SESI Jundiaí apresenta o filme Down Quixote com elenco de atores com down
Conecte-se conosco

Entretenimento

SESI Jundiaí apresenta o filme Down Quixote com elenco de atores com down

A obra, que é o primeiro longa-metragem patrocinado pelo Sesi-SP em parceria com a Spray Filmes, será exibido gratuitamente no SESI Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Atores com síndrome de down
(Foto: Divulgação)

“Será que a vida é um sonho ou o sonho é a vida?”. Dom Quixote, o clássico do espanhol Miguel de Cervantes, é o livro mais lido de todos os tempos, além de ter dezenas de adaptações. Agora, o grande herói sonhador ganhou uma releitura única: estreou no Sesi Campinas Amoreiras em agosto e agora está percorrendo o Estado de São Paulo. Todas as sessões são gratuitas. (Confira as informações sobre a temporada no final do texto).

“Down Quixote”, filme com elenco 100% composto por atores com Síndrome de Down. Idealizado, escrito e dirigido por Leonardo Cortez, com fotografia de Patrick Hanser, o filme é o primeiro longa-metragem patrocinado pelo SESI-SP. O projeto conta ainda com produção da Spray Filmes, mesma produtora do longa “Abe” e do canal Quebrando o Tabu.

A produção

O longa traz Diogo (Diogo Junqueira), um jovem com Síndrome de Down que pertence a um grupo de teatro que reproduz grandes clássicos da dramaturgia. No entanto, o projeto mais recente do seu grupo, Dom Quixote, acaba adiado por conta da pandemia. Na solidão do seu exílio na casa da sua tia, em Tiradentes, Diogo mergulha no universo de sua nova peça enquanto decora seu papel. A partir daí, a história de Dom Quixote acontece na cabeça de Diogo.

O filme “Down Quixote” nasceu de uma peça teatral, que se desdobrou para as telonas. Os atores egressos do Grupo ADID de Teatro (criado por Cortez em 1998 e atualmente Nosso Grupo de Teatro da Casa de Cultura Movimentarte), ensaiavam a releitura do clássico. Com a pandemia e o isolamento social, afastados de sua maior paixão, surgiu a ideia de continuar os trabalhos e tornar o sonho realidade.

Os experientes atores, que já apresentaram mais de uma dezena de peças, estavam acostumados com os palcos. Ainda assim, tiveram que aprender a usar a câmera como nova espectadora de seus trabalhos. Para isso, o grupo encarou um longo processo de preparação que começou ainda de maneira remota e que se desdobrou em ensaios presenciais diários durante quatro meses, conduzidos por Cortez, pelo diretor de fotografia Patrick Hanser e pela preparadora de elenco Glaucia Libertini.

Representatividade

Longe de ser apenas uma encenação da obra de Cervantes, “Down Quixote” traz a visão da pessoa com Síndrome de Down sobre a história do cavaleiro e seu fiel escudeiro. Para isso, o roteiro se abasteceu de contribuições criativas dos próprios atores nos processos de improvisação, transportando esse universo mágico para a realidade da pessoa com deficiência.

A cidade histórica de Tiradentes, onde o filme foi rodado é a nova região da Mancha, onde os devaneios de Dom Quixote se materializam numa mistura entre o onírico e a realidade, permeada de elementos teatrais que escapam do palco e invadem as belas paisagens de Minas Gerais. É em Tiradentes e na cabeça de Dom Quixote que uma locomotiva vira um assustador dragão, a camponesa Aldonza se transforma em Dulcinéia e uma procissão religiosa se confunde com o sequestro de uma princesa.

A figura do cavaleiro Dom Quixote se traduz pela sua lucidez diante de um mundo brutalizado e senil. Ele é um ser de profunda inteligência, bondade e idealismo, que acaba, justamente por isso, sendo vítima de preconceitos, chacotas e perseguições. O elenco, composto 100% por pessoas com Síndrome de Down, carrega um pouco de Dom Quixote em si mesmo, mas também empresta à Cervantes uma visão única, que só eles poderiam ter. Afinal, quem precisa andar a cavalo quando se tem asas?

Entretenimento

Agenda Cultural: confira a programação em Jundiaí no primeiro final de semana de maio

Com atrações para todos os públicos, Unidade de Gestão de Cultura apresenta uma série de atividades gratuitas

Publicado

em

Por

A Cia. A Dois apresenta a contação de história “O Trovador e o Rei”, na Fábrica das Infâncias. Foto: Divulgação

A programação gratuita preparada pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) para o primeiro final de semana de maio (4 e 5), traz apresentações pelo programa municipal Cidade das Crianças, na Fábrica das Infâncias Japy. Ainda no final de semana, o público também poderá conferir as exposições em cartaz nos equipamentos municipais, como na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes,…

Continuar lendo

Acontece

“Come o Quê”: festival vegano celebra Dia das Mães em edição especial

Domingo, dia 5, o Clube São João será palco do já consagrado evento na cena vegana da região

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

No próximo domingo, dia 5 de maio, o Festival Come o Quê retorna com uma edição especial dedicada ao Dia das Mães. O evento, já consagrado na cena vegana da região, promete uma experiência gastronômica e cultural únicas para todos os participantes. O festival será no Clube São João, das 10h às 17h, e trará uma variedade de delícias veganas,…

Continuar lendo

Acontece

Jundiaí recebe show da turnê nacional ‘Metallica Symphonic Tribute’

Projeto combina a força do heavy metal com a grandiosidade da música sinfônica. Apresentação única acontece no dia 4 de maio, no Teatro Polytheama.

Publicado

em

Por

Turnê "Metallica Symphonic Tribute" vai percorrer 12 cidades brasileiras. Conheça (Foto: Leandro Godoy)

O pessoal da região de Jundiaí que é fã do heavy metal da banda norte-americana Metallica terão uma noite para guardar na memória. A turnê nacional “Metallica Symphonic Tribute” chega à Jundiaí neste sábado (4), às 20h, no Teatro Polytheama, trazendo uma releitura emocionante dos maiores sucessos da banda. O show apresenta um repertório cuidadosamente selecionado, com clássicos como “Enter…

Continuar lendo

Entretenimento

Maio no Teatro Polytheama: programação diversificada traz atrações para todos os públicos

A agenda está repleta de música, dança, comédia e espetáculos para o público infantojuvenil

Publicado

em

Por

Foto: Tribuna de Jundiaí

Após um abril repleto de movimento e emoções durante as apresentações do 26º Festival Enredança, o Teatro Polytheama está pronto para começar o mês de maio com uma programação diversificada e empolgante. Uma das atrações gratuitas deste mês será o terceiro concerto da temporada 2024 da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão…

Continuar lendo

Entretenimento

Agenda cultural: descubra as atrações deste final de semana em Jundiaí

Com uma série de atividades gratuitas em diversos espaços culturais, a agenda inclui atrações pelo programa Cidade das Crianças

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) apresenta uma variada programação cultural para o último final de semana de abril. Com uma série de atividades gratuitas em diversos espaços culturais, a agenda inclui ainda atrações pelo programa municipal Cidade das Crianças. Confira a programação completa nos espaços culturais da cidade: Biblioteca Nelson Foot Neste sábado (27), a Biblioteca…

Continuar lendo
Publicidade