Agenda Cultural: confira a programação do final de semana em Jundiaí
Conecte-se conosco

Entretenimento

Agenda Cultural: confira a programação do final de semana em Jundiaí

Programação abre espaço para que a classe artística da cidade possa divulgar sua arte e ao mesmo tempo se aproximar do público

Publicado

em

Atualizado há

Espaço Expressa recebe a quinta edição do EncontrAfro neste final de semana. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí promove este final de semana diversas ações culturais gratuitas em seus equipamentos, abrindo espaço para que a classe artística da cidade possa divulgar sua arte e ao mesmo tempo se aproximar do público. Acompanhe a programação:

Fábrica das Infâncias Japy

Sábado (22), às 10h30, tem contação de história com o Projeto Sorrisinho Negro trazendo “A Lenda das Tranças”. Já no domingo (23), no mesmo horário, os bolsistas da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí realizam uma mostra de seus instrumentos para crianças. Elas poderão conhecer de perto a flauta transversal, o flautim, o clarinete, o trompete, o violino e alguns instrumentos de percussão.

Fábrica das Infâncias Japy tem recebido um grande público aos finais de semana. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os jovens músicos, Laura Heldt Tranche (flauta e flautim), Mateus Messias (flauta e flautim), Samuel Queiros (clarinete), Rodolpho Bernardes (trompete), Giancarlos Corraine (trompete), Bruna Caroline De Souza (percussões), Thalita Chaves (violino), serão acompanhados pelo coordenador pedagógico da Orquestra, Otavio Piola (piano).

Os músicos tocarão peças escritas especialmente para seus instrumentos para que as crianças possam conhecer a tessitura e timbre dos instrumentos, mas também algumas canções do universo infantil.

A Fábrica das Infâncias Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521-0971. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Biblioteca Nelson Foot

A programação no sábado (22) começa com aulas de xadrez para iniciantes às 10h. Na sequência, às 11h, tem contação de histórias com os atores da Cia. Brinco de Baleia, apresentando EletroBICHODoméstico. Encerra o dia a leitura dramática “Noite na Taverna”, às 15h, com os atores do grupo Performático Éos de Teatro. A leitura traz o texto teatral de Ulisses Vertuan “Noite na Taverna”, uma adaptação da obra de Álvares de Azevedo a ser encenada este ano.

Às 10h tem aula de xadrez. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O visitante também poderá conferir no espaço de Exposições da Biblioteca – Galeria Jundiaí – a mostra “Uma voltinha na nossa jornada: 15 anos e muitas histórias”, que reúne material da Cia. Um do Outro, apresentando ao público uma parte da sua jornada. A exposição fica aberta a visitação até o dia 29 deste mês.

A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti, 396. Vila Arens. O horário de funcionamento aos sábados é das 10h às 17h. Durante a semana, das 9h às 21h. Entrada gratuita.

Espaço Expressa

Nos dias 21, 22 e 23 de julho, Jundiaí volta a receber no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) o 5º EncontrAfro, um conjunto de ações culturais para empoderamento da população negra, criado e realizado pelo Coletivo Pretaeu, com o apoio da Unidade de Cultura. A ação acontece com o intuito de promover encontro entre a população negra na Região Metropolitana de Jundiaí.

Acompanhe a programação:

Sexta, 21, das 18h às 21h

18h às 19h – Abertura da sessão solene, com discotecagem do DJ Joker
19h – Dança Ancestral, com Marilis Barbosa; Solenidades com o Coletivo PRETAeu;
19h40 – Desfile da estilista Karine Priscila, da Negrita Modas;
20h – Balada Black com DJ Joker

Sábado, 22, das 9h às 21h

9h – DJ Adriano HP;
9h às 13h – Palco de Inovação de Negócios, com o Sebrae Jundiaí, Senac Jundiaí, Grupo IV2, Rede Afro Empreendedores Design Print, Procon Racial e Dr. Eginaldo;
11h às 17h – Brinquedoteca Dandara dos Palmares;
A partir das 11h –, Vivências no Espaço EncontrAfro Literário Conceição Evaristo, com Joize Aziza, Tiago Pinheiro e Viviane Menohgrafia
13h15 – “Santana, meu dna é cearense”, baseada em livro homônimo de Tiago Pinheiro;
14h às 18h – Encontro de Capoeiristas, com Iê Aruandê;
14h – palestra “Analogia da Pele Negra”, com Monica Miriam;
15h – Roda de conversa no Espaço EncontrAfro Glória Maria “Os Desafios da Mulher Negra no Mercado do Trabalho” mediada por Janaína Lopes;
16h às 20h – “Favela Sound System”, com aulão de Samba Rock;
18h – Discotecagem de DJ Maravilha;
20h – encerramento com Escola de Samba União da Vila

Domingo, 23, das 9h às 20h

9h – Aulão de Ritmo com Pri Sorria e DJ Adriano HP;
10h – “Desfile de Empoderamento Infantil Sorrisinho Negro”;
12h às 17h – Brinquedoteca Dandara dos Palmares;
14h – Vivência “Cura na Pele da Negra”, mediação com as psicólogas Andrea Pereira, Carolina de Paula, Dani Silva e Monaliza de Oliveira;
16h – “Oficina da Mandala” com Marilis Barbosa;
18h – Apresentação musical com Big Chico;
19h – encerramento da quinta edição do Encontrafro, o Festival, com as mulheres do Coletivo PRETAeu e apresentação musical com a Escola de Samba Leões da Hortolândia

O Espaço Expressa está localizado na Avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Centro. O local possui estacionamento.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

Em comemoração ao dia do Agricultor, 28 de julho, numa parceria das Unidades de Cultura e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, será aberta neste domingo (23), às 16h, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, a exposição “Uva Niagara 90”, em comemoração ao surgimento da uva Niagara Rosada na região, que completa 90 anos. Depois de mutação da uva branca, a Niagara Rosada foi descoberta em 1933 por Antônio Carbonari, que hoje dá nome ao Parque da Uva. 

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações 4568-2326.

Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão

Sobreviventes participam de exposição sobre o Holocausto no Solar do Barão, em Jundiaí2
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. O público poderá conferir a exposição “Holocausto – para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita”. O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. O horário de visitação é das 10h às 17h, de terça a domingo e feriados. Na segunda-feira, fechado para manutenção.

O Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto no, sábado e domingo, das 10h às 17h. Mais informações 4521-6259.

Museu Ferroviário

O visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça a domingo, (inclusive nos feriados), das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800.

Entretenimento

Tributo a Queen: Bohemian Rock agita o Jumpbarbecue neste sábado (18)

O grupo feminino Ladies of Rock faz o show de abertura, a partir das 19h

Publicado

em

Foto: Eduardo Firmo

A lendária banda Queen será homenageada na noite deste sábado (18), no Jumpbarbecue, com uma apresentação imperdível da Bohemian Rock. Composto por Luizinho Caldeira (vocal), Carlos Augusto (guitarra), Pedro Martin (bateria) e Rodrigo Zim (baixo), o grupo cover promete empolgar o público com os principais clássicos dessa que é uma das maiores bandas de rock da história. O show de…

Continuar lendo

Entretenimento

Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí abre temporada 2024 com concerto na UNIP

Sob a regência de Claudio Gatto, apresentação é gratuita e integra a programação dos 29 Grupos Musicais do Guri

Publicado

em

Foto: Robs Borges

A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí estreia na temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais do Guri no dia 23 de maio, quinta-feira, às 19h30, na UNIP Jundiaí. Sob a batuta do maestro Claudio Gatto, o repertório diversificado inclui composições que vão de Tchaikovsky e Brahms, passando por Martinho da Vila, entre outros artistas. A Orquestra Sinfônica do Guri de…

Continuar lendo

Acontece

Vulgoxis traz a riqueza da arte nordestina para Jundiaí em ‘Cerâmicas’

A exposição do artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis acontece a partir de 8 de junho, na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”. Saiba mais.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

O artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis convida o público de Jundiaí a mergulhar na cultura vibrante do nordeste brasileiro em sua nova exposição, "Cerâmicas". A partir de 8 de junho, a Pinacoteca "Diógenes Duarte Paes" se transforma em um portal para as tradições, cores e expressões únicas da região. Vulgoxis, conhecido por suas intervenções artísticas nas ruas e espaços públicos…

Continuar lendo

Acontece

ATmimos Girassóis: uma jornada emocionante através da arte cênica

O espetáculo “ATmimos Girassóis” aborda emoções e pertencimento através das artes cênicas, com um elenco inclusivo e acessibilidade em Libras.

Publicado

em

Elenco de "ATmimos Girassóis" em uma performance cênica que explora as emoções de Van Gogh com gestos e mímicas. (Foto: Divulgação)

Espetáculo gratuito no espaço expressa em Jundiaí Prepare-se para uma experiência sensorial única e emocionante com o espetáculo performático "ATmimos Girassóis", que será apresentado nesta sexta-feira (17) e sábado (18), às 19h, no palco da Sala Santos Jundiaí, do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), em Jundiaí. A entrada é gratuita, a classificação livre e o espetáculo oferece acessibilidade em Libras…

Continuar lendo

Acontece

Ivete Sangalo cancela turnê de 30 anos de carreira; artista viria a Jundiaí

O motivo, segundo comunicado, foi a falta de organização da produtora responsável. Turnê viria para Jundiaí em novembro. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Ivete Sangalo
Foto: Divulgação/Site

A cantora Ivete Sangalo anunciou o cancelamento da turnê "A Festa", que celebraria seus 30 anos de carreira e percorreria diversas cidades brasileiras, incluindo Jundiaí, até abril de 2025. O motivo, de acordo com comunicado oficial, foi a falta de organização da produtora responsável pelos shows, a 30e. A equipe de Ivete Sangalo explica que a artista pretendia levar uma…

Continuar lendo
Publicidade