Exclusivo: jundiaiense na Itália diz viver medo e "clima de guerra" com avanço do coronavírus
Conecte-se conosco

Geral

Exclusivo: jundiaiense na Itália diz viver medo e “clima de guerra” com avanço do coronavírus

“Os doentes que morrem em hospitais vão para o cemitério nos carros fúnebres e diretamente para a cremação”, relata.

Publicado

em

Atualizado há

jundiaiense Nereide Silva usa máscara em proteção ao coronavírus durante confinamento em sua casa
Nereide Silva mora há 15 anos em Nápoles

A jundiaiense Nereide Silva vive momentos de pânico na Itália, com a propagação do coronavírus.

Moradora há 15 anos em Nápoles, na região da Campânia, sul da Itália, ela está em completo isolamento domiciliar com o marido.

“Estamos em casa, confinados, blindados, sem poder ter contato com parentes, amigos, vizinhos”, conta.

“Tem casos confirmados em toda parte. Eu defino tudo como uma guerra”.

Embora a região onde mora não seja o epicentro da pandemia na Itália, o terror do coronavírus já se espalhou por todo o país.

Nereide relata que os momentos são “dramáticos”, já que a região da Campânia tem cerca de 400 casos positivos já confirmados.

“Dizem nos telejornais que aqui na região haverá um forte pico do vírus nos próximos 15 dias. Pois muitas pessoas fugiram do norte domingo passado em direção ao sul, onde ainda não havia casos positivos”, ressalta.

“Em uma semana subiu para 400 e a previsão é maior”, relata.

Já no norte, sobretudo na Lombardia, a situação é de terror, segundo a jundiaiense, que morou parte da vida no bairro da Colonia, antes de se mudar definitivamente para a Itália.

“Os doentes que morrem em hospitais vão para o cemitério nos carros fúnebres e diretamente para a cremação. As famílias das vítimas não podem se despedir porque é literalmente proibido”, explica.

Segundo ela, os hospitais estão, literalmente, em estado de emergência e colapso. “Os médicos, enfermeiros e profissionais de laboratório estão dando a própria vida para salvar pessoas”, lamenta.

“Tenho medo! Parece que estou sonhando. Pois vi coisas parecidas, somente em filmes de guerra”.

Esperança

Apesar de todo o clima de pânico, Nereide relata fatos de solidariedade e compaixão como “injetores de esperança”.

As crianças em confinamento criam desenhos de arco-íris com a frase Andrà tutto bene que quer dizer “ficará tudo bem” (foto abaixo).

“Isso é muito importante, porque as crianças dão uma injeção de coragem para nós adultos e fazem com que nós tenhamos a esperança de que tudo irá passar”.

Em todos os lugares, duas vezes por dia, as pessoas saem nas sacadas com as bandeiras e cantam o hino di Mameli (Hino Nacional da Itália). Isso prova que a Itália é um país forte e com certeza vamos superar tudo isso”, afirma

Alerta

Nereide vê com muita preocupação a disseminação do coronavírus também no Brasil. E alerta para que todas as medidas de contenção da doença sejam tomadas o mais rápido.

“Eu diria que tomem cuidado com a limpeza pessoal. Que não precisam acabar com os produtos como álcool em gel no supermercados. E que fiquem em casa o máximo que puderam”, alerta.

“Que procurem informações e sigam corretamente as indicações necessárias para não acontecer o que aconteceu aqui na Itália”.

Geral

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Artigo por Ives Gandra da Silva Martins 

Publicado

em

Por

Ives Gandra da Silva Martins
Fotos: Andreia Tarelow

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo. Nós mostramos, efetivamente, esses dados em nosso novo livro “Brasil, que país é este?”, escrito…

Continuar lendo

Geral

Várzea Paulista recebe mais de 100 matrículas do Governo Estadual para regularização fundiária na Vila Real

Evento de entrega ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de autoridades estaduais

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Nesta quinta-feira (14), Várzea Paulista recebeu do Governo Estadual mais de 100 matrículas para a Regularização Fundiária de imóveis do bairro Vila Real. O evento ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e de municípios vizinhos. A regularização fundiária vem sendo realizada através da Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação com o programa…

Continuar lendo

Geral

Crianças e adolescentes do Projeto ‘Arte e Movimento’ da APAE se apresentam no SESC Jundiaí

O grupo é formado por 24 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, síndrome de down e autismo entre 06 a 17 anos.

Publicado

em

Por

O grupo apresentou o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno (Foto: APAE Jundiaí)

Nesta quarta-feira (28), as crianças e adolescentes do projeto Arte e Movimento da APAE Jundiaí se apresentaram no Teatro do SESC Jundiaí. Elas apresentaram o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Essa foi a primeira apresentação do grupo, que visitou o Centro das Artes e a Sala Glória Rocha no dia 14 de fevereiro. Na plateia, familiares orgulhosos…

Continuar lendo

Geral

Jundiaí registra fortes chuvas nesta segunda-feira (8)

A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão está nas ruas realizando vistoria e auxiliando os munícipes a fim de mitigar os transtornos

Publicado

em

Por

Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Defesa Civil de Jundiaí informa que o volume de chuvas registrado até 18h desta segunda-feira (8) foi: 50 mm no Jardim Florestal, 33 mm na Roseira, 43 mm no Jardim Tamoio, 29 mm no Fazenda Grande, 17 mm no Santa Gertrudes e 33 mm no Rio Jundiaí – altura da Vila Graff. A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão…

Continuar lendo

Geral

Maxi Shopping Jundiaí tem loja em prol da Ateal; conheça

A loja vende produtos institucionais, como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, patchworks, colares, bolsas, mesa posta, velas, enfeites de natal e mais, com preços a partir de R$ 15.

Publicado

em

A ATEAL é referência no atendimento para o diagnóstico e reabilitação de deficientes auditivos e pessoas com distúrbios de fala em Jundiaí (Foto: Divulgação)

O Maxi Shopping Jundiaí iniciou a exposição e venda de trabalhos em prol da Ateal – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem. A loja solidária acontece até 31 de dezembro, próxima à Entrada do Sol, no Maxi Shopping. A loja tem produtos institucionais como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, acessórios, decoração, mesa posta, enfeites de natal e muito…

Continuar lendo
Publicidade