Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Jundiaí promove oportunidade para todos
Conecte-se conosco

Educação Pública

Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Jundiaí promove oportunidade para todos

Vagas disponíveis entre todos os períodos educacionais, com turmas de manhã, tarde e noite, oferecidas gratuitamente para a população

Publicado

em

mulher escrevendo em um caderno
Dona Juçara Ignácio, 66 anos, é um exemplo do resultado do serviço municipal prestado gratuitamente à população (Foto: Fotógrafos PMJ)

Por situações diversas, muitas pessoas não conseguem realizar os estudos nos períodos da infância, adolescência e juventude. Aqueles que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio encontram na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a oportunidade para retornar às carteiras escolares. Em 2020, a Prefeitura de Jundiaí ampliou em 20% as vagas disponíveis entre todos os períodos educacionais, com turmas de manhã, tarde e noite, oferecidas gratuitamente para a população.

Segundo dados da diretoria de Educação de Jovens e Adultos, da Unidade de Gestão de Educação (UGE), em 2019, 2.470 estudantes estavam matriculados nas turmas do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA). O número subiu para 2.986 em 2020, alavancado pelo aumento em 25% na oferta de vagas para o Ensino Médio, que teve a criação de sala na Região Oeste (Novo Horizonte) e das turmas no período da manhã, no Complexo Argos, saltando de 1,3 mil para 1,7 mil no montante geral das matrículas.

“Os investimentos em Educação abrangem todos os segmentos do ensino, da creche, passando pelo infantil e o fundamental, até a EJA. Muito além de obras de infraestrutura, temos direcionado as ações da gestão para melhorar a vida das pessoas, oferecer oportunidades de protagonismo. Exemplos disso são o recorde histórico de vagas oferecidas em cursos gratuitos de capacitação e o supletivo com acesso ampliado”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. “A cidade desenvolve e as pessoas fazem parte do desenvolvimento.”

Dona Juçara Ignácio, 66 anos, é um exemplo do resultado do serviço municipal prestado gratuitamente à população. Ela se formou no ano passado no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) do Complexo Argos. A aposentada completou o Ensino Médio e, ao concluir, prestou vestibular para o curso de Biomedicina na Faculdade Anhembi/Morumbi, em São Paulo.

“Consegui o mais difícil, que era passar em uma faculdade. Aqui tive professores que não ensinaram somente as matérias, mas davam um incentivo a mais, inclusive o estímulo para prestar vestibular”, compartilha Juçara, que passou quase duas décadas vivendo no Japão.

Ao todo, a EJA – que tem salas no Complexo Argos, no Morada das Vinhas, no Jardim São Camilo/Tarumã, no Novo Horizonte, no Santa Gertrudes, no Vista Alegre, no Engordadouro, no Almerinda Chaves, na Cidade Nova e na Vila Marlene – oferece Ensino Fundamental I, II e Médio e mantém as inscrições abertas pelo site da Prefeitura de Jundiaí, durante o ano inteiro. Para se matricular nas turmas é necessário ter a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental, e 18 para o Ensino Médio.

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo