Procon-SP quer exigir que Apple forneça carregador em novos iPhones aos clientes que pedirem
Connect with us

Economia

Procon-SP quer exigir que Apple forneça carregador em novos iPhones aos clientes que pedirem

Empresa deixou de incluir adaptador de tomada em seus celulares e foi notificada por grupo de defesa do consumidor em outubro. Órgão pediu mais explicações, dizendo que não foi demonstrado “ganho ambiental” com a medida

Published

on

iPhone 11. (Foto: Fabio Tito/G1)
Apple não inclui mais carregador em iPhones, apenas um cabo USB-C. (Foto: Fabio Tito/G1)

O Procon-SP voltou a notificar a Apple nesta quarta-feira (2) para mais detalhes sobre a retirada do carregador dos iPhones.

A companhia deixou de colocar o adaptador de tomada em todos os seus celulares em outubro, após anunciar os novos iPhone 12, afirmando que a decisão faz parte de “seus objetivos ambientais”.

Na análise do Procon-SP, “a empresa não demonstrou esse ganho ambiental” em sua primeira resposta, pois não apresentou um plano de recolhimento dos aparelhos antigos e de reciclagem.

O posicionamento veio pouco depois de um mês de o Procon-SP notificar a Apple pela primeira vez sobre o caso. No final de outubro, o órgão solicitou que a empresa esclarecesse os motivos da decisão de retirar o item.

Em comunicado, o órgão afirmou que “irá exigir que o equipamento [carregador] seja disponibilizado para consumidores que pedirem”. Porém, a fabricante do iPhone ainda tem o prazo de 72 horas para se manifestar.

“Para que seja possível vender o celular sem o carregador, é necessário que o aparelho possa ser carregado em qualquer carregador existente. Se ele só puder ser carregado no modelo específico, se torna uma venda casada”, afirmou ao G1 Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

A manifestação da Apple será analisada pela diretoria de fiscalização do órgão. “Caso sejam constatadas infrações à lei, poderá ser multada conforme prevê o Código de Proteção e Defesa do Consumidor”, diz um comunicado.

Procurada pelo G1, a Apple disse que não irá comentar o caso.

Os consumidores podem comprar o item separadamente. No Brasil, um carregador custa R$ 199 na loja oficial da empresa.

Em seu site, a fabricante do iPhone afirma que os consumidores podem usar carregadores que já possuem ou comprar os acessórios separadamente.

No entanto, a maioria dos acessórios antigos tem entrada USB-A, enquanto todos os celulares virão com cabo USB-C. Somente o iPhone 11 Pro e 11 Pro Max eram vendidos com adaptador de tomada com porta USB-C.

“O consumidor que comprar um iPhone sem carregador deve fazer uma reclamação eletrônica pelo site do Procon-SP”, disse Fernando Capez.

Com informações do G1.

Empregos

PAT de Campo Limpo Paulista está com novas vagas de emprego; saiba como se inscrever

Interessados devem comparecer ao Posto do Trabalhador na Avenida Alfried Krupp, 1025, no Jardim América. Saiba mais!

Published

on

PAT de Campo Limpo Paulista exige apresentação de carteira de trabalho.
PAT de Campo Limpo Paulista está com vagas abertas para várias áreas de atuação (Foto: Canva)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador - PAT de Campo Limpo Paulista (SP) está com novas vagas de emprego abertas para diferentes áreas. As oportunidades também são para quem está em busca de sua primeira colocação no mercado de trabalho. Confira as vagas do PAT de Campo Limpo Paulista: Nas vagas disponíveis no PAT de Campo Limpo Paulista contam com…

Continue Reading

Empregos

Brasilata abre inscrições para o Programa de Estágio 2025 em Jundiaí; saiba mais

O programa de estágio da Brasilata conta com mais de 20 vagas e os estagiários aprovados no processo seletivo começarão em fevereiro de 2025; candidate-se!

Published

on

Brasilata de Jundiaí
Foto: Divulgação/Brasilata

A Brasilata abriu inscrições para o Programa de Estágio 2025, com diversas oportunidades nas áreas técnicas e administrativas. As vagas estão disponíveis em várias localidades, incluindo Jundiaí, oferecendo uma excelente chance para jovens talentos da região ingressarem no mercado de trabalho. O programa de estágio conta com mais de 20 vagas e os estagiários aprovados no processo seletivo começarão em…

Continue Reading

Empregos

Hopi Hari está com vagas de emprego abertas para Jundiaí e região; confira

Vagas são de nível fundamental e médio e inscrições podem ser feitas pela internet até dia 25 de novembro.

Published

on

Montanha Russa com bandeira do Hopi Hari
Ao todo, são 15 oportunidades para moradores de Jundiaí e região (Foto: Divulgação/ Hopi Hari)

O Hopi Hari, parque de diversões localizado em Vinhedo (SP), está com vagas abertas para Jundiaí (SP) e as oportunidades são para recreador, agente de segurança e atendente de lanchonete. As inscrições podem ser feitas até dia 25 de novembro no site ‘Jundiaí Empreendedora’.  Os benefícios ofertados pelo parque são assistência médica, assistência odontológica, cesta básica ou vale-alimentação, vale-transporte e…

Continue Reading

Empregos

Henkel abre vagas de estágio em Jundiaí com bolsa-auxílio de R$ 1,9 mil; confira

A inscrição para o processo seletivo da Henkel é gratuita e pode ser feita até 24 de novembro pelo site da Companhia de Estágios.

Published

on

Fachada da empresa Henkel
Foto: Divulgação

A Henkel está com vagas abertas para o programa de estágio. A oportunidade é voltada para estudantes universitários de diferentes áreas de graduação, com previsão de início em fevereiro de 2025. As vagas de estágio estão distribuídas nas três unidades da Henkel no estado de São Paulo: Escritório Central: localizado no bairro da Lapa, em São Paulo (capital); Plantas Industriais:…

Continue Reading

Empregos

Jundiaí promove ação de empregabilidade para pessoas em vulnerabilidade

Evento contou com a participação de empresas parceiras, como Avon, Natura, Aragroup e Tauste.

Published

on

Entrevista em ação da empregabilidade em Jundiaí.
Ação trouxe oportunidade para assistidos do CRAS Sul (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sul foi realizada uma ação de empregabilidade que trouxe oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa contou com a participação de empresas, como Avon, Natura, Aragroup e Tauste. A ação de empregabilidade foi organizada pela Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), em parceria com o projeto Inclusão Produtiva…

Continue Reading