Casal que vendia balas nos semáforos em São Paulo ganha casa
Conecte-se conosco

Brasil

Casal que vendia balas nos semáforos em São Paulo ganha casa

Uma semana depois de a GloboNews contar essa história, a repercussão transformou o destino da família

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Reprodução/TV Globo

Lucas Santos e Brenda Gonçalves, um casal de Campinas, pais do João, de 4 anos, e do Matheus, de 3 meses, tinham sido despejados da moradia na pandemia e estavam tentando de tudo para não precisar dormir nas ruas da cidade de São Paulo.

Depois de Lucas perder o emprego em um lava-rápido em Campinas, a única fonte de renda da família na época, veio o despejo, e o casal decidiu se mudar para a capital paulista em busca de novas oportunidades. Com as expectativas frustradas e os dois filhos a tiracolo, Lucas e Brenda começaram a vender balas nos semáforos para arrecadar R$ 50 no dia e garantir uma noite de sono com os dois filhos debaixo de um teto, em uma pensão simples no Centro. Uma semana depois de a GloboNews contar essa história, a repercussão transformou o destino da família. Além das doações, o casal e as crianças agora têm um novo lar.

O químico Manoel Araújo, sensibilizado com a situação, decidiu oferecer uma moradia para eles se reerguerem nesse período. “Quando eu vi a reportagem, eu já fiquei querendo ajudar. De todas as maneiras, ajudar eles. Pedi pra Deus, porque eu tenho muita fé em Deus. Pedi para colocar no meu caminho esse casal.”

A família do Manoel não pensou duas vezes em apoiá-lo nesta ideia “A gente topou na hora, e o Luan falou: Porque não? Por que a gente não pode ajudar? Vamos ajudar”, contou a esposa do químico e empreendedora Luciane Araújo.

O filho único do casal, Luan Araújo, disse que ficou sensibilizado no momento em que o pai mostrou a reportagem “Eu vi os dois novos, com basicamente a minha idade, que passaram por toda essa dificuldade e buscando essa maneira honesta de conseguir passar uma noite tranquila. Foi o que acabou tocando mais”, explicou.

Brenda ficou emocionada com a chegada na casa nova, no bairro de Parelheiros, extremo sul de São Paulo. “É a realização de um sonho estar em um lugar quentinho, que a gente pode cuidar da gente né, é maravilhoso.”

Para Lucas, a família dele estava apenas sobrevivendo nestes últimos meses “Há uma semana atrás a gente não tinha expectativa nenhuma de vida. A única coisa que a gente tinha era ter que vender pra poder dormir. E no outro dia era tudo de novo. Hoje a gente tá voltando a ter uma vida outra vez. Porque realmente a gente não vivia, a gente vegetava e sobrevivia na verdade”.

Brasil

Rio Grande do Sul usará sabão ecológico para limpar casas atingidas por enchentes

O produto é fabricado em laboratório da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e já chegou a três municípios. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni

O Laboratório de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) produz sabão ecológico para limpeza das casas atingidas pelas enchentes que assolaram 446 municípios gaúchos. A produção do sabão acontece na unidade da Uergs em Bento Gonçalves, localizada na região serrana. Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni O trabalho envolve estudantes e funcionários dos quadros…

Continuar lendo

Brasil

Mais de 10 mil animais resgatados nas enchentes do Rio Grande do Sul: uma história de esperança em meio à tragédia

ONGs e voluntários unem forças em resgates emocionantes, lutando contra o tempo para salvar vidas.

Publicado

em

Deise Falci e equipe em ação, resgatando animais das áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, salvando vidas uma a uma (Foto: Reprodução/Instagram @deisefalci)

A tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul atingiu não apenas pessoas, mas também milhares de animais. No início da catástrofe, os bichos resgatados eram enviados para abrigos. Mas com o aumento do número de animais necessitados, os abrigos logo ficaram lotados. Muitos animais, sem ter para onde ir, foram parar na orla de Porto Alegre, onde se abrigavam…

Continuar lendo

Brasil

Justiça do RS determina retirada de notícias falsas do Facebook

A juíza Fernanda Ajnhorn atua em medida urgente contra desinformação durante calamidade no RS.

Publicado

em

Por

Tecal de celular com app do Facebook
Decisão visa proteger ações de resgate e manter a integridade das operações de emergência no estado. (Foto: Freepik)

A juíza do plantão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Fernanda Ajnhorn, determinou que a empresa Meta Plataforms, que gere o Facebook, exclua, em 24 horas, as publicações com conteúdo de desinformação que questionam a atuação do estado em ações de socorro às vítimas da tragédia climática que atinge os municípios gaúchos. A ordem atende a uma ação…

Continuar lendo

Brasil

Helicóptero Águia de SP socorre bebê e idosa infartada no Rio Grande do Sul

Mais de mil pessoas resgatadas em uma semana de apoio nas enchentes

Publicado

em

Por

Equipe do helicóptero Águia 33 durante missão de resgate no Rio Grande do Sul, fornecendo auxílio vital em meio à crise de enchentes (Foto: Governo de SP)

Na quinta-feira (9), o helicóptero Águia 33, equipado com UTI aeromédica, realizou duas missões cruciais no Rio Grande do Sul. Primeiramente, transportou um bebê de cinco meses com pneumonia do hospital regional de Tramandaí para a UTI pediátrica em Venâncio Aires. O pequeno paciente necessitava de aparelhos para respiração durante o trajeto. Em seguida, a aeronave viabilizou a remoção de…

Continuar lendo

Brasil

Forças Armadas mobilizam “esforço de guerra” com 20 mil militares no Rio Grande do Sul

Comandantes militares destacam esforço inédito no estado

Publicado

em

Por

Forças armada em atuação nos resgates de vítimas das enchentes do RS
Militares em ação nas áreas mais afetadas do RS (Foto: Ministério Defesa/Divulgação)

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (10), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, junto ao comandante do Exército, Tomás Paiva, atualizaram as informações sobre a "Operação Taquari 2". Esta operação, dedicada ao resgate e contenção dos efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul, foi descrita pelos líderes como um verdadeiro "esforço de guerra". "Isso é uma…

Continuar lendo
Publicidade