Proposta Orçamentária 2023: Educação, Saúde, Emprego e 1ª Infância são prioridades
Conecte-se conosco

Geral

Proposta Orçamentária 2023: Educação, Saúde, Emprego e 1ª Infância são prioridades

A audiência foi conduzida pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e pelo diretor do Departamento de Orçamento, Luiz Fernando Boscolo.

Publicado

em

Atualizado há

José Antonio Parimoschi e Luiz Fernando Boscolo fizeram a apresentação da LOA 2023
José Antonio Parimoschi e Luiz Fernando Boscolo fizeram a apresentação da LOA 2023. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na última quinta-feira (15), a Unidade de Gestão de Governo e Finanças realizou audiência pública para apresentação da proposta de projeto de lei que estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2023. A audiência foi conduzida pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e pelo diretor do Departamento de Orçamento, Luiz Fernando Boscolo.

As áreas de maior atenção para 2023 serão a Educação, Saúde, Emprego e investimentos voltados à 1ª Infância. Quase a metade do orçamento para o próximo ano será destinado para a Saúde e para a Educação. O documento será encaminhado à Câmara dos Vereadores até o fim deste mês.

A previsão de arrecadação do município para 2023 é de R$3,79 bilhões. Desse montante, aproximadamente 64% vem de recursos próprios, sendo o ICMS o maior responsável por essa quantia, com mais de 30% do total. A educação das crianças segue como um dos principais investimentos da gestão e 21,54% dos recursos totais serão destinados a ela.

José Antonio Parimoschi destacou os desafios econômicos e a gestão de excelência do Governo
José Antonio Parimoschi destacou os desafios econômicos e a gestão de excelência do Governo (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Já o índice de aplicação constitucional no ensino básico está projetado em 27,24% – vale dizer que o investimento é maior do que os 25% previstos por lei. A saúde terá 22,86% do orçamento do município e o índice constitucional de aplicação dos recursos de impostos está projetado em 26,85%, também maior do que os 15% previstos pela lei.

“Estamos focados em realizar os projetos em áreas prioritárias para a população, como a saúde e a educação. Além disso, temos os investimentos voltados para as crianças, uma vez que Jundiaí é a Cidade das Crianças”, comentou o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Sabemos que o desafio é grande diante do cenário que vamos enfrentar, com instabilidade econômica, taxas de juros e inflação altas, ou até mesmo a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Porém, temos um planejamento e com organização conseguimos investir no que é necessário para manter a prestação dos serviços, promover a qualidade de vida, além de preparar nossas crianças com os desafios do futuro”, completou.

Para o próximo ano, os investimentos serão feitos em 21 programas municipais e 357 ações. “É através de cada projeto e cada ação que mostramos a eficiência de nossa arrecadação e o contribuinte enxerga o retorno do dinheiro dos impostos que ele paga. Desde o começo da gestão Luiz Fernando Machado temos feito investimentos em todas as áreas, com planejamento, para trazer o que há de mais moderno e sustentável para a nossa cidade”, explicou Parimoschi.

A proposta de LOA 2023 prevê, ainda, Meta Fiscal para despesas com Pessoal e Encargos em torno de 42%. O mesmo se aplica para a dívida do município, projetada para casa dos 17%, sendo 120% do total da Receita Corrente Líquida o limite máximo permitido pela Lei.

A apresentação ainda contou com a participação da população, que pôde fazer perguntas nos comentários da transmissão realizada nas redes sociais da TVTEC e da Prefeitura. Além disso, alguns gestores fizeram uma breve apresentação de suas respectivas pastas, mostrando as prioridades para o próximo ano.

O gestor Tiago Texera (Saúde) destacou as entregas e os programas, como a UPA/Clínica da Família, Nova UBS, “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” e Novo Hospital São Vicente, além dos reflexos da Covid-19 nas cirurgias eletivas e consultas. A Gestora Vasti Ferrari (Educação) abordou temas como o Programa Escola Inovadora e as integrações com o Programa Cidade das Crianças, assim como os investimentos em tecnologias para auxiliar os alunos.

Já Marcelo Peroni (Cultura) destacou o Mundo das Crianças e as políticas voltadas ao Programa Cidade das Crianças, que englobam a relação das crianças com a natureza, alertas contra violência e as ações culturais descentralizadas. Temas como empregos e geração de renda, além das políticas de auxílio a pessoas em situação de rua também foram abordados.

A LOA é a peça de planejamento que fixa o Orçamento Municipal para o ano seguinte, para as diversas áreas de governo, baseado nas prioridades do Plano Plurianual e nas estimativas de receita. Ela pode ser consultada no Portal da Transparência.

Geral

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Artigo por Ives Gandra da Silva Martins 

Publicado

em

Por

Ives Gandra da Silva Martins
Fotos: Andreia Tarelow

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo. Nós mostramos, efetivamente, esses dados em nosso novo livro “Brasil, que país é este?”, escrito…

Continuar lendo

Geral

Várzea Paulista recebe mais de 100 matrículas do Governo Estadual para regularização fundiária na Vila Real

Evento de entrega ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de autoridades estaduais

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Nesta quinta-feira (14), Várzea Paulista recebeu do Governo Estadual mais de 100 matrículas para a Regularização Fundiária de imóveis do bairro Vila Real. O evento ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e de municípios vizinhos. A regularização fundiária vem sendo realizada através da Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação com o programa…

Continuar lendo

Geral

Crianças e adolescentes do Projeto ‘Arte e Movimento’ da APAE se apresentam no SESC Jundiaí

O grupo é formado por 24 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, síndrome de down e autismo entre 06 a 17 anos.

Publicado

em

Por

O grupo apresentou o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno (Foto: APAE Jundiaí)

Nesta quarta-feira (28), as crianças e adolescentes do projeto Arte e Movimento da APAE Jundiaí se apresentaram no Teatro do SESC Jundiaí. Elas apresentaram o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Essa foi a primeira apresentação do grupo, que visitou o Centro das Artes e a Sala Glória Rocha no dia 14 de fevereiro. Na plateia, familiares orgulhosos…

Continuar lendo

Geral

Jundiaí registra fortes chuvas nesta segunda-feira (8)

A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão está nas ruas realizando vistoria e auxiliando os munícipes a fim de mitigar os transtornos

Publicado

em

Por

Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Defesa Civil de Jundiaí informa que o volume de chuvas registrado até 18h desta segunda-feira (8) foi: 50 mm no Jardim Florestal, 33 mm na Roseira, 43 mm no Jardim Tamoio, 29 mm no Fazenda Grande, 17 mm no Santa Gertrudes e 33 mm no Rio Jundiaí – altura da Vila Graff. A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão…

Continuar lendo

Geral

Maxi Shopping Jundiaí tem loja em prol da Ateal; conheça

A loja vende produtos institucionais, como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, patchworks, colares, bolsas, mesa posta, velas, enfeites de natal e mais, com preços a partir de R$ 15.

Publicado

em

A ATEAL é referência no atendimento para o diagnóstico e reabilitação de deficientes auditivos e pessoas com distúrbios de fala em Jundiaí (Foto: Divulgação)

O Maxi Shopping Jundiaí iniciou a exposição e venda de trabalhos em prol da Ateal – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem. A loja solidária acontece até 31 de dezembro, próxima à Entrada do Sol, no Maxi Shopping. A loja tem produtos institucionais como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, acessórios, decoração, mesa posta, enfeites de natal e muito…

Continuar lendo
Publicidade