Jundiaí apresenta novo modelo de ensino fora das salas de aula
Conecte-se conosco

Geral

Jundiaí apresenta novo modelo de ensino fora das salas de aula

Foram apresentados exemplos de espaços que possibilitam com que as crianças aprendam com e na natureza, como a horta da escola, o bosque

Publicado

em

Atualizado há

Várias possibilidades de interação com o verde foram mostradas
Várias possibilidades de interação com o verde foram mostradas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O prefeito Luiz Fernando Machado e a gestora de Educação, professora Vastí Ferrari Marques, apresentaram ao vivo e para o mundo, nesta segunda-feira (19), o Desemparedamento da Escola, desenvolvido em toda a rede municipal de ensino, dentro do Programa Escola Inovadora. Jundiaí é destaque entre os participantes do “Global Lessons on Greening School Grounds & Outdoor Learning”, organizado pela Children & Nature Network.

A transmissão foi feita da EMEB Aparecida Merino Elias, no bairro Medeiros. Foram apresentados exemplos de espaços que possibilitam com que as crianças aprendam com e na natureza, como a horta da escola, o bosque, o parque naturalizado, o pátio, as áreas com animais como coelhos, tartarugas e galinhas.

Na EMEB Aparecida Merino, as crianças aprendem na horta, no bosque e no pátio
Na EMEB Aparecida Merino, as crianças aprendem na horta, no bosque e no pátio. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“Jundiaí é referência no cuidado com as crianças, ao considerar a importância dos anos iniciais e ao priorizar o brincar e o contato com a natureza para o desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor. O Desemparedamento da Escola não somente favorece o aluno pedagogicamente, como desenvolve o ser humano. É um modelo replicável e é importante mostrar isso para o mundo, na prática”, destacou o prefeito Luiz Fernando.

Com duração de 24 horas, o evento internacional foi iniciado domingo (18) e reúne instituições como a UNESCO Paris, a Comissão Alemã para a UNESCO, a Bangladesh/Cardiff University, o movimento Quintais Brincantes, a Fundação Pátio Vivo do Chile e a Evergreen/Climate Ready Schools do Canadá. As lives ocorrem ao mesmo tempo em que lideranças mundiais da ONU celebram, em Nova York, o 75º aniversário da Declaração de Salzburg, que trata dos benefícios das escolas verdes e oferece oportunidades para abordar questões relacionadas às mudanças climáticas e à resiliência.

O prefeito Luiz Fernando Machado e a gestora Vastí elencaram os benefícios do Desemparedamento da Escola
O prefeito Luiz Fernando Machado e a gestora Vastí elencaram os benefícios do Desemparedamento da Escola (Foto: prefeitura de Jundiaí)

“Esse é um momento importante para a história da educação do Município. Estamos levando para fora das paredes das nossas escolas, para outros territórios, um trabalho desenvolvido em todas as EMEBs, que valoriza as possibilidades de interação com o verde para que nossos meninos e meninas aprendam mais e melhor”, ressaltou Vastí.

A live está disponível no Instagram da Escola Inovadora e nas redes sociais da Children & Nature Network.

Geral

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Artigo por Ives Gandra da Silva Martins 

Publicado

em

Por

Ives Gandra da Silva Martins
Fotos: Andreia Tarelow

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo. Nós mostramos, efetivamente, esses dados em nosso novo livro “Brasil, que país é este?”, escrito…

Continuar lendo

Geral

Várzea Paulista recebe mais de 100 matrículas do Governo Estadual para regularização fundiária na Vila Real

Evento de entrega ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de autoridades estaduais

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Nesta quinta-feira (14), Várzea Paulista recebeu do Governo Estadual mais de 100 matrículas para a Regularização Fundiária de imóveis do bairro Vila Real. O evento ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e de municípios vizinhos. A regularização fundiária vem sendo realizada através da Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação com o programa…

Continuar lendo

Geral

Crianças e adolescentes do Projeto ‘Arte e Movimento’ da APAE se apresentam no SESC Jundiaí

O grupo é formado por 24 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, síndrome de down e autismo entre 06 a 17 anos.

Publicado

em

Por

O grupo apresentou o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno (Foto: APAE Jundiaí)

Nesta quarta-feira (28), as crianças e adolescentes do projeto Arte e Movimento da APAE Jundiaí se apresentaram no Teatro do SESC Jundiaí. Elas apresentaram o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Essa foi a primeira apresentação do grupo, que visitou o Centro das Artes e a Sala Glória Rocha no dia 14 de fevereiro. Na plateia, familiares orgulhosos…

Continuar lendo

Geral

Jundiaí registra fortes chuvas nesta segunda-feira (8)

A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão está nas ruas realizando vistoria e auxiliando os munícipes a fim de mitigar os transtornos

Publicado

em

Por

Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Defesa Civil de Jundiaí informa que o volume de chuvas registrado até 18h desta segunda-feira (8) foi: 50 mm no Jardim Florestal, 33 mm na Roseira, 43 mm no Jardim Tamoio, 29 mm no Fazenda Grande, 17 mm no Santa Gertrudes e 33 mm no Rio Jundiaí – altura da Vila Graff. A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão…

Continuar lendo

Geral

Maxi Shopping Jundiaí tem loja em prol da Ateal; conheça

A loja vende produtos institucionais, como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, patchworks, colares, bolsas, mesa posta, velas, enfeites de natal e mais, com preços a partir de R$ 15.

Publicado

em

A ATEAL é referência no atendimento para o diagnóstico e reabilitação de deficientes auditivos e pessoas com distúrbios de fala em Jundiaí (Foto: Divulgação)

O Maxi Shopping Jundiaí iniciou a exposição e venda de trabalhos em prol da Ateal – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem. A loja solidária acontece até 31 de dezembro, próxima à Entrada do Sol, no Maxi Shopping. A loja tem produtos institucionais como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, acessórios, decoração, mesa posta, enfeites de natal e muito…

Continuar lendo
Publicidade