Sobe para 4 o número de mortes por febre maculosa; todos estiveram no mesmo evento em Campinas
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Sobe para 4 o número de mortes por febre maculosa; todos estiveram no mesmo evento em Campinas

Duas mulheres, um homem – que era de Jundiaí – e agora uma adolescente de 16 anos morreram dias após participarem da festa em uma fazenda.

Publicado

em

Atualizado há

carrapato-estrela
Segundo o Ministério da Saúde, "a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável" (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta terça-feira (13), a Secretaria de Saúde de Campinas confirmou a morte de uma adolescente de 16 anos que estava internada com suspeita de febre maculosa. De acordo com as informações, a jovem esteve internada desde o dia 9 de junho. Dias antes, ela compareceu à mesma festa que o piloto de Jundiaí, Douglas Costa, sua namorada, Mariana Giordano, e outra mulher, que também faleceram.

O Instituto Adolfo Lutz confirmou essa semana que a febre maculosa foi a causa das mortes dos três. Segundo a Secretaria de Saúde, a menina estava em um hospital particular de Campinas. Mas, até o momento, não houve confirmação da causa da morte da adolescente.

O que é a febre maculosa?

De acordo com o Ministério da Saúde, “a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável”, ou seja, há formas clínicas leves e formas graves. Além disso, a doença tem “elevada taxa de letalidade”.

A febre maculosa é causada por duas bactérias do gênero Rickettsia, e a transmissão ocorre através da picada de carrapato, principalmente do “carrapato estrela”. No entanto, a febre maculosa não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa, por contato. Os sintomas são comumente confundidos com outras doenças que causam febre alta. O tratamento é realizado com antibiótico específico.

Em alerta, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pede para que pessoas que moram ou se deslocam por áreas de transmissão fiquem atentas. Ao menor sinal de febre, dor no corpo, desânimo, náuseas, vômito, diarreia e dor abdominal, procurem um serviço médico. No local, devem informar que estiveram nessas regiões, para evitar o agravamento do quadro.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo
Publicidade