Biblioteca Pública abre inscrições para curso gratuito de Cinema e Literatura
Conecte-se conosco

Acontece

Biblioteca Pública abre inscrições para curso gratuito de Cinema e Literatura

Os participantes devem escolher um livro do acervo da biblioteca que gostariam de transformar em um curta-metragem

Publicado

em

Biblioteca Pública abre inscrições para curso gratuito de Cinema e Literatura
Projeto chega a sua terceira edição (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Foram abertas na segunda-feira, 1º de julho, as inscrições para o curso Cinema e Literatura, que será realizado na Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot e chega à sua terceira edição. O orientador será o publicitário Carlos Zaik, presidente da ONG jundiaiense Vidapontocom, que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Os participantes escolhem um livro do acervo da biblioteca que gostariam de transformar em filme. Durante o curso, que é gratuito, aprendem técnicas de direção, roteiro, fotografia e, finalmente, gravam um curta-metragem.

Após fase de finalização e aula de pós-produção, os resultados são apresentados em um evento aberto ao público em geral, e os melhores profissionais – cinegrafistas, roteiristas – ganham troféus. Também serão produzidos cem DVDs, distribuídos gratuitamente.

Segundo conta Carlos Zaik, que ministrou os dois cursos anteriores, a primeira edição contou com apenas um curta-metragem, onde os participantes adaptaram o livro “Um corpo na biblioteca”, da escritora Agatha Christie, disponível no acervo da Biblioteca Nelson Foot.

LEIA MAIS

Programação de férias da Biblioteca tem atrações para todas as idades

“Você sairá do cinema emocionado”, diz diretor de O Rei Leão

Na segunda edição do evento – que teve as inscrições esgotadas em duas horas – foram escolhidas mais histórias, entre elas “Nós, Robôs”, de Isaac Asimov, “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, e “Pollyanna”, de Eleanor H. Porter. Cada uma virou um curta-metragem.

“Os participantes se sentem muito motivados e se envolvem com as histórias; muitos nem acreditam que fazer um curta-metragem seja possível, e se entusiasmam com o resultado”, conta.

As vagas são limitadas e as aulas serão realizadas de 6 de agosto a 10 de dezembro, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 21h30. A idade mínima para participação é de 17 anos.

Para se inscrever os candidatos deverão responder à seguinte pergunta: qual livro do acervo da biblioteca você transformaria em filme? Por quê? A equipe da Vidapontocom analisará as melhores respostas e entrará em contato com os candidatos.

Interessados podem ser inscrever até 15 de julho neste link.

Acontece

Jundiaí se une em prol do Rio Grande do Sul: Espaço Expressa reúne artistas neste domingo

O evento “Palco Livre” contará com diversas apresentações artísticas e arrecadação de donativos.

Publicado

em

No Espaço Expressa várias apresentações culturais e recebimento de doações para desabrigados do Sul (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Artistas jundiaienses se mobilizam em ação solidária para auxiliar desabrigados no sul do país. Em um domingo marcado pela união e pela arte, Jundiaí se prepara para receber o evento "Palco Livre", que reunirá diversos artistas da cidade em prol da campanha "Cultura: Todos juntos pelo Rio Grande do Sul". A iniciativa, idealizada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC)…

Continuar lendo

Acontece

Vulgoxis traz a riqueza da arte nordestina para Jundiaí em ‘Cerâmicas’

A exposição do artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis acontece a partir de 8 de junho, na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”. Saiba mais.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

O artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis convida o público de Jundiaí a mergulhar na cultura vibrante do nordeste brasileiro em sua nova exposição, "Cerâmicas". A partir de 8 de junho, a Pinacoteca "Diógenes Duarte Paes" se transforma em um portal para as tradições, cores e expressões únicas da região. Vulgoxis, conhecido por suas intervenções artísticas nas ruas e espaços públicos…

Continuar lendo

Acontece

ATmimos Girassóis: uma jornada emocionante através da arte cênica

O espetáculo “ATmimos Girassóis” aborda emoções e pertencimento através das artes cênicas, com um elenco inclusivo e acessibilidade em Libras.

Publicado

em

Elenco de "ATmimos Girassóis" em uma performance cênica que explora as emoções de Van Gogh com gestos e mímicas. (Foto: Divulgação)

Espetáculo gratuito no espaço expressa em Jundiaí Prepare-se para uma experiência sensorial única e emocionante com o espetáculo performático "ATmimos Girassóis", que será apresentado nesta sexta-feira (17) e sábado (18), às 19h, no palco da Sala Santos Jundiaí, do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), em Jundiaí. A entrada é gratuita, a classificação livre e o espetáculo oferece acessibilidade em Libras…

Continuar lendo

Acontece

Ivete Sangalo cancela turnê de 30 anos de carreira; artista viria a Jundiaí

O motivo, segundo comunicado, foi a falta de organização da produtora responsável. Turnê viria para Jundiaí em novembro. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Ivete Sangalo
Foto: Divulgação/Site

A cantora Ivete Sangalo anunciou o cancelamento da turnê "A Festa", que celebraria seus 30 anos de carreira e percorreria diversas cidades brasileiras, incluindo Jundiaí, até abril de 2025. O motivo, de acordo com comunicado oficial, foi a falta de organização da produtora responsável pelos shows, a 30e. A equipe de Ivete Sangalo explica que a artista pretendia levar uma…

Continuar lendo

Acontece

Acordes Solidários: 12 horas de música ao vivo em Jundiaí para ajudar o Rio Grande do Sul

Idealizado pelo empresário Marcos Brunholi e pelo músico Juliano Oliveira, evento reúne bandas da região para arrecadar fundos para as vítimas

Publicado

em

Fotos: Divulgação/Valéria Nani

No sábado, 18 de maio, a Cervejaria Marcos Brunholi, no Caxambu, prepara-se para um evento especial que vai unir diversão e solidariedade em prol das vítimas das recentes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. O projeto "Acordes Solidários", criado pelo empresário Marcos Brunholi e pelo músico Juliano Oliveira, da Banda Vitrola, visa arrecadar fundos para auxiliar as comunidades…

Continuar lendo
Publicidade