Energia, gasolina e saúde vão pesar mais no bolso do consumidor em 2021
Connect with us

Economia

Energia, gasolina e saúde vão pesar mais no bolso do consumidor em 2021

Parte desses aumentos devem pesar no bolso dos consumidores em um momento de queda na renda

Published

on

Atualizado há

Aumento das contas. (Foto: Freepik)
Tarifas de serviços essenciais voltará a pesar no orçamento do consumidor em 2021 (Foto: Freepik)

Controladas pela administração pública, a inflação de preços nas tarifas de serviços essenciais deve alcançar, em 2020, um dos patamares mais baixos da história, mas voltará a pesar no orçamento do consumidor em 2021. Em razão da pandemia, reajustes de planos de saúde e energia foram adiados. Quem também teve queda de preço foram os combustíveis, isso por conta da desaceleração da economia em 2020, que deve voltar a subir em 2021.

De acordo com as projeções do Banco Central, a inflação dos chamados preços administrados são de 0,8% para 2020 e 5,1% para 2021 (ainda abaixo dos 5,5% de 2019). O IPCA total ficaria em 3,1% nos dois períodos, conforme aponta a instituição. 

Essas projeções não muito diferentes das estimativas do setor privado, que descarta a possibilidade de um choque de preços no próximo ano semelhante ao que ocorreu no segundo mandato de Dilma Rousseff (2015-2016) e na presidência de Michel Temer (2016-2018), quando os administrados tiveram aumento médio de 9,5% por ano.

Contudo, parte desses aumentos devem pesar no bolso dos consumidores em um momento de queda na renda. A rodada de reajustes começa em janeiro, quando as novas tarifas de transporte público serão definidas. 

Ainda em 2021 os planos de saúde devem ter alta no valor, cujo reajuste de 2020 será parcelado em 12 meses a partir de janeiro de 2021. Já os planos individuais e familiares terão um duplo reajuste, pois haverá ainda o aumento referente ao próximo ano.

Ao mesmo tempo, tarifas de energia elétrica, por exemplo, tiveram reajuste, mas passaram por uma espécie de alívio com a chamada Conta-Covid, que possibilitará diluir o repasse de despesas das empresas de energia no período da pandemia por um período de 54 meses a partir do segundo semestre de 2021. O repasse para a conta de luz seria dividido em 12 meses se não fosse esse mecanismo. Já os reajustes de água e esgoto e medicamentos chegaram a ser adiados, mas foram aplicados ainda neste ano de 2020.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Economia

Churrasco mais caro: por que o preço da carne subiu tanto?

Em termos mensais, o preço da carne sofreu uma alta de 8,02%, a maior elevação para o item desde dezembro de 2019, quando o aumento chegou a 18,06%.

Published

on

Carne - Preço da carne
Foto: Canva

Em novembro, o preço da carne registrou o terceiro aumento consecutivo, com uma alta acumulada de 15,43% nos últimos 12 meses, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10). Esse aumento segue uma tendência de crescimento que começou em setembro de 2024, após um longo período…

Continue Reading

Empregos

Sebrae abre 12 vagas temporárias para Agentes de Pesquisa em Jundiaí

Faixa salarial de R$ 5 mil e inscrições abertas até 23 de dezembro no portal Jundiaí Empreendedora.

Published

on

Folha Sebrae-SP; curso em parceria com ACE Jundiaí
Vagas são para o cargo de Agente de Pesquisa (Foto: Sebrae-SP)

O Sebrae está com 12 vagas temporárias para atuar no Centro de Jundiaí (SP) em atividades de inovação e tecnologia em benefícios de empresas participantes do programa ‘Ali Produtividade’. Os interessados devem ter Ensino Superior completo em Administração ou áreas relacionadas, experiência em Gestão e/ou Empreendedorismo, Inovação e em pequenos negócios de, no mínimo, seis meses. A faixa salarial é…

Continue Reading

Empregos

Amazon Brasil anuncia 100 vagas na área de tecnologia; confira

Vagas incluem oportunidades para desenvolvedores e estagiários, com benefícios atrativos como plano de saúde e descontos exclusivos.

Published

on

Fachada Amazon
Oportunidades são para atuar em São Paulo (Foto: Tony Webster/Flickr)

A Amazon Brasil está com 100 vagas abertas para o seu time de Tecnologia Internacional, que atua nas soluções e sistemas para a operação no site e no aplicativo da marca nas frentes de varejo e serviço de marketplace.  Cinquenta das vagas são para Desenvolvedores de Software dos mais diferentes níveis de senioridade. Já a outra metade são para estudantes…

Continue Reading
Skip to content