Alunos de EMEB de Jundiaí têm aulas temáticas com galinhas e patos
Conecte-se conosco

Educação

Alunos de EMEB de Jundiaí têm aulas temáticas com galinhas e patos

Na escola de Ensino Fundamental, o grupo de alunos cuida de um galinheiro, organizando o espaço e aprendendo sobre a importância da alimentação correta.

Publicado

em

EMEB de Jundiaí tem aulas temáticas com animais
Além do casal de patos, os alunos da EMEB do Rio Acima cuidam de galinhas e galos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A EMEB Pedro Clarismundo Fornari, no bairro Rio Acima, em Jundiaí, recebeu novos integrantes para comemorar a volta dos alunos do 4º do Ensino Fundamental: Lola e Lolô, um casal de patos. A unidade escolar tem um grupo de estudantes que ajudam a cuidar de um galinheiro, onde também moram mais três galinhas, um galo e outra pata.

No projeto, as crianças do 4º e 5º ano aprendem a organizar o espaço, a importância da alimentação correta e higienização do habitat dos animais. “Eu estava com saudades das aulas na escola e também dos nossos animais. Fiquei tão feliz com a surpresa dos novos patos”, comentou Rebeca de Moraes Silva, de 10 anos de idade.

Sua amiga, Jennifer Eduarda Barbosa Silva, de 9 anos de idade, concorda com Rebeca e conta sobre sua paixão pelos animais. “Eu amo animais, tenho 12 codornas em casa e ajudar a cuidar das galinhas e patinhos que ficam aqui na escola é muito legal. As aulas ficam mais divertidas e aprendemos mais.”

A escola Pedro Clarismundo Fornari atende 230 alunos, da pré-escola e do ensino fundamental, em período integral. Enquanto os alunos mais velhos organizam e cuidam da nova casa de Lola e Lolô, as crianças de turmas mais novas visitam o galinheiro com os professores, em aulas temáticas.

O foco da EMEB, que fica no meio de propriedades que têm produção rural, é a valorização dos temas que envolvem a agricultura e atividades rurais. Além dos cuidados dos animais, os alunos também ajudam na horta da escola. “Eles fazem o plantio e depois visitam o zelador para explicar como devem ser feitas as regas noturnas, por exemplo, e indicam se precisam de algum material diferente para a manutenção do espaço”, comenta Telma Regina de Lima, bióloga e diretora da EMEB.

Alunos do Rio Acima, em Jundiaí, cuidam de animais para aulas temáticas na escola (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“Buscamos trazer o orgulho e valorização do agronegócio para a escola, além de fazer com que as atividades sejam uma extensão do que boa parte dos alunos vivem em casa. Com isso, conseguimos aliar a aprendizagem de diversas disciplinas como matemática por meio do porcionamento dos alimentos e da horta, biologia ao estudar os animais, entender o ciclo da reprodução, por exemplo, a diferença entre os ovos das espécies, entre diversos outros assuntos que são possível trabalhar com as crianças”, explica Telma.

As aulas presenciais nas escolas do ensino municipal retornaram na segunda-feira (3), em sistema híbrido, respeitando os protocolos de segurança sanitária, distanciamento, uso de máscara e álcool em gel e com capacidade máxima de 35% da escola.

Educação

Taxa de alfabetização da população brasileira chega a 93%, revela IBGE

Segundo dados do Instituto, em seis décadas, aumento foi de quase 20 pontos percentuais

Publicado

em

Instituto hoje (17) o 'Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo'. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (17) o Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo, cujos dados mostram o aumento da taxa de alfabetização da população. Dos 163 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples, enquanto 11,4 milhões não possuem…

Continuar lendo

Educação

A Escola SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Usinagens Especiais

Publicado

em

Por

Especialização: Lato SensuModalidade: PresencialDuração: 3 semestresAulas aos Sábados: Período integralValor: 18 parcelas de R$ 750,00 ou 24 parcelas de R$ 562,50. Ficou interessado? Clique em saiba mais, preencha o formulário que entraremos em contato: https://forms.office.com/r/W6DpP59EGd

Continuar lendo

Educação

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

Publicado

em

Por

Foto: Sam Bayle/Unsplash

Um estudo recente revelou que oito em cada dez professores da educação básica no Brasil já consideraram abandonar a profissão. Esse levantamento, conduzido pelo Instituto Semesp, identificou diversas razões que levam os educadores a cogitar essa decisão, incluindo questões como remuneração insatisfatória, falta de reconhecimento profissional, carga horária excessiva e desinteresse dos alunos. Resultados da pesquisa Realizada entre os dias…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos de Operador de Empilhadeira em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=empilhadeira&pag=1

Continuar lendo

Educação

Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

Continuar lendo
Publicidade