Governo de SP anuncia volta às aulas a partir de 1º de fevereiro
Connect with us

Educação Pública

Governo de SP anuncia volta às aulas a partir de 1º de fevereiro

As unidades escolares dos municípios devem seguir o mesmo calendário.

Published

on

Alunos em sala de aula, usando máscaras de proteção
Foto: Reprodução

O Governo do Estado de São Paulo anunciou que as aulas presenciais em escolas estaduais retornam no dia 1º de fevereiro. Assim, as unidades escolares dos município devem seguir o mesmo calendário.

Ainda assim, com o aumento de casos de Covid-19 em todo o país, deixar as crianças e adolescentes voltarem para a escola ainda é um impasse para os pais.

Há quase um ano, por causa da pandemia, os estudos em todo o Brasil migraram das salas de aula para as salas online. Agora o governo do Estado já sinalizou que o retorno às escolas é obrigatório. No entanto, essa decisão cabe ao Conselho Estadual de Educação, que fará uma reunião no dia 13 de janeiro para discutir o assunto.

A doutora em educação da USP (Universidade de São Paulo), Flavines Rebolo Lapo, discorda da decisão. “O retorno é importante, mas ele precisa ser acompanhado com todas as normas de biosegurança, e muitas escolas talvez não consigam cumprir essas normas. Ele [o governo] não pode obrigar o retorno às aulas sem oferecer essas condições de segurança que são necessárias e imprescindíveis.”

Mesmo com o anúncio do governo estadual, o aumento de número de casos e ocupação nos leitos hospitalares podem alterar o Plano SP, o que vai impactar na volta às aulas.

As escolas que ficam em municípios que estão classificadas nas fases vermelha e laranja, podem atender apenas 35% dos alunos diariamente. Já na fase amarela, esse número sobre para 70% de participação. Na fase verde, é autorizado o atendimento à 100% dos estudantes matriculados.

O diretor regional de ensino, Marco Aurélio Bugni, lembra que atualmente ainda estão vigentes as atividades de recuperação, presenciais e online. De acordo com Bugni, do dia 26 ao dia 29 de janeiro será feita uma “semana de planejamento” para as definições do ano letivo.

Educação Pública

Enem PPL 2024: mais de 97 mil pessoas privadas de liberdade farão provas na próxima semana

Com maioria masculina e faixa etária entre 21 e 45 anos, mais de 97 mil candidatos participarão do exame em unidades prisionais.

Published

on

Enem PPL
Mais de 97 mil pessoas privadas de liberdade farão provas do Enem PPL (Foto: Divulgação/ Agência Gov via Inep)

A Agência Brasil divulgou, nesta quinta-feira (5), que mais de 97 mil candidatos se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio para presos e adolescentes sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, o Enem PPL de 2024.  Do mesmo modo que o Enem regular, o Enem PPL avalia o desempenho escolar da pessoa que concluiu o ensino médio e…

Continue Reading

Educação Pública

Pré-vestibular: Cursinho Chico Poço abre 80 vagas para jovens de baixa renda em Jundiaí

Podem participar do processo de seleção do Cursinho Chico Poço, jovens e adultos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Published

on

Alunos do Cursinho Chico Poço
Foto: Divulgação

O Cursinho Chico Poço, referência em preparação pré-vestibular em Jundiaí, iniciará as inscrições para o ano letivo de 2025 na próxima segunda-feira, 2 de dezembro de 2024. A iniciativa, voltada a estudantes de baixa renda, busca promover o acesso ao ensino superior por meio de aulas gratuitas e de qualidade. Quem pode se inscrever? Podem participar jovens e adultos com…

Continue Reading

Educação Pública

Inscrições para o Vestibulinho das Etecs 2025 são prorrogadas até quinta-feira (28)

A prorrogação do prazo do Vestibulinho das Etecs tem como objetivo ampliar as oportunidades de ingresso no ensino técnico público e gratuito.

Published

on

Prova Vestibulinho das Etecs
Foto: Roberto Sungi

O período de inscrições para o Vestibulinho das Etecs do Centro Paula Souza (CPS) foi prorrogado até as 20 horas da próxima quinta-feira (28). Os interessados ​​em garantir uma vaga para o primeiro semestre de 2025 deverão acessar o site oficial para realizar sua inscrição. Além disso, é importante efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que é de R$…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content