Unidades dos Cras de Jundiaí sobem em avaliação do Ministério da Cidadania
Conecte-se conosco

Jundiaí

Unidades dos Cras de Jundiaí sobem em avaliação do Ministério da Cidadania

Os indicadores avaliam a estrutura física, recursos humanos e os serviços e benefícios oferecidos pela instituição.

Publicado

em

Cras Novo Horizonte, em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) tiveram melhorias em sua avaliação pelos índices de desenvolvimento dos Cras (IDCRAS). Os índices são estabelecidos pelo Ministério da Cidadania (MC). A média municipal saltou de 2,33 em 2017 para 2,78 em 2018. Até que atingiu o valor de 2,94 no ano passado, de acordo com o MC.

O IDCRAS visa demonstrar de forma aproximada e comparativa a qualidade dos Cras nos Municípios e nortear as implementações de políticas socioassistenciais pelo país. Os indicadores levam em conta três dimensões para avaliação: estrutura física, recursos humanos e os serviços e benefícios oferecidos.

Na dimensão estrutura física são avaliadas a estrutura do espaço, salas para atendimento, a acessibilidade e a disponibilidade de equipamentos e veículos. Pela dimensão recursos humanos são aferidos o quantitativo da equipe e as presenças e características de profissionais com nível Superior em determinadas áreas.

Em serviços e benefícios são consideradas as ofertas de Proteção e Atendimento Integral à Família e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; bem como a capacidade de articulação do Cras com outras políticas públicas, como Saúde e Educação.

Investimento

Para Nádia Taffarello Soares, a melhora nos índices resulta dos investimentos na Proteção Social Básica pela Prefeitura.

“Desde 2017 a UGADS vem trabalhando com os índices apontados por pesquisas de sondagem internas tanto das demandas dos trabalhadores da rede quanto dos usuários do serviço. Desse posicionamento resultaram diversas melhorias, como a reforma completa do Cras Tamoio, a mudança do Cras Santa Gertrudes de um imóvel alugado para um próprio, a transferência do Cras São Camilo para um prédio maior e melhor, a implantação dos atendimentos descentralizados semanais do Cadastro Único e a criação do Criju Itinerante nos bairros – atualmente interrompido por conta da pandemia -, para que o serviço chegasse até a população idosa”, disse a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

Reflexo do índice

Vera Lúcia Oliveira (67), é usuária do Cras Novo Horizonte, cuja pontuação no IDCRAS do ano passado supera a média municipal, atingindo a marca dos 3,67 pontos. Pelo equipamento ela recebe as cestas verdes do Banco de Alimentos municipal. Além disso, ela participa do SCFV, oferecido pelo Cras em parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC) do bairro.

“Tenho acompanhamento do Cras há mais de dez anos e posso afirmar que não acessaria uma porção de outros serviços se não fosse pela atenção e dedicação dos funcionários”, afirma Vera, ansiosa pela retomada das atividades presenciais para idosos. “Já fizemos excursão ao Parque da Cidade, ao Jardim Botânico e a uma degustação nas adegas da Rota dos Vinhos, por exemplo”.

Outra usuária dos mesmos serviços é Marina Gonçalves Neto, de passagem pelo Cras na manhã desta quarta-feira (04) para atualização de seu Cadastro Único.

“Aqui eu sou muito bem assistida. Foi graças ao empenho dos funcionários daqui que consegui alguns benefícios que muito me auxiliam, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A pandemia muito isso um pouco, mas eu passava mais tempo fora de casa, participando dos grupos de crochê, bordado e pintura, do que em casa”, comenta dona Marina.

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo

Jundiaí

Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

Publicado

em

Por

O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí intensifica combate à dengue com novas ações e mobilização da comunidade

O Município acumula 15.154 casos positivos de dengue, com seis mortes causadas pela doença. Veja como prevenir.

Publicado

em

Por

Entre as ações, a Prefeitura realiza coletas extras de inservíveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue de Jundiaí se reuniu nesta semana para monitorar o cenário e as ações de enfrentamento da doença. O Município acumula 15.154 casos, com seis mortes. Participaram representantes de todas as Unidades de Gestão, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), da Defesa Civil e o vereador Cícero Camargo da Silva (Cícero…

Continuar lendo

Jundiaí

Campanha de Dia das Mães: Maxi Shopping Jundiaí anuncia ganhador de carro 0km

O shopping sorteou um carro T-Cross 1.0 Turbo 200 TSI. O sorteio foi realizado na última quarta-feira, dia 15/5/24 pela Extração da Loteria Federal.

Publicado

em

Foto: Maxi Shopping Jundiaí

Esse Dia das Mães foi bastante especial para Evandro Paolo Zaccheo, que participou da Campanha do Maxi Shopping Jundiaí. Ele foi contemplado com um T-Cross 1.0 Turbo 200 TSI. O sorteio foi realizado na última quarta-feira, dia 15 de maio, pela Extração da Loteria Federal nº 5866. A apuração aconteceu ontem (16), confirmando o número da sorte, 7-82214. Foto: Maxi…

Continuar lendo