Educação de Jundiaí colhe frutos do projeto de educação financeira Semear
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Educação de Jundiaí colhe frutos do projeto de educação financeira Semear

4 mil alunos de Jundiaí tiveram, ao longo desse ano, aulas de educação financeira e educação sócio-emocional

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prefeito de jundiaí com alunos, enquanto os mesmos expoem, em mesa dentro da sala de aula, embalagens de produtos dentro de projeto de educação financeira
Prefeito Luiz Fernando Machado visitou escola para conhecer o trabalho de educação financeira desenvolvido com alunos (Foto: Divulgação/PMJ)

Oferecer às crianças ferramentas e conhecimentos financeiros necessários para a tomada de decisão consciente e acertadas. Esse é o princípio do Projeto Semear, realizado pela parceria da Prefeitura de Jundiaí – Escola Inovadora com o Bradesco – Unibrad, articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada a Unidade de Gestão Governo e Finanças (UGGF) e executado pela consultoria Carlotas, neste ano de 2019.

O trabalho, iniciado com a formação de professores do 3º Ano do Ensino Fundamental, resultou em projetos de 48 escolas estabelecidos respeitando as realidades e habilidades dos estudantes.

Nesta quarta-feira (27), os alunos do 3º Ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Pedro Clarismundo Fornari, apresentaram para o Prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vasti Ferrari Marques e o gerente do Bradesco – Unibra, Samuel Rizzo, os conhecimentos adquiridos ao longo do trabalho.

Iniciado em maio/2019, o conteúdo de educação financeira e educação sócio-emocional, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (ME), e integrante do Programa Escola Inovadora, foi desenvolvido com 4,1 mil alunos das Escolas Municipais e Educação Básica (EMEBs), sem qualquer ônus para a municipalidade.

A professora Luciene Aizeli de Azevedo Barbosa Ribeiro foi a responsável por aplicar a matéria para as crianças. Os alunos fizeram um exercício sobre desperdício de leite usado no café da manhã da escola e quanto isso representaria em quantidade de crianças servidas.

“Antes da atividade de educação financeira, o desperdício de leite chegava a 10 litros. Após as aulas e o trabalho de sensibilização realizado com todas as salas, conseguimos reduzir para apenas meio litro, ou seja, duas canecas e meia”, contou.

Desde universo micro, o tema foi ampliado para a realidade familiar e as crianças apresentaram exemplos vividos em casa, durante a atividade de ‘compra em família’, apresentada para os gestores. Luiz Gomes, 9 anos, fez uma compra consciente: levou apenas itens que constavam na lista de compras, de necessidade e com os melhores preços. “Aprendemos que precisamos poupar, verificar os preços e comprar o que precisamos”, salientou.

Segundo a mãe Luiz Gomes, Vanessa Gomes, 38 anos, após as aulas de economia financeira realizadas na escola, o garoto mudou o padrão de consumo e está poupando para realizar um sonho. “Ele é filho único e por isso, acabava abusando. Agora ele está mais consciente sobre o uso do dinheiro e deixou de explorar o avô, já que, quando ia ao mercado com o avô, comprava sorvete de palito e de massa. Agora, escolhe um”, contou.

Já Asheley da Silva, 8 anos, além de reduzir os desejos em gastos, se conscientizou sobre a atividade de complementação de renda realizada pela mãe: a produção de pães caseiros.

“Eu ajudo a minha mãe a vender os pães que ela faz. Sei que o dinheiro que ela ganha ajuda a comprar as coisas que precisamos. Temos que vender e poupar. Eu aprendi isso aqui, nas aulas”, conta a aluna, que junto com os colegas de sala, analisaram o consumo e o desperdício dos alimentos.

Os impactos fortalecem as atividades do Programa Escola Inovadora, que tem a diretriz de desenvolver as potencialidades das crianças e prepara-las para os desafios do futuro.

“Além da inserção da Língua Inglesa a partir dos 4 anos de idade, aulas de robótica e sócio-emocional, a educação financeira também é apresentada, de forma a impactar em decisões conscientes para os pequenos e também para as famílias. A Educação de Jundiaí está entre as 10 melhores do Estado e entre as 25 melhores do País; nossos alunos receberam medalha de bronze em Olimpíada de Matemática na China. Esses resultados comprovam a qualidade do serviço que é oferecido pelo município”, explicou o Prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi, a educação financeira na infância impacta em gerações mais conscientes economicamente.

“As crianças passam a trabalhar com perspectivas, planejamento e posicionamento, passando a ser multiplicadores de informação com as famílias. A educação financeira faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Escola Inovadora que tem o eixo principal a preparação das crianças para o futuro”, argumentou.

A Educação Financeira é conteúdo integrante da BNCC e do Currículo Jundiaiense. “Nós acreditamos que disseminar o tema entre os professores, as crianças e as famílias dos estudantes faz com que tenhamos a propriedade de fazer com que as pessoas entendam a relevância das finanças da família, não apenas no contexto escolar, mas também na sociedade. A iniciativa é interessante porque vai propiciar a todos autonomia financeira para viver melhor e concretizar as necessidades familiares”, pontuou a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques.

O gerente do Bradesco/Unibrad, Samuel Rizzo, ficou encantado com o resultado do Projeto Semear. “As crianças assimilaram o conhecimento e já estão aplicando no seu dia a dia. Saber que mudaram os hábitos consumistas, reduziram os desperdícios e mudaram a realidade das suas casas, é muito valioso para o projeto, ressaltando o objetivo final, semear a economia produtiva”, argumentou.

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Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

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Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
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Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

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Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

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Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

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Jundiaí: EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo prepara alunos para Olimpíadas

Os estudantes se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

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Além de ser a única representante brasileira, Jundiaí também compõe o seleto grupo de iniciativas com todos os objetivos da “Children & Nature” (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

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Horta Urbana do Fazenda Grande recebe alunos de EMEB

Durante a visita, as crianças colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula e tiveram a experiência de colher legumes e verduras.

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