Central de Achados e Perdidos da CPTM devolveu mais de 20 mil itens no último ano
Conecte-se conosco

Brasil

Central de Achados e Perdidos da CPTM devolveu mais de 20 mil itens no último ano

O espaço recebeu, em média, 5,3 mil objetos mensais em 2021 e conseguiu devolver aos donos 32% do total de itens deixados na Central

Publicado

em

Atualizado há

Achados e perdido CPTM

Mais de 64 mil itens chegaram à Central de Achados e Perdidos (CAP) da CPTM em 2021, fruto do esquecimento dos passageiros que passaram pelas 96 estações das sete linhas e pelos trens da rede de ferrovia.

Estão armazenados na central todos os tipos de objetos. Dos mais comuns, como documentos e carteiras, aos mais inusitados, como pia de banheiro e até um drone, além de cadeira de rodas, muletas, bicicletas, carrinho de bebê, instrumentos musicais e ferramentas em geral. No período compreendido entre o Natal e o Ano Novo, foram recebidos cadeira de praia, caixas térmicas, guarda-sol e roupas novas que, em muitos casos, estavam com embrulho de presente. Esses itens chegam ao local pelos próprios passageiros ou pelos funcionários.

Os itens mais perdidos nas estações e trens são documentos (cartões de crédito, RG), seguidos de carteiras, vestuário e chaves. Em 2021, foram recebidos 64.514 itens na central. A equipe devolveu 20.787, o que corresponde a 32% do total que voltou às mãos de seus donos no período.

“A nossa central tem como principal objetivo a devolução de documentos e, em alguns casos, faz busca ativa pelo proprietário”, explica Viviane Citroni, Chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro da CPTM.

A busca ativa pelo proprietário é responsável por 65% das devoluções da CAP, ou seja, 13.443 itens voltaram aos donos pela ação da central. A busca espontânea foi feita em 35% dos casos, resultando em 7.344 itens devolvidos.

Desde que foi criada há 22 anos, a CAP da CPTM registra alguns casos curiosos e que comprovam a importância da prestação de serviço aos passageiros. Entre esses casos, está o de uma placa de veículo, que a central precisou consultar a Polícia Civil para verificar se não se tratava de placa clonada ou outra condição que inviabilizasse a devolução. Como a placa estava regular, a CAP realizou uma pesquisa e conseguiu contato com a passageira que retirou a placa no dia seguinte, que informou ter perdido a placa ao passar por uma enchente e achava que nunca mais a recuperaria.

As três linhas da CPTM que mais tiveram objetos perdidos entregues na central foram a Linha 12-Safira (20%), a Linha 9-Esmeralda (18%) e a Linha 10-Turquesa (17%). Se falarmos em região, Osasco teve o maior registro, com 8.370 (13%) itens, seguido pela região do Alto Tietê, com 6.158 (10%).

Todos os objetos entregues na Central de Achados e Perdidos da CPTM ficam armazenados por até 60 dias. Durante esse período, a equipe faz pesquisa para localizar o dono dos objetos. Os itens que não retornam aos seus donos acabam ajudando outras pessoas, uma vez que esses objetos são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, entidade social mantida pelo Governo do Estado. No caso dos documentos, a maioria é devolvida aos órgãos expedidores, e os cartões de banco são destruídos.

A Central de Achados e Perdidos da CPTM está localizada na estação Palmeiras-Barra Funda e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Atende também pelo 0800 055-0121 ou pelo e-mail [email protected].

Brasil

Rio Grande do Sul: Chuvas diminuem, mas risco de novas inundações e queda de temperatura persistem

O governador Eduardo Leite enfatizou a necessidade de que os moradores de áreas inundadas não retornem para suas casas. Confira.

Publicado

em

Por

As autoridades pedem à população que se mantenha atenta aos avisos e siga as orientações de segurança (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

As chuvas no Rio Grande do Sul deram uma trégua, no entanto, as autoridades alertam a população para o risco de novas enchentes e iminente queda brusca de temperatura. O recado é, especialmente, para a região metropolitana de Porto Alegre. O governador Eduardo Leite enfatizou a necessidade de que os moradores de áreas inundadas não retornem para suas casas, frisando…

Continuar lendo

Brasil

Rio Grande do Sul usará sabão ecológico para limpar casas atingidas por enchentes

O produto é fabricado em laboratório da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e já chegou a três municípios. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni

O Laboratório de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) produz sabão ecológico para limpeza das casas atingidas pelas enchentes que assolaram 446 municípios gaúchos. A produção do sabão acontece na unidade da Uergs em Bento Gonçalves, localizada na região serrana. Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni O trabalho envolve estudantes e funcionários dos quadros…

Continuar lendo

Brasil

Mais de 10 mil animais resgatados nas enchentes do Rio Grande do Sul: uma história de esperança em meio à tragédia

ONGs e voluntários unem forças em resgates emocionantes, lutando contra o tempo para salvar vidas.

Publicado

em

Deise Falci e equipe em ação, resgatando animais das áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, salvando vidas uma a uma (Foto: Reprodução/Instagram @deisefalci)

A tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul atingiu não apenas pessoas, mas também milhares de animais. No início da catástrofe, os bichos resgatados eram enviados para abrigos. Mas com o aumento do número de animais necessitados, os abrigos logo ficaram lotados. Muitos animais, sem ter para onde ir, foram parar na orla de Porto Alegre, onde se abrigavam…

Continuar lendo

Brasil

Justiça do RS determina retirada de notícias falsas do Facebook

A juíza Fernanda Ajnhorn atua em medida urgente contra desinformação durante calamidade no RS.

Publicado

em

Por

Tecal de celular com app do Facebook
Decisão visa proteger ações de resgate e manter a integridade das operações de emergência no estado. (Foto: Freepik)

A juíza do plantão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Fernanda Ajnhorn, determinou que a empresa Meta Plataforms, que gere o Facebook, exclua, em 24 horas, as publicações com conteúdo de desinformação que questionam a atuação do estado em ações de socorro às vítimas da tragédia climática que atinge os municípios gaúchos. A ordem atende a uma ação…

Continuar lendo

Brasil

Helicóptero Águia de SP socorre bebê e idosa infartada no Rio Grande do Sul

Mais de mil pessoas resgatadas em uma semana de apoio nas enchentes

Publicado

em

Por

Equipe do helicóptero Águia 33 durante missão de resgate no Rio Grande do Sul, fornecendo auxílio vital em meio à crise de enchentes (Foto: Governo de SP)

Na quinta-feira (9), o helicóptero Águia 33, equipado com UTI aeromédica, realizou duas missões cruciais no Rio Grande do Sul. Primeiramente, transportou um bebê de cinco meses com pneumonia do hospital regional de Tramandaí para a UTI pediátrica em Venâncio Aires. O pequeno paciente necessitava de aparelhos para respiração durante o trajeto. Em seguida, a aeronave viabilizou a remoção de…

Continuar lendo
Publicidade