Jundiaí: Caminhadas gratuitas exploram história e arquitetura da cidade
Connect with us

Acontece

Jundiaí: Caminhadas gratuitas exploram história e arquitetura da cidade

Published

on

Atualizado há

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) abriu inscrições gratuitas para quatro roteiros temáticos de caminhadas mediadas por bens culturais da cidade. Com mediação da equipe do Departamento de Patrimônio Histórico, os roteiros disponíveis seguem o formato das visitas mediadas do Mês do Patrimônio do ano passado. São eles: “Centro Histórico – Patrimônios Culturais da Colina”, “Vila Arens e a Industrialização”, “Arquitetura Sacra: do Período Colonial ao início da República” e “Espaço Expressa – Arqueologia das antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro”.

“Trata-se de mais uma iniciativa de Educação Patrimonial desenvolvida pela Cultura com foco no incentivo à preservação e proteção dos bens culturais do Município, na apropriação das memórias do passado e na garantia às futuras gerações do direito à sua História”, explica o diretor do DPH, Elizeu Marcos Franco.

Os interessados devem se inscrever por meio dos formulários on-line. Para integrantes de instituições organizadas, estudantes, professores, acadêmicos e profissionais da área, as agendas disponíveis para este semestre são às quartas-feiras. Já para os interessados da comunidade em geral, as agendas disponíveis são aos sábados. Cada roteiro feito a pé tem duração estimada de três horas (das 9h às 12h, para as visitas da manhã, e das 14h às 17h, no período da tarde).

As caminhadas programadas do “Centro Histórico – Patrimônios Culturais da Colina” percorrem alguns dos bens que também fazem parte da Rota Turística do Centro Histórico, como a Pinacoteca Municipal, o Teatro Polytheama, o Solar do Barão e o Centro das Artes. Para os grupos segmentados, as visitas serão nos dias 03 de abril e 08 de maio, e para os interessados em geral no dia 06 de abril.

Pela região central da cidade, interessados poderão participar das caminhadas pelos Patrimônios Culturais da Colina e de Arquitetura Sacra (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Já pela “Vila Arens e a Industrialização”, a caminhada tem início na Estação Ferroviária e segue pelos pontos onde se encontravam algumas das primeiras indústrias instaladas no Município, como a Tecelagem Japy, Arens Irmãos e a Sociedade Argos Industrial. As agendas de grupos segmentados abertas são nos dias 10 de abril e 15 de maio. Já para a comunidade em geral, há agenda para o dia 20 de abril.

Pelo roteiro “Arquitetura Sacra: do Período Colonial ao início da República”, as caminhadas percorrem igrejas representativas da história do Município, como a Catedral, igreja de Sant’Anna e mosteiro de São Bento, e a igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Nos dias 17 de abril e 22 de maio, há agenda para grupos segmentados e no dia 25 de maio para interessados da comunidade em geral.

E pela caminhada do “Espaço Expressa – Arqueologia das antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro”, os visitantes irão percorrer os diversos pontos do único patrimônio cultural de Jundiaí tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além de analisar a arquitetura residencial no entorno do antigo conjunto fabril ferroviário, nas ruas Prudente de Moraes e XV de Novembro. Para os grupos segmentados, as agendas disponíveis são nos dias 24 de abril e 29 de maio, em ambos os períodos. Já para os interessados em geral, será 29 de junho.

Além das datas já divulgadas para o próximo bimestre, grupos interessados na montagem de outras agendas podem entrar em contato com o DPH por meio dos telefones (11) 4589-6824/6825.

Mais Educação Patrimonial

Além dos quatro roteiros de caminhadas, a Cultura oferece ainda a “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí” e que percorre pontos marcantes da presença e da resistência da população negra no Município. As novas agendas para 2024 serão divulgadas em breve.

Acontece

Arraiá do Maxi Shopping: diversão junina para a criançada começa sábado (22)

Evento acontece nos dias 22, 23, 29 e 30 de junho, na Praça das Carpas

Published

on

Arraiá do Maxi Shopping promete diversão para a criançada
Arraiá promete diversão para a criançada. Foto: Maxi Shopping Jundiaí

Vai começar o Arraiá do Maxi Shopping Jundiaí nos dias 22, 23, 29 e 30 de junho, quando a Praça das Carpas será tomada pelo clima junino, com brincadeiras típicas, música e muita animação para a criançada. Circuito de brincadeiras: diversão garantida Um circuito de atividades vai garantir a alegria dos pequenos. As crianças de até 12 anos poderão se…

Continue Reading

Acontece

Festival da Economia Criativa de Jundiaí celebra talento local

O evento da Prefeitura de Jundiaí e Fundação Escola TVTEC, acontece nos dias 14 e 15 de junho, com programação de arte, cultura, gastronomia e música.

Published

on

Evento ao ar livre, sob uma tenda, com várias pessoas circulando entre barracas de artesanato e produtos locais de Jundiaí.
O Festival da Economia Criativa terá mais de 150 expositores e entrada gratuita (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Escola TVTEC promoverão o Festival da Economia Criativa, um evento que reúne arte, cultura, gastronomia e música regional. O festival acontece nos dias 14 e 15 de junho no Complexo Argos, com entrada gratuita e programação para toda a família. Assim, no Festival da Economia Criativa você conhecerá mais de 150 expositores, com…

Continue Reading

Acontece

Jumpbarbecue celebra Dia dos Namorados com jantar especial e música ao vivo

A talentosa cantora Ananda encantará o público com um show acústico ao piano, voz e violão

Published

on

Foto: Divulgação

Neste Dia dos Namorados, o Jumpbarbecue promete uma noite inesquecível para os casais apaixonados com um jantar acompanhado de música ao vivo e ainda a chance de ganhar prêmios incríveis. A noite contará com a presença especial da talentosa cantora Ananda, que encantará o público com um show acústico ao piano, voz e violão, criando um ambiente intimista e romântico.…

Continue Reading

Acontece

Começa a montagem da Festa Julina de Jundiaí 2024

Você já pode comprar os ingressos para os shows na arena da Festa Julina. Saiba mais.

Published

on

Espaço de montagem de palco da Festa Julina de Jundiai, no Parque da Uva
A Festa Julina de Jundiaí 2024 acontecerá entre os dias 19 e 28 de julho (Foto: Divulgação/Festa Julina de Jundiaí)

A montagem da estrutura da Festa Julina de Jundiaí já começou e a expectativa é grande para o evento que acontece de 19 a 28 de julho. De acordo com a programação, o parque abre às sextas-feiras às 17h, sábados e domingos ao meio-dia. Para as crianças, haverá um espaço dedicado e gratuito com diversos brinquedos infláveis. Além disso, um…

Continue Reading

Acontece

Festa Junina Vegana em Jundiaí neste domingo

Desfrute de comidas típicas veganas, atividades para todas as idades e uma roda de conversa sobre empatia neste evento sustentável e divertido.

Published

on

Imagem mostrando alimentos típicos da Festa Junina Vegana: esfiha de carne vegetal e cocada em pedaços, ambos em uma mesa rústica.
Foto: Divulgação

Prepare-se para uma experiência única na Festa Junina Vegana, organizada pelo renomado Festival Come O Quê. Este evento especial, que acontecerá no dia 9 de junho, das 10h às 17h, no Clube São João, em Jundiaí, promete unir a tradição das festas juninas com a proposta vegana e sustentável. Delícias veganas para todos os gostos: A Festa Junina é um…

Continue Reading