Grupo de universitários ensina biologia com paródias divertidas
Conecte-se conosco

Educação

Grupo de universitários ensina biologia com paródias divertidas

Entre os conteúdos abordados, estão Biologia Celular, Ecologia e Vírus – com enfoque na Covid-19

Publicado

em

Foto de informativo
Conteúdo está disponível no YouTube, Facebook e Instagram (Foto: Divulgação)

Um grupo formado por 12 universitários do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SP) está auxiliando estudantes durante o período de quarentena.

Lucas Canova Pigaiani, de 21 anos, que cursa Ciências Biológicas e faz parte do projeto, contou ao Tribuna de Jundiaí que a iniciativa faz parte do Programa de Educação Tutorial (PET) de Biologia no IFSP-SP – projeto desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente.

O conteúdo de biologia disponibilizado no Instagram, Facebook e YouTube é voltado para alunos, desde o Ensino Fundamental II até o Ensino Médio, com paródias e videoaulas.

“Por entendermos que as paródias é um material de fixação, nós começamos a produzir videoaulas destas paródias, justamente para ter um material mais denso”, explica Lucas.

Lucas destaca que o foco do grupo é “tornar o ensino de biologia mais democrático possível durante a quarentena”, com entendimento acessível para todos estudantes.

Entre os conteúdos abordados, estão Biologia Celular, Ecologia e Vírus – com enfoque na Covid-19. “Pretendemos contribuir com todas as subáreas da biologia”, acrescenta o universitário.

Desenvolvimento do conteúdo

Com a supervisão da professora Martha Cristina Motta Godinho Netto, o grupo desenvolve as paródias com músicas “chicletes” que ficam na cabeça.

Lucas cita o exemplo da música ‘Combatchy’, de Anitta, Luisa, Rebecca e Lexa. “Fomos adaptando a letra com base em palavras da biologia celular que rimassem e tornassem a música mais divertida”, detalha.

No entanto, ele diz que às vezes a inspiração surge “do nada”. “Teve uma madrugada, acho que eram 2 horas da manhã, em que eu comecei a escrever duas estrofes e com isso vamos moldando a música”, afirma.

Ele ainda destaca que o conteúdo é uma fonte para o estudo efetivo. “Nós entendemos que o aluno necessita buscar livros para ter uma abordagem completa do assunto. Contudo, eu acredito que as paródias são um forte material de apoio e de fixação, que irão auxiliar estes estudantes na recordação do que foi ensinado”, explica o universitário.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Saiu nossa primeira videoaula! Nela, explicamos as relações ecológicas intraespecíficas, que foram apresentadas em nossa paródia “Relações Ecológicas” ?

Uma publicação compartilhada por PETLICBIO IFSP SPO (@petlicbio.ifsp.spo) em

Outras experiências em voluntariados

Lucas, que é nascido em Louveira (SP) e jundiaiense de coração, é voluntário na ONG (Organização Não Governamental) Cursinho Professor Chico Poço desde 2018.

Mesmo com as limitações da quarentena, ele tenta ajudar os estudantes que fazem parte do projeto.

Lucas diz que participar do PET, como o cursinho pré-vestibular Chico Poço, é gratificante:

“’Finalmente eu entendi a matéria’ ou ‘Nossa, muito obrigado, me ajudou demais a estudar’ é emocionante, pois este é o nosso objetivo: tornar o ensino de ciências uma prática divertida e interessante, fugindo do modelo tradicional de escolarização”.

 

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área elétrica em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&modalidade=1&pag=1

Continuar lendo

Educação

Senai de Jundiaí abre vagas para cursos gratuitos de TI

As vagas são para cursos de Fundamentos do Python, Trilha Microsoft Power Plataform e Implantação de serviços em nuvem – AWS CLOUD. Os cursos acontecem entre maio e julho.

Publicado

em

Por

Senai de Jundiaí
Confira detalhes e veja como se inscrever (Foto: Divulgação/Senai)

A Escola SENAI “Conde Alexandre Siciliano”, localizada no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, está com vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais. Os cursos são todos da área de TI - Tecnologia da Informação. Confira detalhes: Fundamentos do Python Curso de 02 de maio a 13 de maio, das 18h30 às 22h (segunda a sexta-feira); Trilha Microsoft - Power Plataform Capacitação…

Continuar lendo

Educação

Fatecs abrem inscrições para Vestibular do segundo semestre

Interessados em disputar uma das 14.406 vagas em cursos superiores gratuitos em todo o Estado têm até 7 de junho para se inscrever

Publicado

em

Por

Inscrições para o Vestibular das Fatecs devem ser feitas entre 16 de abril e 7 de junho, pela internet. Foto: Roberto Sungi

A inscrição para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do segundo semestre começa nesta terça-feira (16) e pode ser feita até 15h de 7 de junho, exclusivamente, pelo site vestibularfatec.com.br. As unidades oferecem cursos de Ensino Superior Tecnológico gratuitos. A prova será aplicada em 30 de junho e o valor da taxa é de R$ 90. O…

Continuar lendo
Publicidade