Professora de Várzea Paulista adapta educação inclusiva para aluno com deficiência auditiva na pandemia
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Educação

Professora de Várzea Paulista adapta educação inclusiva para aluno com deficiência auditiva na pandemia

Em meio à pandemia, a professora Dilma Rodrigues reinventou o jeito de ensinar para apoiar Pedro Gabriel, de 9 anos de idade.

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Professora Dilma Rodrigues, de Várzea Paulista, com o aluno Pedro, que tem deficiência auditiva
A professora Dilma Rodrigues acompanha Pedro desde 2018 (Foto: Reprodução/Prefeitura de Várzea Paulista)

Há 19 anos atuando na rede municipal de Ensino de Várzea Paulista, a professora Dilma Rodrigues é pós-graduada em educação especial e interpretação e tradução em Libras (língua brasileira de sinais), e com muitas histórias de profissão, atualmente acata a que deve ser a mais desafiadora de sua carreira.

Em meio à pandemia da Covid19, Dilma auxilia o aluno Pedro Gabriel Lins, de 9 anos de idade, que estuda no quarto ano da escola Professora Juvelita Pereira da Silva, no bairro Vila Real. Pedro possui deficiência auditiva e precisa de aulas adaptadas às suas necessidades.

Desde 2018, a professora trabalha no suporte pedagógico à Pedro e sua família, mas por causa da pandemia, precisou adaptar ainda mais o conteúdo específico que preparava para o aluno. Dessa forma, o atendimento da educação inclusiva agora tem vídeo chamadas e algumas atividades presenciais – seguindo todos os protocolos de segurança e saúde.

“Faço as adaptações das atividades da sala de aula toda semana em home office. Envio à escola para que ele as receba e mando os materiais visuais com sinais em Libras para a compreensão do aluno, vídeo chamada pelo WhatsApp e contato constante com a mãe”, explica a professora.

“Fazemos vários vídeos de atividades de acordo com as propostas pedagógicas e, em todos os momentos, tenho um ótimo retorno por parte da família, que considero essencial, pois dependo dela para ter um resultado satisfatório e a evolução do aluno nesse processo de ampliação de vocabulário”, relata.

O atendimento presencial é importante, já que para o aprendizado de Libras, língua materna que Pedro está desenvolvendo, o contato visual é fundamental. As atividades ainda incluem alunos de outras cidades que precisam do mesmo apoio pedagógico especial que Pedro. “É de suma importância que haja esse contato com outras pessoas surdas, mediante a mesma comunicação via Libras”, explica Dilma.

Aliança com a família

Com o contato constante, a família de Pedro desenvolveu um carinho pela professora Dilma, que se sente acolhida. De acordo com ela, é possível notar respeito e empatia na relação.

“Com o Pedro meu relacionamento é de afinidade, cumplicidade. Sempre estou disposta a apoiá-lo, dou a ele a liberdade na tomada de decisões, respeito seus limites e trocamos aprendizagens. Estar com o Pedro é simplesmente maravilhoso, é ter uma preciosidade e se surpreender com sua inteligência, além ver o quanto ele é amado por todos”, diz a profissional.

A mãe de Pedro, Angélica Lins, agradeceu a professora pelo empenho e dedicação, e conta que o reflexo do ensino também é sentido pela família. “Ao longo do tempo de aprendizado que ele teve ao lado dela, vimos a evolução enorme com o conhecimento que ela passou para ele. Esses conhecimentos não só o ajudaram a se comunicar com todos, mas também melhoraram grandemente a relação dele com a família. A professora Dilma foi um anjo enviado por Deus a nossa família”, elogia a mãe.

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