Três crianças e um fusca bordô: a paixão nacional que atravessa gerações
Conecte-se conosco

Jundiaí

Três crianças e um fusca bordô: a paixão nacional que atravessa gerações

No Dia Nacional do Fusca, a prova de que, mesmo depois de anos, o Volkswagen Sedan continua sendo tradição

Publicado

em

Atualizado há

Kleber e esposa, Susana, com Caetano no colo estão encostados no carro. Olívia no teto e Emanuel na janela.
Kleber fez uma sessão de fotos com seus filhos ao pé da Serra do Japi. (Foto: Arquivo pessoal)

Kleber Fernandes nasceu em 1982 – 47 anos depois do primeiro fusca ser lançado por Ferdinand Porsche. O Volkswagen já não era o mesmo do que aquele projetado no início da década de 30 em uma garagem na Alemanha, mas tinha os mesmos traços que conquistaram o Brasil e parte do mundo.

Quando Kleber tinha quatro anos, o veículo parou de ser fabricado no Brasil. Mas com a interferência do então presidente brasileiro Itamar Franco, em 1993, o carrinho popular voltou e permaneceu até 1996, quando, permanentemente, a Volks interrompeu a produção.

A indústria parou, é verdade – mas os milhões de carros comercializados continuaram rodando pelo país, até que em 2016 um deles saltou aos olhos do publicitário e fotógrafo jundiaiense.

“Eu e minha esposa sempre gostamos de carro antigo. E em uma busca na internet, encontrei um fusca bordô, ano 1970, em Sorocaba. Decidi que era hora de buscar meu sonho”, conta.

O desejo de Kleber e Susana Adoni Fernandes, sua esposa, que também tinha uma relação familiar com o fusca, era de pegar um veículo que precisasse de reparos e pouco a pouco, deixa-lo com a cara da família, e assim aconteceu.

Malbec, como era para ser chamado, seria o novo xodó de Kleber.

Susana e crianças encostados no carro

Susana e as crianças em sessão de fotos com o fusca. (Foto: Kleber Fernandes)

Gerações

Kleber só não contava que seus filhos iriam gostar tanto do novo agregado. O nome Malbec, cuidadosamente escolhido pelo publicitário, não pegou. Assim que a filha mais velha, Olívia, na época com dois anos, apelidou o carro de “puca”, não teve mais jeito.

“Ela o chamava de fusca, mas por conta da idade, ela não conseguia pronunciar. Então era puca”, brinca.

O amor da esposa pelo carro, que tinha uma paixão antiga despertada pelo fusca do avô e precisou ser vendido pela família, era grande. Mas o de Olivia, surpreendeu.

“Ela se sente muito à vontade no carro e sente como se fosse dela mesmo”, detalha Kleber.

O amor não só passou de geração para geração, como de irmão para irmão.

Depois de Olívia, hoje com 5 anos, vieram Emanuel, com 4, e o caçula, Caetano, com menos de um ano. Todos compartilham o sentimento pelo “puca”.

“Eles me pedem para dar uma volta. Os coloco no carro e saio dirigindo, nem que seja por cinco minutos no bairro. O fusca traz uma conexão só dele”, garante.

Nem futebol, nem Carnaval. Será o fusca paixão nacional?

Emanuel com braços abertos pela janela do fusca

Emanuel, assim como Olívia, compartilha o sentimento de amor pelo “puca”. (Foto: Kleber Fernandes)

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade