'Round 6': especialistas ressaltam perigo da falta de filtro diante das crianças
Connect with us

Séries e Filmes

‘Round 6’: especialistas ressaltam perigo da falta de filtro diante das crianças

A nova série mais assistida da Netflix tem classificação indicativa para 16 anos, mas crianças têm assistido sem intervenção dos pais.

Published

on

Atualizado há

Poster da série Round 6
Especialista explicam as consequências na vida das crianças que são expostas a esse tipo de conteúdo (Foto: Divulgação/Netflix)

A série ‘Round 6’ se tornou a produção mais assistida da história da Netflix, e tem a classificação indicativa recomendada para maiores de 16 anos, por causa do conteúdo bastante violento.

O enredo da série coreana gira ao redor de pessoas 456 endividadas que podem ser resgatadas da crise por meio de jogos que literalmente são sobre vida ou morte. A narrativa traz ao debate uma série de narrativas sobre a sociedade: O que leva pessoas a arriscarem tudo por dinheiro? Quais os valores da vida? O que seria, de fato, a felicidade?

No entanto, crianças têm assistido ao programa sem que os pais intervenham ou entendam o perigo que isso representa. Exemplo disso é que uma escola no Rio de Janeiro revelou que crianças de 7 e 8 anos têm comentado sobre o assunto nos horários livres e feito brincadeiras que, na série, são relacionadas ao assassinato de personagens. A neuropsicóloga, Leninha Wagner, lembra o quanto é necessária uma espécie de controle por parte dos pais.

“A série apresenta cenas de violência explícita, tortura psicológica, suicídio, tráfico de órgãos, sexo, palavras de baixo calão, e isso chama a atenção pois são crianças comentando sobre o assunto como se fosse algo normal delas assistirem”, explica.

“Ao entrar em contato com conteúdo de cunho violento, as crianças e adolescentes acabam ‘normalizando’ e tomando isso como algo comum. Tornam-se mais reativas e agressivas. Nesta fase da vida ainda são imaturos e muito vulneráveis a estímulos que podem se tornar incontroláveis e até mesmo viciantes”, acrescenta.

Além disso, a especialista pondera que nesta idade o cérebro tem menos “freios” na regulação das emoções. “As crianças tendem a fazer o que vêem, não o que os pais e professores sugerem”.

Enquanto isso, Fabiano de Abreu, que é PhD, neurocientista, psicanalista e biólogo, esclarece que as crianças não têm a mesma percepção preventiva do adulto.

“A região do lobo frontal, relacionada à tomada de decisões, lógica e prevenção está em formação. Assim como a cognição com base na experiência não está desenvolvida. São discernimentos diferentes na percepção do adulto e da criança”.

Neste caso, ele recomenda que os pais tenham cuidado ao acesso das crianças, e expliquem com argumentos coerentes para cada idade, para que os pequenos entendam a diferença entre o real e a ficção, e suas consequências.

Séries e Filmes

13 melhores lançamentos da Netflix em setembro de 2024

Published

on

13 melhores lançamentos da Netflix em setembro de 2024
Foto: Reprodução Netflix

Lançamentos da Netflix em setembro de 2024 prometem tornar o mês emocionante para os assinantes, com uma variedade de novos filmes, séries e documentários. As produções abrangem diferentes gêneros, desde dramas emocionantes até comédias leves, garantindo que haja algo para todos os gostos. Entre os destaques, estão a minissérie O Casal Perfeito, que traz um mistério envolvente, e a continuação…

Continue Reading

Séries e Filmes

Sucesso dos jogos na tela: série ‘The Last of Us’

Published

on

A primeira temporada de The Last of Us terminou, e correspondeu às expectativas como potencialmente a melhor adaptação em live-action de um videogame. Foi incrível ver como a série trouxe à vida a icônica história do jogo. No entanto, como em qualquer adaptação, existem diferenças notáveis entre a série da HBO e o jogo original. Destacamos algumas diferenças importantes abaixo.…

Continue Reading

Séries e Filmes

Filme que retrata a história da família Cereser estreia em Jundiaí

O filme “Onde Há Vida Há Esperança” narra a saga de Santo Cereser, patriarca da família, e as adversidades que ele enfrentou durante sua imigração para o Brasil.

Published

on

Ator Luciano Szafir caracterizado em filme sobre a família Cereser de Jundiaí
A obra foi dirigida por Rodrigo Rodrigues e conta com Luciano Szafir e Marlon Blue no elenco (Foto: Divulgação)

No último fim de semana, a cidade de Jundiaí recebeu a estreia do filme "Onde Há Vida Há Esperança", que narra a saga de Santo Cereser, patriarca da família Cereser, e as adversidades que ele enfrentou durante sua imigração para o Brasil. A obra, dirigida por Rodrigo Rodrigues e com atuações de Luciano Szafir e Marlon Blue, teve sua pré-estreia…

Continue Reading

Séries e Filmes

‘Todo Mundo Odeia o Chris’ está de volta com nova série em 2024

A novidade já conta com a participação confirmada dos personagens Julius, interpretado por Terry Crews, e Rochelle, interpretada por Tichina Arnold. Saiba mais.

Published

on

Elenco da série Todo Mundo Odeia o Chris
Foto: Divulgação/UPN

A série de sucesso dos anos 2000, Todo Mundo Odeia o Chris, está de volta em uma versão animada! Intitulada Todo Mundo Ainda Odeia o Chris, a nova produção trará de volta vozes icônicas do elenco original e promete arrancar muitas risadas e nostalgia do público. Com episódios de meia hora de duração, a animação é produzida pela CBS Studios,…

Continue Reading

Séries e Filmes

O Exterminador do Futuro: o melhor e o pior filme da franquia, segundo a crítica

Published

on

Fonte: "Terminator" (CC BY 2.0) by dmoberhaus

Em 1984 estreou nos cinemas "O Exterminador do Futuro" (Terminator), um filme de baixíssimo orçamento que acabaria revolucionando a indústria cinematográfica.  40 anos após sua estreia, é praticamente consenso entre os fãs da cultura pop de que a franquia "O Exterminador do Futuro" é uma das mais icônicas da história do cinema.  Mas qual é o melhor e o pior…

Continue Reading
Advertisement