Jundiaí Matsuri 2024: segunda edição do festival começa neste final de semana
Connect with us

Acontece

Jundiaí Matsuri 2024: segunda edição do festival começa neste final de semana

Importante evento que celebra a cultura japonesa acontece nos dias 22, 23 e 24 de março, no Parque da Uva

Published

on

Atualizado há

A cantora Karen Ito e Yuzo Akahori Band marcam presença no festival. Foto: Divulgação

O Jundiaí Matsuri – Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa retorna para sua segunda edição nos dias 22, 23 e 24 de março, no Parque da Uva. A entrada é solidária, com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí.

Com uma vasta programação, o evento reúne os principais artistas e nomes da comunidade japonesa do Brasil, promovendo uma imersão na rica herança japonesa. Ao longo dos três dias, os visitantes poderão apreciar diversas atrações, que incluem shows musicais, danças folclóricas e apresentações de taikô, concurso de cosplay, e oficinas de artes tradicionais, como origami e ikebana.

Importantes nomes da comunidade nikkei estarão presentes no evento, entre eles, os artistas Karen Ito, Joe Hirata, Serginho Tanigawa e Yuzo Akahori Band. O festival também trará shows de cultura pop japonesa com a Akatsuki Band, apresentando os maiores sucessos dos animes, e o cantor Diogo Miyahara, com vasto repertório de temas de seriados japoneses (Tokusatsu).

Outro destaque são os tambores japoneses (taikô), com performances dos grupos Wadan Taiko Ensemble, de Atibaia, Wakadaiko, de Maringá, Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Campinas, e Houkou, de Jundiaí.

Além das atrações artísticas, quem visitar o Jundiaí Matsuri terá a oportunidade de se deliciar com a autêntica gastronomia japonesa. Serão duas praças de alimentação servindo mais de 20 pratos típicos como sushi, sashimi, yakissoba, guioza, lámen, tempurá e outras delícias, proporcionando uma verdadeira viagem culinária ao Japão. E para atender aos diversos paladares, também estarão disponíveis comidinhas como torresmo de rolo, pastel, hambúrguer e joelho de porco.

Desfile e concurso de Cosplay

Quem deseja participar do desfile e concurso de Cosplay que agita o sábado (23) e o domingo (24), ainda está em tempo de se inscrever. A inscrição é gratuita e deve ser feita por um formulário online.

Os vencedores das melhores caracterizações inspiradas na cultura japonesa serão anunciados diariamente no palco do evento, ao final do concurso.

Exposições e oficinas

Foto: Divulgação

Uma das novidades deste ano são as oficinas gastronômicas gratuitas, promovidas pelo Senac, um dos patrocinadores do festival. Com capacidade para 20 pessoas, as aulas têm duração de aproximadamente uma hora, e as inscrições podem ser feitas no dia, no estande da instituição.

Sexta-feira, dia 22

– 19h30: Rolinho Primavera e Molho Tarê, com a professora Andressa

Sábado, dia 23

– 10h30: Tempurá, com a professora Lucila;
– 14h: Uramaki, Hot Holl e Hossomaki, com a professora Lucila;
– 16h30: Temaki e Shari, com a professora Andressa

Além disso, a área de exposições e oficinas oferecerá atividades gratuitas, como ikebana, oshibana, mangá, bonsai, furoshiki e pixel art.

Mais uma novidade desta edição é o espetáculo do “Mago dos Balões”, com o artista Luciano Takeda que apresenta um show com técnicas avançadas para criar esculturas de balões.

Programação artística completa

Foto: Divulgação

Sexta-feira, dia 22

  • 20h: Show musical com Joe Hirata
  • 21h: Wadan Taiko Ensemble (Atibaia)

Sábado, dia 23

  • 12h: Grupo Houkou – Cantores Nipo Jundiaí
  • 12h30: Grupo Wakadaiko (Maringá)
  • 13h: Cerimônia de Abertura
  • 13h45: Show musical – Jane Ashihara & Pamela Yuri
  • 14h45: Grupo Wakadaiko (Maringá)
  • 15h: Akatsuki Band
  • 15h45: Desfile e Concurso Cosplay
  • 17h: Anime Songs – ACEMA
  • 17h30: Grupo Odori – Fujim-bu da Nipo Jundiaí
  • 17h40: Cantores da Nipo Jundiaí
  • 18h: Grupo Wakadaiko (Maringá)
  • 18h30 Show musical – Serginho Tanigawa
  • 19h: Bon Odori
  • 20h: Show musical – Fabia & Norton Miasake

Domingo, dia 24

  • 12h: Grupo Houkou – Nipo Jundiaí
  • 12h45: Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Campinas)
  • 13h15: Yuzo Akahori Band
  • 14h: Show musical – Karen Ito
  • 15h: Mago dos Balões – Luciano Takeda
  • 15h45: Desfile e Concurso Cosplay
  • 17h: Show musical – Diogo Miyahara
  • 17h30: Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Campinas)
  • 18h: Bon Odori
  • 19h: Show musical – Serginho Tanigawa

O Jundiaí Matsuri – Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa é organizado pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Jundiaí (Nipo Jundiaí) e promovido pela Tasa Eventos.

Serviço:

Jundiaí Matsuri 2024

Data: 22, 23 e 24 de março
Horário: sexta das 17h às 22h; sábado das 10h às 22h; domingo das 10h às 20h
Local: Parque da Uva | Endereço: Av. Jundiaí, s/n – Anhangabaú
Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível, destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí

Acontece

Festival da Economia Criativa de Jundiaí celebra talento local

O evento da Prefeitura de Jundiaí e Fundação Escola TVTEC, acontece nos dias 14 e 15 de junho, com programação de arte, cultura, gastronomia e música.

Published

on

Evento ao ar livre, sob uma tenda, com várias pessoas circulando entre barracas de artesanato e produtos locais de Jundiaí.
O Festival da Economia Criativa terá mais de 150 expositores e entrada gratuita (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Escola TVTEC promoverão o Festival da Economia Criativa, um evento que reúne arte, cultura, gastronomia e música regional. O festival acontece nos dias 14 e 15 de junho no Complexo Argos, com entrada gratuita e programação para toda a família. Assim, no Festival da Economia Criativa você conhecerá mais de 150 expositores, com…

Continue Reading

Acontece

Jumpbarbecue celebra Dia dos Namorados com jantar especial e música ao vivo

A talentosa cantora Ananda encantará o público com um show acústico ao piano, voz e violão

Published

on

Foto: Divulgação

Neste Dia dos Namorados, o Jumpbarbecue promete uma noite inesquecível para os casais apaixonados com um jantar acompanhado de música ao vivo e ainda a chance de ganhar prêmios incríveis. A noite contará com a presença especial da talentosa cantora Ananda, que encantará o público com um show acústico ao piano, voz e violão, criando um ambiente intimista e romântico.…

Continue Reading

Acontece

Começa a montagem da Festa Julina de Jundiaí 2024

Você já pode comprar os ingressos para os shows na arena da Festa Julina. Saiba mais.

Published

on

Espaço de montagem de palco da Festa Julina de Jundiai, no Parque da Uva
A Festa Julina de Jundiaí 2024 acontecerá entre os dias 19 e 28 de julho (Foto: Divulgação/Festa Julina de Jundiaí)

A montagem da estrutura da Festa Julina de Jundiaí já começou e a expectativa é grande para o evento que acontece de 19 a 28 de julho. De acordo com a programação, o parque abre às sextas-feiras às 17h, sábados e domingos ao meio-dia. Para as crianças, haverá um espaço dedicado e gratuito com diversos brinquedos infláveis. Além disso, um…

Continue Reading

Acontece

Festa Junina Vegana em Jundiaí neste domingo

Desfrute de comidas típicas veganas, atividades para todas as idades e uma roda de conversa sobre empatia neste evento sustentável e divertido.

Published

on

Imagem mostrando alimentos típicos da Festa Junina Vegana: esfiha de carne vegetal e cocada em pedaços, ambos em uma mesa rústica.
Foto: Divulgação

Prepare-se para uma experiência única na Festa Junina Vegana, organizada pelo renomado Festival Come O Quê. Este evento especial, que acontecerá no dia 9 de junho, das 10h às 17h, no Clube São João, em Jundiaí, promete unir a tradição das festas juninas com a proposta vegana e sustentável. Delícias veganas para todos os gostos: A Festa Junina é um…

Continue Reading

Acontece

Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica se apresentam no SESI Jundiaí

A orquestra trará clássicos populares da música erudita, sob a regência de João Carlos Martins. A entrada é franca mediante retirada de ingressos. Garanta o seu.

Published

on

Maestro João Carlos Martins, se apresentando em um concerto, tocando piano. Ao fundo, membros da Bachiana Filarmônica estão tocando instrumentos de corda, como violinos.
A apresentação acontecerá no dia 13 de junho, a partir das 20h no SESI Jundiaí Luiz Latorre (Foto: JCM © Lúcia Haraguchi

Na próxima quinta-feira, dia 13 de junho, a Bachiana Filarmônica SESI-SP se apresenta no SESI Jundiaí Luiz Latorre, sob a regência do renomado Maestro João Carlos Martins. O concerto para os amantes da música erudita terá entrada franca e ingressos limitados. O concerto marca a celebração dos 80 anos do SENAI Jundiaí e dos 30 anos do Núcleo de Jovens…

Continue Reading