Estudante de Jundiaí é destaque na maior feira internacional de ciências e engenharia
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Estudante de Jundiaí é destaque na maior feira internacional de ciências e engenharia

Regeneron ISEF é maior feira internacional de ciências e engenharia, de nível pré-universitário, que contou com a participação de cerca de 1.800 jovens de 65 nacionalidades

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Rafaela, da Etec Benedito Storani, conquistou o terceiro lugar com projeto para desenvolver laboratório portátil (Foto: Divulgação)

Cinco projetos científicos do Brasil se destacaram na maior feira internacional de ciências e engenharia: a Regeneron ISEF 2021, que terminou hoje (21/5), nos Estados Unidos. Desenvolvidos por seis estudantes do ensino médio e técnico da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, os projetos receberam alguns dos prêmios mais cobiçados pelos 1.800 jovens, de 65 nacionalidades, que participaram da feira.

Do Brasil, o destaque foi o projeto da estudante de Jundiaí (SP), Rafaela Curcio, que ficou em terceiro lugar na categoria “Engenharia Ambiental”. Outros três projetos ficaram em quarto lugar nas categorias “Ciências Sociais e Comportamentais”, “Microbiologia” e “Botânica”. Eles foram desenvolvidos por estudantes das cidades de Osório (RS), Salvador (BA) e Toledo (PR). Além desses, o projeto de um estudante de São Paulo (SP) ganhou menção honrosa, concedida por um dos apoiadores do evento. Veja abaixo mais informações sobre os projetos e seus autores.

“Apesar de todas as dificuldades deste último ano, em meio à pandemia e escolas fechadas, nossos professores orientadores e estudantes estão de parabéns, superaram as expectativas”, comemora Roseli Lopes, professora da Poli-USP e coordenadora geral da FEBRACE. “A delegação de estudantes brasileiros na Regeneron ISEF 2021 teve uma participação brilhante, conquistando prêmios relevantes para o Brasil. É uma amostra do talento dos nossos jovens em diversas áreas de Ciências e Engenharia. São brasileiros que nos orgulham por sua resiliência e dedicação e que estão trilhando caminhos de sucesso para o enfrentamento de desafios do presente e do futuro”, destaca.

No total, foram apresentados e avaliados 1.480 projetos em 21 categorias. Os quatro primeiros colocados, em cada categoria, receberam de US$ 3.000 a US$ 500 como prêmios. Os estudantes foram julgados considerando os seguintes critérios: rigor científico, competência e clareza demonstrada no desenvolvimento dos projetos, além da capacidade criativa e pensamento científico dos estudantes.

Por causa da pandemia da Covid-19, neste ano a mostra e a avaliação dos projetos na Regeneron ISEF foram realizados a distância. Por isso, para participar da feira, cada estudante brasileiro ganhou notebook, fone de ouvido, pacote de dados e uma camiseta, oferecidos pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil que patrocinaram a delegação brasileira, composta por 14 estudantes que apresentaram nove projetos.

Todos os projetos brasileiros que venceram na Regeneron ISEF 2021 foram selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) – a principal mostra nacional de projetos científicos, da qual participam estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todas as unidades da federação. A FEBRACE é filiada à Society for Science, entidade que promove a Regeneron ISEF, e tem direito a indicar anualmente nove projetos para competirem na feira internacional. Os organizadores e patrocinadores da FEBRACE também acompanham os estudantes na competição. Esta é 19ª vez que os estudantes selecionados pela FEBRACE participam da Regeneron ISEF, acumulando um total 67 prêmios, sendo que em duas ocasiões conquistaram o primeiro lugar.

Os vencedores brasileiros

Terceiro Lugar em Environmental Engineering (ENEV) – Prêmio de US$ 1.000
Rafaela Curcio (18)
Projeto: Análise de água automatizada: desenvolvimento de um drone à base de microcontroladores
Orientadores: José Roberto Cunha Jr. e Ricardo Murilo de Paula
Escola: ETEC Benedito Storani, Jundiaí – SP
Cidade: Jundiaí, SP

Quarto Lugar em Behavioral and Social Sciences (BEHA) – Prêmio de US$ 500
Victórya Leal Altmayer Silva (17)
Projeto: FIDERE: desenvolvimento de um App voltado à economia circular de brechós e associações do litoral norte gaúcho
Orientadores: Flávia Santos Twardowski Pinto e Cláudius Jardel Soares
Escola: IFRS – Campus Osório, Osório – RS
Cidade: Osório, RS

Quarto Lugar em Microbiology (MCRO) – Prêmio de US$ 500
Ana Carolina Gonçalves Selva (17)
Projeto: Potencial fungitóxico de diferentes extratos vegetais sobre o desenvolvimento in vitro do fitopatógeno causador da antracnose em frutos de bananeira – Fase IV
Orientadora: Dionéia Schauren
Escola: Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Unidade II, Toledo
Cidade: Toledo, PR

Quarto Lugar em Plant Sciences (PLNT) – Prêmio de US$ 500
Nicole Melo de Almeida (18) e Yasmin Barreto Teles Fonseca (19)
Projeto: Tecnologia alternativa para aumento germinativo e potencialização de compostos bioativos em culturas de coentro a partir da biomassa de Dunaliella salina incorporada ao biofilme polimérico
Orientadores: Fernando Leal Barreiros Moutinho e Jamile da Cruz Caldas
Escola: SESI Piatã – Escola Djalma Pessoa, Salvador – BA
Cidade: Salvador, BA

Menção Honrosa da International Council on Systems Engineering – INCOSE
Henrique Rodrigues Hissa Amorim (16)
Projeto: Tecnologias imersivas no ensino de astrobiologia
Orientadores: Tiago Bode e Sandra Maria Rudella Tonidandel
Escola: Colégio Dante Alighieri, São Paulo – SP
Cidade: São Paulo, SP

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A Escola SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Usinagens Especiais

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Especialização: Lato SensuModalidade: PresencialDuração: 3 semestresAulas aos Sábados: Período integralValor: 18 parcelas de R$ 750,00 ou 24 parcelas de R$ 562,50. Ficou interessado? Clique em saiba mais, preencha o formulário que entraremos em contato: https://forms.office.com/r/W6DpP59EGd

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Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

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Foto: Sam Bayle/Unsplash

Um estudo recente revelou que oito em cada dez professores da educação básica no Brasil já consideraram abandonar a profissão. Esse levantamento, conduzido pelo Instituto Semesp, identificou diversas razões que levam os educadores a cogitar essa decisão, incluindo questões como remuneração insatisfatória, falta de reconhecimento profissional, carga horária excessiva e desinteresse dos alunos. Resultados da pesquisa Realizada entre os dias…

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Senai-SP oferece cursos de Operador de Empilhadeira em Jundiaí

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Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=empilhadeira&pag=1

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Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

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O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

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Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

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Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

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