIs da região. Encontro inaugural foca em conexões e vendas O primeiro encontro do Unace MEI…

Continue Reading
Pular para o conteúdo