Volta por cima: conheça o ex-morador de rua que se tornou empreendedor em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Volta por cima: conheça o ex-morador de rua que se tornou empreendedor em Jundiaí

Após dez anos vivendo nas ruas, ele superou vício, depressão e dá exemplo de humildade

Publicado

em

Atualizado há

Volta por cima: conheça o ex-morador de rua que se tornou empreendedor (Foto: Arquivo Pessoal/Tribuna de Jundiaí)

Na última semana, imagens do empresário Jayme Lima, de 35 anos, retirando lixo do lago localizado na avenida Nove de Julho, em Jundiaí (SP) viralizaram na internet. Ele, que é ex-morador de rua, resolveu “agradecer a cidade” que o acolheu há nove meses.

Jayme contou ao Tribuna de Jundiaí que morou na rua por dez anos depois de sofrer depressão. “Fiquei com depressão, cai no mundo apenas com uma mochila nas costas e depois fiquei com vergonha de voltar para minha família”, recorda. 

Ele também contou que um dos motivos de ter ficado tanto tempo na rua era o alcoolismo. Jayme disse que ingeriu bebidas alcoólicas pela primeira vez aos 13 anos de idade. 

“A rua vicia e cria uma falsa zona de conforto. Você recebe uma ajuda superficial e não tem mais vontade de sair de lá”, detalha. “Foi passando, passando e quando fui ver já fazia mais de dez anos”, completa. 

Superação

Antes de viver na rua, Jayme – que hoje comanda um serviço especializado em polimento de faróis automotivos na avenida Nove de Julho – conta que tinha uma vida normal, comprava e vendia carros e tinha uma oficina mecânica. Além disso, sempre foi comunicativo e ‘por dentro’ de tudo. Nas ruas, ele continuou conectado ao mundo com um aparelho celular. 

Jayme narrava seu dia a dia nas ruas, abrigos e nas rodoviárias do Tietê e Barra Funda, em São Paulo (SP), nas redes sociais. Mas, ele foi assaltado e precisou se recuperar na casa de sua tia em Caieiras (SP). “Fiquei debilitado e precisava de cuidados para me recuperar. Então, procurei ajuda da minha tia que considero como mãe”. 

Após o assalto, em 2017, Jayme conheceu uma mulher em sua página que o convidou para morar em Jundiaí. “Ela me apresentou a cidade e me ajudou bastante. Mas não deu certo e eu voltei para as ruas… tive uma recaída”, lembra. 

O proprietário da ‘Dr. Faróis’ não esqueceu Jundiaí e decidiu sair de São Paulo para recomeçar. “Descarreguei um caminhão, ganhei R$ 50 e comprei os materiais para polir faróis. Vim para Jundiaí apenas com a roupa do corpo”, destaca.

Nos primeiros dias, ele dormiu no canteiro central da avenida dos Ferroviários e recebeu ajuda da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), comerciantes e moradores que passavam pelo local. 

Bem-humorado, o paulista conquistou sua clientela e chamou a atenção de um estacionamento que cedeu um espaço para atuar. Hoje, Jayme conta com cerca de 800 clientes e faz polimento de veículos em geral. 

“Comecei trabalhando nas ruas e hoje estou aqui na frente do JundiaíShopping, um ponto bom. Consegui alugar uma casa no Bela Vista e tenho conta em banco”, diz orgulhoso. 

Gratidão por Jundiaí

“Nunca sofri preconceito aqui e tinha uma vontade imensa de agradecer todo acolhimento que recebi”, diz o polidor. Pensando nisso, ele resolveu limpar o lago formado na cascata em frente ao JundiaíShopping duas vezes por mês. 

“Ele estava abandonado e decidi deixá-lo mais bonito”, ressalta. 

Jayme pretende limpar o lago pelo menos duas vezes por mês (Foto: Arquivo Pessoal)

Mas, as boas ações não param por aí! No último domingo (22), das 7h às 17h, Jayme arrecadou 60 litros de leite que serão entregues para ONGs (Organizações Não Governamentais) da região. “Vou comprar mais 100 litros de leite para completar a doação”, revela.

Para saber mais sobre os serviços e ações de Jayme, clique aqui.

Jundiaí

Agosto Dourado em Jundiaí: Brincar ao ar livre estimula o desenvolvimento infantil

Pisar descalço na terra, na água e nos mais variados ambientes é o convite que a Prefeitura de Jundiaí faz aos pais, aos cuidadores e aos avós.

Publicado

em

criança-brincando-ao-ar-livre-jundiaí-agosto-dourado
O Agosto Dourado é dedicado à primeira infância. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

A Prefeitura de Jundiaí, Cidade das Crianças, em celebração ao Agosto Dourado, convida as famílias e cuidadores a promover, ao menos uma vez por semana, um momento de brincadeiras com as crianças em espaços abertos. O Agosto Dourado é dedicado à primeira infância e promove atividades nas escolas, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Referência e Assistência Social…

Continuar lendo

Jundiaí

Confira o Abre e Fecha da Prefeitura para o feriado do Dia da Padroeira

A prestação de serviço à população terá alteração em algumas áreas de ações da Prefeitura

Publicado

em

Paço Municipal e parte dos serviços públicos municipais não terão atendimentos nesta segunda-feira (15)
Paço Municipal e parte dos serviços públicos municipais não terão atendimentos nesta segunda-feira (15). (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na próxima segunda-feira (15), alguns equipamentos e serviços públicos municipais poderão ter seus horários de funcionamento alterados, por conta do feriado local do Dia da Padroeira de Jundiaí. Confira abaixo os detalhes do funcionamento: Paço MunicipalO Paço permanece fechado entre na segunda (15), reabrindo na terça-feira (16), às 8h. SaúdeAs Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas…

Continuar lendo

Jundiaí

Programa de Intercâmbio é sucesso na EMEB Armanda

O Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural Brasil – Estados Unidos visa promover aprendizagens e a troca de experiências.

Publicado

em

estudantes-do-5°-ano-A-assitindo-o-vídeo-enviado-de-Doral
O Programa é um sucesso. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

O Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural Brasil - Estados Unidos é sucesso para as crianças da EMEB Professora Armanda Santina Polenti, no bairro Jundiaí Mirim. A turma do 5° ano A, através de vídeos, mantém contato com a escola Downtown Doral Charter Elementary School de Doral, na Flórida. O objetivo do programa é proporcionar aprendizagens e troca de experiências,…

Continuar lendo

Jundiaí

Educação no trânsito: UGTM realiza palestra no Sesc Jundiaí

Também realizaram um treinamento prático sobre pontos cegos.

Publicado

em

Treinamento prático sobre educação no trânsito (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) realizou, na quarta-feira (10), mais uma da série de palestras sobre educação no trânsito. A aula é ministrada pelo agente de trânsito Vagner Quintiliano. Desta vez, a ação aconteceu no auditório do SESC Jundiaí, voltada para os funcionários. Além disso, também realizaram um treinamento prático explicando o que são os pontos…

Continuar lendo

Jundiaí

Pesquisa aponta que produtos de beleza ganham destaque como presente para os pais

A pesquisa ouviu 427 pessoas no Centro e em bairros da cidade, nos dias 29 e 30 de julho e 1 e 2 de agosto, e 3 a cada dez entrevistados pretendem comprar presentes na data

Publicado

em

Produtos de beleza Masculino
Entre os que demonstraram intenção de compra, 30,65% responderam que pretendem presentear com roupas. (Foto: Canva)

As roupas ainda lideram as opções de presentes para os pais, mas pesquisa realizada pelo Instituto de Dados da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí aponta para o crescimento do setor de beleza e saúde para a data em relação a 2021. A pesquisa ouviu 427 pessoas no Centro e em bairros da cidade, nos dias 29 e 30 de…

Continuar lendo
Publicidade