Em Jundiaí, 85% das escolas da rede municipal tem horta própria
Connect with us

Escola Inovadora

Em Jundiaí, 85% das escolas da rede municipal tem horta própria

Essa prática é fundamental para estimular os meninos e meninas das EMEBs a ter uma alimentação saudável.

Published

on

Atualizado há

Projeto Inova na Horta tem forte relação com a Programa de Combate à Obesidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A alimentação das crianças em Jundiaí é um assunto sério. Não por acaso, 85% das escolas municipais de Jundiaí, inseridas no Programa Escola Inovadora, participam do Projeto Inova na Horta e já possuem uma horta para chamar de sua. Portanto, essa prática é fundamental para estimular os meninos e meninas das EMEBs a ter uma alimentação saudável.

“Eu gosto de brincar e mexer na horta da nossa escola e experimento de tudo. Gosto muitos das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais)”, contou a pequena Laís Gabriele da Silva, de 6 anos.

O Projeto Inova na Horta está diretamente ligado a outro importante programa relacionado à infância: o Programa de Combate à Obesidade. A relação se dá pelo fato do potencial específico de muitas das hortaliças plantadas nas escolas. “Grande parte das hortaliças orgânicas que cultivamos nas escolas apresentam um grande potencial anti-inflamatório. Isso casa perfeitamente com o combate à obesidade, pois trata-se justamente de uma doença inflamatória”, afirmou a diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição da rede pública, Maria Angela Delgado.

Bons hábitos alimentares

Além disso, o programa conta também com a participação da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), em parceria com a Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS).

“A proposta do programa entre as plataformas de Educação, Saúde e Esporte tem como objetivo diagnosticar, encaminhar e oportunizar às crianças o combate à obesidade, proporcionando mais saúde e qualidade de vida, através de hábitos saudáveis”, disse o Gestor de Esporte e Lazer, Luis Claudio Tarallo.

A Gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, acredita que a participação dos educadores no processo de estímulo aos hábitos saudáveis é fundamental, inclusive considerando os conteúdos do currículo jundiaiense. No cenário atual, meninos e meninas precisam entender a relação entre alimentação saudável e desenvolvimento do corpo humano. “Precisamos pensar no desenvolvimento global da criança. Proporcionar o contato com a horta, com a terra, promover uma alimentação saudável e estimular a prática de atividades físicas. Essas atitudes são fundamentais para o desenvolvimento dos nossos pequenos”, avaliou.

Por fim, Jundiaí é a Cidade das Crianças e tem como prioridade desenvolver ações que estimulem o desenvolvimento delas. “Investir nas crianças é uma marca da nossa gestão, pois traz benefícios a curto, médio e longo prazo tanto para elas, quanto para suas famílias. Acreditamos que uma cidade boa para as crianças, é uma cidade boa para todos. Melhorar o ambiente em que elas vivem será sempre a nossa prioridade”, garantiu o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Escola Inovadora

SESI Jundiaí abre vagas para curso gratuito de Robótica de Programação

Inscrições devem ser realizadas pelo responsável legal da criança pela internet

Published

on

SESI Jundiaí abre vagas para curso gratuito, onde crianças poderão aprender o conceito básico da programação.
Sesi Jundiaí abre vagas para crianças que não fazem parte da Rede SESI-SP (Foto: Karim Kahn/SESI/SP)

SESI Jundiaí abre vagas para o curso gratuito de Robótica e Programação para estudantes de 12 a 15 anos. As inscrições seguem abertas até dia 9 de setembro pelo site oficial. Serão encontros presenciais, de 120 minutos cada, no FabLab Municipal, onde os alunos aprenderão os conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica. Para desenvolvimento das atividades práticas,…

Continue Reading

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Published

on

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continue Reading

Escola Inovadora

Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

Published

on

Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content