Você sabia que Jundiaí tem uma cidade-irmã japonesa?
Conecte-se conosco

Jundiaí

Você sabia que Jundiaí tem uma cidade-irmã japonesa?

Ideia foi do então prefeito Walmor Barbosa Martins, que queria estreitar a relação com o Japão

Publicado

em

Atualizado há

Ponte Kintai Japão
Kintai é a ponte que se transformou no cartão postal da cidade japonesa (Foto: Shelby Chase/AFN Iwakuni)

Que Jundiaí é uma das grandes colônias italianas do Brasil, isso todo mundo já tem na ponta da língua. E se a gente te disser que os jundiaienses também têm uma cidade-irmã do outro lado do mundo, a quase 19 mil quilômetros daqui? Isso mesmo! É Iwakuni, que desde 1989 guarda laços com o município.

No dia em que se comemora 113 anos da imigração japonesa no Brasil, o Tribuna de Jundiaí relembra essa história que marcou época na região.

A ideia foi do então prefeito Walmor Barbosa Martins, que queria estreitar a relação com o Japão, no sentido de trocar experiências industriais, culturais e econômicas. Uma lei municipal foi criada para transformar Iwakuni a cidade-irmã de Jundiaí.

É um município costeiro ao sul da ilha de Honshu – a principal do país. Fica a 35 km de Hiroshima e tem como um dos cartões postais a ponte Kintai. A distância aproximada entre Jundiaí e Iwakuni é de 18.815 km.

Após a criação e aprovação da lei, em novembro de 1989, foram entregues pelo município aos representantes de Iwakuni uma bandeira de Jundiaí e um diploma. Uma rua do Jardim Santa Teresa também recebeu o nome da cidade-irmã, que conta hoje com algumas empresas e indústrias vindas do Japão.

Famoso pelo sucesso mundial do jogo Resident Evi, Shinji nasceu em Iwakuni (Foto: Resident Evil BR)

Para quem gosta de vídeo-games, uma curiosidade: Iwakuni é onde nasceu Shinji Mikami, um designer de jogos eletrônicos muito conceituado, responsável pela criação de sucessos como Resident Evil, Dino Crisis e God Hand.

Destaques

Jardim Japonês no Parque da Cidade (Foto: Divulgação/PMJ)

Jundiaí também tem como destaque à colônia japonesa – a segunda maior do município – o Jardim Japonês, no Parque da Cidade. O espaço tem paisagismo fiel aos padrões de jardins daquele país. São três portais de acesso, um Torii (portão tradicional que representa a entrada ou a proximidade a um santuário), cachoeiras, lagos, cursos d’água, pontes, quiosque e bebedouros.

Outro destaque é a Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira, que fica no Jardim Planalto (região do Retiro) e completa 76 anos em 2021. Além de preservar a memória e os costumes japoneses, a entidade também realiza eventos e ações sociais.

Imigração

O Dia da Imigração Japonesa é comemorado em 18 de junho porque foi quando o primeiro navio aportou ao Brasil com imigrantes japoneses, no porto de Santos, em 1908.

O navio Kasato Maru trouxe 165 famílias que vieram para trabalhar nos cafezais, outros na exploração de borracha na Amazônia ou nas plantações de pimenta no Pará. Por conta da ferrovia Santos-Jundiaí e das plantações de café, algumas dessas famílias escolheram a cidade para trabalhar e morar.

Jundiaí

Bazar Solidário do Grendacc realiza edição especial para o Dia das Mães

A instituição realiza o Bazar Solidário das Mães até sábado (11), e reúne artesãos e microempreendedores de Jundiaí para exporem seus produtos.

Publicado

em

Por

Os expositores reverterão 15% do total das vendas para o Hospital da Criança do Grendacc (Foto: Divulgação/Grendacc)

Procurando um presente especial para o Dia das Mães? Que tal unir o útil ao agradável? No Bazar Solidário das Mães do Grendacc, você encontra diversos produtos artesanais e de microempreendedores de Jundiaí. Em contrapartida, você ainda ajuda o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) na luta contra o câncer infantojuvenil. Os expositores reverterão 15% do total das…

Continuar lendo

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo

Jundiaí

Feira Jundipan apresenta novidades do setor de panificação e café

Evento acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí estará presente na Jundipan – Feira de Panificação, Café, Gastronomia e Negócios, que acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva. Na sexta, o horário é das 14h às 21h, e no sábado, das 9h às 21h. A Associação Comercial estará com um estande para divulgar as soluções que oferece…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: UBSs Jardim do Lago e Tamoio ficam abertas no sábado (11) para atendimento exclusivo

Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas leves e moderados podem se dirigir aos equipamentos

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS) manterá dois equipamentos de Atenção Básica abertos neste sábado (11) para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos…

Continuar lendo

Jundiaí

DAE e Prefeitura de Jundiaí recebem executivos do Banco Fonplata em busca de investimentos

Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para a cidade

Publicado

em

Por

Na Prefeitura, eles participaram de uma reunião com os gestores Jones Martins e dr. Gustavo Maryssael. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Executivos do Banco de Desenvolvimento Fonplata participaram nesta segunda (6) e terça-feira (7) de reuniões com a diretoria da DAE e da Prefeitura de Jundiaí e de visitas técnicas a unidades da empresa. Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para Jundiaí. A DAE…

Continuar lendo
Publicidade