Campanha pede que passageiros usem fones de ouvido no transporte público
Conecte-se conosco

Brasil

Campanha pede que passageiros usem fones de ouvido no transporte público

Companhias buscam conscientizar usuários que usam rádios e celulares para ouvir música alta

Publicado

em

Campanha pede que passageiros usem fones de ouvido no transporte público
Campanha pede que passageiros usem fones de ouvido no transporte público (Foto: Reprodução/Mobilidade SP)

Nos transportes públicos, as campanhas de incentivo ao uso dos fones de ouvido são fixas. No Metrô, a divulgação é feita por mensagens sonoras nos trens e estações, cartazes e vídeos nas televisões dentro dos vagões.

Mas, para o professor Carlos Alberto Burjato, 52 anos, essa medida não funciona. Ele conta que vê diariamente usuários desrespeitando a campanha fixa e atrapalhando os demais passageiros dos transportes públicos. 

“Eu sempre uso, todos os dias, em todos os momentos”, relata o professor. “Seja para ouvir música, áudio, vídeo… Só eu preciso ouvir o que quero”, afirma.

A atendente Mariana da Silva Santos, 24 anos, também divide da mesma opinião. Ela que afirma usar os fones de ouvido em qualquer ocasião, principalmente ao utilizar o transporte público, destaca a falta de respeito de outros passageiros. 

“Não custa nada a pessoa comprar um fone, aqui perto [terminal parque Dom Pedro 2] é tão baratinho, só R$ 5, poxa”, brinca. “Eu me incomodo sim, bastante mesmo, quando alguém perto de mim está ouvindo música alta sem fones, às vezes você só quer descansar… É bem inconveniente”, conclui a atendente.

Já para o agente de fiscalização Marcelo Nogueira da Silva, 36 anos, tem outro ponto de vista. “Eu acho que usar ou não fone não muda muita coisa, porque na maioria das vezes o que atrapalha mesmo é o falatório das pessoas”, afirma. Ele conta que pega ônibus todos os dias e não se importa se alguém está ouvindo música sem o acessório ou não. 

Campanha

A  CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também veicula mensagens e avisos sonoros que instruem os passageiros para que utilizem o fone para ouvir áudios e músicas durante a viagem. Já a SPTrans incentiva a ação por cartazes espalhados em pontos de ônibus. 

Fonte: Metro Jornal

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo

Brasil

Cachorro morre após erro da Gol: falha no transporte aéreo causa tragédia para família

Publicado

em

Por

Tutor João Fantazzini com Joca, Golden Retriever de 5 anos que morreu durante transporte aéreo da Gol — Foto: Arquivo pessoal

Erro no destino leva cão a viagem de 8 horas, em vez de 2:30 Um cachorro da raça Golden Retriever, chamado Joca, de cinco anos, morreu durante um transporte aéreo da Gol, no dia 22 de abril de 2024. O animal deveria ter voado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, no Mato Grosso, mas por um…

Continuar lendo