Consumo de chocolate em casa cresce no Brasil e está na lista de compras de 84% das pessoas
Conecte-se conosco

Brasil

Consumo de chocolate em casa cresce no Brasil e está na lista de compras de 84% das pessoas

Publicado

em

Atualizado há

Caixa com vários chocolates embalados
Foto: Unsplash

Uma pesquisa recente mostrou que, entre 2020 e 2021, o brasileiro começou a consumir mais chocolate em casa. Uma tendência que pode ser explicada pelo aumento do home office, e também pela força da internet no entretenimento. Muitas pessoas, por exemplo, trocaram o cinema pelos serviços de streaming. A consequência disso é a busca por mais chocolate nas compras em supermercados, seja para consumir em apenas um dia ou durante a semana.

A produção de cacau no Brasil é algo que tem crescido constantemente nos últimos anos. Durante o ano passado, foram mais de 500 mil toneladas e um aumento acima dos 40%. Isso fez com que o mercado ficasse cada vez mais aquecido, inclusive para o consumo interno. O brasileiro sempre gostou dessa iguaria, mas a maneira de consumir muda com o tempo e com a rotina no trabalho.

Em entrevista exclusiva à Betway, site de jogos de roleta online, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Ubiracy Fonseca, comentou sobre as mudanças neste mercado. “Com a penetração do consumo de chocolate chegando à marca dos 58%, observamos que nosso mercado é resiliente e atende continuamente às demandas dos diversos perfis de consumidor, com inovação constante por parte das indústrias.”

A fala de Fonseca mostra que o consumo de chocolates não aumentou apenas em quantidade, mas também em variedade. São diferentes marcas que fazem o brasileiro colocar esse doce quase sempre na lista de compras. Cerca de 84% das pessoas afirmaram que estão sempre em busca de chocolate quando vão ao supermercado. É possível dizer que isso faz parte de uma tradição nossa, sobretudo quando colocamos essa iguaria como sobremesa.

Consumo em casa e semanal

Uma diferença que aconteceu recentemente foi no modo de consumo do chocolate. Atualmente, segundo números do blog Betway Insider, 51% das pessoas preferem consumir em casa. Um salto de 27% entre 2020 e 2021, quando o país passou por algumas restrições e adaptações. O home office e alta dos serviços de streaming ajudaram para isso.

As pessoas começaram a ficar mais em casa, e a busca por chocolates na geladeira ou na despensa só aumentou. Isso também aparece na pesquisa que citamos agora do blog, onde 60% dos amantes de doce lembram do chocolate logo após as refeições. É uma das sobremesas favoritas, inclusive quando acompanhada por um café. Apenas 21% dos entrevistados disseram que preferem comer um chocolate entre as refeições. Ou seja, é possível dizer que o consumo do brasileiro é saudável.

O doce tem motivos para ser mais consumido, inclusive entre as mulheres. Elas afirmam, por exemplo, ser uma maneira eficiente de amenizar os efeitos da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Isso também serve para pessoas ansiosas, que podem ficar mais relaxadas ao comer chocolate. Porém, é preciso ter cuidado para não se transformar em algo compulsivo e ruim para a saúde.

Bis, Ouro Branco e Twix se destacam

A variedade acaba sendo o mais importante para algumas pessoas, pois o consumo de chocolate todos os meses exigem uma variação no produto. Alguns se destacam com isso, mesmo sendo mais antigos. É o caso, por exemplo, do Bis, que possui 27% da fatia do mercado. É o favorito de maneira disparada, acompanhado apenas pelo Ouro Branco e pelo Twix, que possuem 20%. Isso mostra que a Lacta é a empresa que mais se destaca no setor.

Entretanto, isso não significa que a Nestlé, a Milka e outras empresas fiquem de fora. O mercado brasileiro é muito grande, e existe espaço para quase todos. É o efeito do chocolate nas pessoas, e também a tradição de usá-lo como sobremesa. Não é coincidência que o brigadeiro seja uma assinatura 100% brasileira. Ele representa o nosso gosto por essa iguaria vinda do cacau.

O consumo de chocolate bateu recorde em 2021, e deve manter isso nos próximos meses. As pessoas viram a vida mudar no ano passado, e começaram a adaptar a forma de consumo, mas ela não deixou de acontecer. O cacau vai continuar fazendo parte da rotina das pessoas, sobretudo com marcas como a Lacta e a Nestlé. A diferença é que será agora um acompanhamento para um filme no serviço de streaming, e não mais no cinema. O chocolate virou uma comida caseira.

Brasil

Rio Grande do Sul: Chuvas diminuem, mas risco de novas inundações e queda de temperatura persistem

O governador Eduardo Leite enfatizou a necessidade de que os moradores de áreas inundadas não retornem para suas casas. Confira.

Publicado

em

Por

As autoridades pedem à população que se mantenha atenta aos avisos e siga as orientações de segurança (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

As chuvas no Rio Grande do Sul deram uma trégua, no entanto, as autoridades alertam a população para o risco de novas enchentes e iminente queda brusca de temperatura. O recado é, especialmente, para a região metropolitana de Porto Alegre. O governador Eduardo Leite enfatizou a necessidade de que os moradores de áreas inundadas não retornem para suas casas, frisando…

Continuar lendo

Brasil

Rio Grande do Sul usará sabão ecológico para limpar casas atingidas por enchentes

O produto é fabricado em laboratório da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e já chegou a três municípios. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni

O Laboratório de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) produz sabão ecológico para limpeza das casas atingidas pelas enchentes que assolaram 446 municípios gaúchos. A produção do sabão acontece na unidade da Uergs em Bento Gonçalves, localizada na região serrana. Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni O trabalho envolve estudantes e funcionários dos quadros…

Continuar lendo

Brasil

Mais de 10 mil animais resgatados nas enchentes do Rio Grande do Sul: uma história de esperança em meio à tragédia

ONGs e voluntários unem forças em resgates emocionantes, lutando contra o tempo para salvar vidas.

Publicado

em

Deise Falci e equipe em ação, resgatando animais das áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, salvando vidas uma a uma (Foto: Reprodução/Instagram @deisefalci)

A tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul atingiu não apenas pessoas, mas também milhares de animais. No início da catástrofe, os bichos resgatados eram enviados para abrigos. Mas com o aumento do número de animais necessitados, os abrigos logo ficaram lotados. Muitos animais, sem ter para onde ir, foram parar na orla de Porto Alegre, onde se abrigavam…

Continuar lendo

Brasil

Justiça do RS determina retirada de notícias falsas do Facebook

A juíza Fernanda Ajnhorn atua em medida urgente contra desinformação durante calamidade no RS.

Publicado

em

Por

Tecal de celular com app do Facebook
Decisão visa proteger ações de resgate e manter a integridade das operações de emergência no estado. (Foto: Freepik)

A juíza do plantão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Fernanda Ajnhorn, determinou que a empresa Meta Plataforms, que gere o Facebook, exclua, em 24 horas, as publicações com conteúdo de desinformação que questionam a atuação do estado em ações de socorro às vítimas da tragédia climática que atinge os municípios gaúchos. A ordem atende a uma ação…

Continuar lendo

Brasil

Helicóptero Águia de SP socorre bebê e idosa infartada no Rio Grande do Sul

Mais de mil pessoas resgatadas em uma semana de apoio nas enchentes

Publicado

em

Por

Equipe do helicóptero Águia 33 durante missão de resgate no Rio Grande do Sul, fornecendo auxílio vital em meio à crise de enchentes (Foto: Governo de SP)

Na quinta-feira (9), o helicóptero Águia 33, equipado com UTI aeromédica, realizou duas missões cruciais no Rio Grande do Sul. Primeiramente, transportou um bebê de cinco meses com pneumonia do hospital regional de Tramandaí para a UTI pediátrica em Venâncio Aires. O pequeno paciente necessitava de aparelhos para respiração durante o trajeto. Em seguida, a aeronave viabilizou a remoção de…

Continuar lendo
Publicidade