Alunos do Geva, em Jundiaí, têm aulas com abelhas sem ferrão
Conecte-se conosco

Educação

Alunos do Geva, em Jundiaí, têm aulas com abelhas sem ferrão

Parte das espécies já tinha colmeia nas árvores e em locais do espaço externo da escola. Apicultores orientam as atividades

Publicado

em

abelhas emeb Jundiaí
Mirela observa as abelhas pela lupa, enquanto Lavínia faz as anotações: aprendendo na prática (Foto: Divulgação/PMJ)

A partir da doação de um apicultor, os estudantes da Emeb Dr. José Romeiro Pereira, o Geva, passaram a contar com uma companhia inusitada durante as atividades ao ar livre: abelhas sem ferrão. Parte das espécies já tinha colmeia nas árvores e em locais do espaço externo da escola e a outra chegou no início do ano, com a doação de uma caixa com colmeia.

A iniciativa faz parte do programa de desemparedamento da infância, dentro do programa Escola Inovadora, criado pela gestão do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).

“O objetivo é explicar para as crianças a importância das abelhas, esses insetos tão importantes e essenciais para o meio ambiente, pois são polinizadores. Os alunos poderão ver, de perto e ao vivo, como funciona a organização dessa comunidade, entender que elas produzem o mel”, explica a diretora da Emeb, Elizabeth Cristina Santana.

O projeto, que está no início, tem o apoio de apicultores, que explicaram aos educadores da escola as diferenças das espécies e orientaram que os animais não oferecem riscos para os alunos e equipe da escola.

Leia também:

geva emeb abelhas

Emeb ganhou uma caixa com colmeia da espécie Jataí no início do ano (Foto: PMJ)

As atividades fora do ambiente da sala de aula, em contato com a natureza e em especial com as abelhas, são aprovadas pelas alunas Lavínia Póvoa e Mirela Yasmin Pedroso, que estão no programa “Estudo é Tudo”, que retomaram às atividades presenciais.

“É muito legal aprender enquanto estamos procurando animais na parte de fora, no pátio”, disse Lavínia que foi complementada pela colega Mirela: “eu já tinha visto abelhas na casa da minha avó, mas não tão de perto”, disse a aluna enquanto observava os insetos pela sua lupa.

“O desemparedamento da infância permitiu que os educadores tivessem outro olhar para os espaços das escolas. Oficinas de vivências em locais externos, como na Serra do Japi, por exemplo, realizadas no fim de 2020 foram importantes para iniciar essa observação com foco na transformação do ambiente”, comenta a supervisora escolar da Unidade de Gestão de Educação, Eliana Corradin.

Educação

Taxa de alfabetização da população brasileira chega a 93%, revela IBGE

Segundo dados do Instituto, em seis décadas, aumento foi de quase 20 pontos percentuais

Publicado

em

Instituto hoje (17) o 'Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo'. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (17) o Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo, cujos dados mostram o aumento da taxa de alfabetização da população. Dos 163 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples, enquanto 11,4 milhões não possuem…

Continuar lendo

Educação

A Escola SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Usinagens Especiais

Publicado

em

Por

Especialização: Lato SensuModalidade: PresencialDuração: 3 semestresAulas aos Sábados: Período integralValor: 18 parcelas de R$ 750,00 ou 24 parcelas de R$ 562,50. Ficou interessado? Clique em saiba mais, preencha o formulário que entraremos em contato: https://forms.office.com/r/W6DpP59EGd

Continuar lendo

Educação

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

Publicado

em

Por

Foto: Sam Bayle/Unsplash

Um estudo recente revelou que oito em cada dez professores da educação básica no Brasil já consideraram abandonar a profissão. Esse levantamento, conduzido pelo Instituto Semesp, identificou diversas razões que levam os educadores a cogitar essa decisão, incluindo questões como remuneração insatisfatória, falta de reconhecimento profissional, carga horária excessiva e desinteresse dos alunos. Resultados da pesquisa Realizada entre os dias…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos de Operador de Empilhadeira em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=empilhadeira&pag=1

Continuar lendo

Educação

Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

Continuar lendo
Publicidade