Connect with us

Escola Inovadora

Educação de Jundiaí colhe frutos do projeto de educação financeira Semear

4 mil alunos de Jundiaí tiveram, ao longo desse ano, aulas de educação financeira e educação sócio-emocional

Published

on

Atualizado há

prefeito de jundiaí com alunos, enquanto os mesmos expoem, em mesa dentro da sala de aula, embalagens de produtos dentro de projeto de educação financeira
Educação de Jundiaí colhe frutos do projeto de educação financeira Semear

Oferecer às crianças ferramentas e conhecimentos financeiros necessários para a tomada de decisão consciente e acertadas. Esse é o princípio do Projeto Semear, realizado pela parceria da Prefeitura de Jundiaí – Escola Inovadora com o Bradesco – Unibrad, articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada a Unidade de Gestão Governo e Finanças (UGGF) e executado pela consultoria Carlotas, neste ano de 2019.

O trabalho, iniciado com a formação de professores do 3º Ano do Ensino Fundamental, resultou em projetos de 48 escolas estabelecidos respeitando as realidades e habilidades dos estudantes.

Nesta quarta-feira (27), os alunos do 3º Ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Pedro Clarismundo Fornari, apresentaram para o Prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vasti Ferrari Marques e o gerente do Bradesco – Unibra, Samuel Rizzo, os conhecimentos adquiridos ao longo do trabalho.

Iniciado em maio/2019, o conteúdo de educação financeira e educação sócio-emocional, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (ME), e integrante do Programa Escola Inovadora, foi desenvolvido com 4,1 mil alunos das Escolas Municipais e Educação Básica (EMEBs), sem qualquer ônus para a municipalidade.

A professora Luciene Aizeli de Azevedo Barbosa Ribeiro foi a responsável por aplicar a matéria para as crianças. Os alunos fizeram um exercício sobre desperdício de leite usado no café da manhã da escola e quanto isso representaria em quantidade de crianças servidas.

“Antes da atividade de educação financeira, o desperdício de leite chegava a 10 litros. Após as aulas e o trabalho de sensibilização realizado com todas as salas, conseguimos reduzir para apenas meio litro, ou seja, duas canecas e meia”, contou.

Desde universo micro, o tema foi ampliado para a realidade familiar e as crianças apresentaram exemplos vividos em casa, durante a atividade de ‘compra em família’, apresentada para os gestores. Luiz Gomes, 9 anos, fez uma compra consciente: levou apenas itens que constavam na lista de compras, de necessidade e com os melhores preços. “Aprendemos que precisamos poupar, verificar os preços e comprar o que precisamos”, salientou.

Segundo a mãe Luiz Gomes, Vanessa Gomes, 38 anos, após as aulas de economia financeira realizadas na escola, o garoto mudou o padrão de consumo e está poupando para realizar um sonho. “Ele é filho único e por isso, acabava abusando. Agora ele está mais consciente sobre o uso do dinheiro e deixou de explorar o avô, já que, quando ia ao mercado com o avô, comprava sorvete de palito e de massa. Agora, escolhe um”, contou.

Já Asheley da Silva, 8 anos, além de reduzir os desejos em gastos, se conscientizou sobre a atividade de complementação de renda realizada pela mãe: a produção de pães caseiros.

“Eu ajudo a minha mãe a vender os pães que ela faz. Sei que o dinheiro que ela ganha ajuda a comprar as coisas que precisamos. Temos que vender e poupar. Eu aprendi isso aqui, nas aulas”, conta a aluna, que junto com os colegas de sala, analisaram o consumo e o desperdício dos alimentos.

Os impactos fortalecem as atividades do Programa Escola Inovadora, que tem a diretriz de desenvolver as potencialidades das crianças e prepara-las para os desafios do futuro.

“Além da inserção da Língua Inglesa a partir dos 4 anos de idade, aulas de robótica e sócio-emocional, a educação financeira também é apresentada, de forma a impactar em decisões conscientes para os pequenos e também para as famílias. A Educação de Jundiaí está entre as 10 melhores do Estado e entre as 25 melhores do País; nossos alunos receberam medalha de bronze em Olimpíada de Matemática na China. Esses resultados comprovam a qualidade do serviço que é oferecido pelo município”, explicou o Prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi, a educação financeira na infância impacta em gerações mais conscientes economicamente.

“As crianças passam a trabalhar com perspectivas, planejamento e posicionamento, passando a ser multiplicadores de informação com as famílias. A educação financeira faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Escola Inovadora que tem o eixo principal a preparação das crianças para o futuro”, argumentou.

A Educação Financeira é conteúdo integrante da BNCC e do Currículo Jundiaiense. “Nós acreditamos que disseminar o tema entre os professores, as crianças e as famílias dos estudantes faz com que tenhamos a propriedade de fazer com que as pessoas entendam a relevância das finanças da família, não apenas no contexto escolar, mas também na sociedade. A iniciativa é interessante porque vai propiciar a todos autonomia financeira para viver melhor e concretizar as necessidades familiares”, pontuou a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques.

O gerente do Bradesco/Unibrad, Samuel Rizzo, ficou encantado com o resultado do Projeto Semear. “As crianças assimilaram o conhecimento e já estão aplicando no seu dia a dia. Saber que mudaram os hábitos consumistas, reduziram os desperdícios e mudaram a realidade das suas casas, é muito valioso para o projeto, ressaltando o objetivo final, semear a economia produtiva”, argumentou.

Escola Inovadora

SESI Jundiaí abre vagas para curso gratuito de Robótica de Programação

Inscrições devem ser realizadas pelo responsável legal da criança pela internet

Published

on

SESI Jundiaí abre vagas para o curso gratuito de Robótica e Programação para estudantes de 12 a 15 anos. As inscrições seguem abertas até dia 9 de setembro pelo site oficial. Serão encontros presenciais, de 120 minutos cada, no FabLab Municipal, onde os alunos aprenderão os conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica. Para desenvolvimento das atividades práticas,…

Continue Reading

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Published

on

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continue Reading
Pular para o conteúdo